Trilha do Aprendizado da Plataforma NetBeans

O que é a Plataforma NetBeans?

A Plataforma NetBeans é uma ampla framework Java em que você pode basear grandes aplicações desktop. O NetBeans IDE é, em si, uma das centenas de aplicações baseadas na Plataforma NetBeans. A Plataforma NetBeans contém APIs que simplificam o tratamento de janelas, ações, arquivos e muitos outros itens típicos em aplicações.

Cada funcionalidade distinta em uma aplicação da Plataforma NetBeans pode ser fornecida por um módulo distinto do NetBeans, que é comparável a um plug-in. Um módulo NetBeans é um grupo de classes Java que fornece uma aplicação com uma funcionalidade específica.

Você também pode criar novos módulos para o próprio NetBeans IDE. Por exemplo, você pode escrever módulos que disponibilizem suas tecnologias de última geração favoritas para usuários do NetBeans IDE. Como alternativa, você pode criar um módulo para fornecer uma funcionalidade de editor adicional.

Usando as APIs do NetBeans

Princípios Básicos da Plataforma NetBeans

Você é novato na Plataforma NetBeans? Se sim, depois de seguir os documentos na seção "Introdução" acima, continue o caminho do aprendizado lento os documentos a seguir. Especificamente, a "Série de Gerenciamento de Seleção", em quatro partes, listada a seguir, mostrará como as várias partes da Plataforma NetBeans se une e se completam!

Aplicações Construídas na Plataforma NetBeans

APIs NetBeans para Desenvolvimento de Editores de Código

APIs NetBeans para Visualização de Dados

Diversos Tutoriais da Plataforma NetBeans

(classificados em ordem alfabética)

Linha de Comando

Bookmark this page

del.icio.us furl slashdot technorati digg
get support for the NetBeans

Support


By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2013, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo