Trilha do Aprendizado do Java EE e Java Web

O que é uma Aplicação Java Web?

Uma aplicação Java Web gera páginas Web interativas, que contêm vários tipos de linguagem de marcação (HTML, XML, etc.) e conteúdo dinâmico. Normalmente é composto por componentes Web, como JavaServer Pages (JSP), servlets e JavaBeans para modificar e armazenar dados temporariamente, interagir com bancos de dados e Web services e processar o conteúdo como resposta às solicitações do cliente.

Como a maioria das tarefas envolvidas no desenvolvimento de aplicações Web, pode ser repetitiva ou exigir um excedente de código padrão, os frameworks da Web podem ser aplicados para aliviar a sobrecarga associada às atividades comuns. Muitos frameworks, como JavaServer Faces, fornecem, por exemplo, bibliotecas para páginas de modelo e gerenciamento de sessão, e geralmente fomentam a reutilização do código.

O que é Java EE?

O Java EE (Enterprise Edition) é uma plataforma amplamente usada que contém um conjunto de tecnologias coordenadas que reduz significativamente o custo e a complexidade do desenvolvimento, implantação e gerenciamento de aplicações de várias camadas centradas no servidor. O Java EE é construído sobre a plataforma Java SE e oferece um conjunto de APIs (interfaces de programação de aplicações) para desenvolvimento e execução de aplicações portáteis, robustas, escaláveis, confiáveis e seguras no lado do servidor.

Alguns dos componentes fundamentais do Java EE são:

  • Enterprise JavaBeans (EJB): uma arquitetura gerenciada de componente do lado do servidor utilizada para encapsular a lógica de negócios de uma aplicação. A tecnologia EJB permite o desenvolvimento rápido e simplificado de aplicações distribuídas, transacionais, seguras e portáteis baseadas na tecnologia Java.
  • Java Persistence API (JPA): um framework que permite aos desenvolvedores gerenciar os dados utilizando o mapeamento relacional de objetos (ORM) em aplicações construídas na plataforma Java.

Desenvolvimento em JavaScript e Ajax

JavaScript é uma linguagem de script orientada a objetos utilizada principalmente em interfaces no lado do cliente para aplicações Web. Ajax (Asynchronous JavaScript and XML) é uma técnica Web 2.0 que permite que sejam feitas alterações em uma página Web sem que seja necessário atualizar a página. O kit de ferramentas JavaScript pode ser aproveitado para implementar funcionalidades e componentes ativados para o Ajax em páginas Web.

 

Tutoriais e Artigos

Tutorial de E-commerce do NetBeans

Injeção de Dependência e Contextos

Desenvolvendo Aplicações Java Web

Suporte a Nuvem

Tecnologia EJB e Java Persistence

Frameworks Web

Desenvolvimento em JavaScript e Ajax

Screencasts

Aplicações do Java EE ativados para OSGi de Arun Gupta (YouTube)

Tutorial em Vídeo do Java EE 6 de Arun Gupta (YouTube)

get support for the NetBeans

Support