Trilha do Aprendizado do Java EE e Java Web

O que é uma Aplicação Java Web?

Uma aplicação Java Web gera páginas Web interativas, que contêm vários tipos de linguagem de marcação (HTML, XML, etc.) e conteúdo dinâmico. Normalmente é composto por componentes Web, como JavaServer Pages (JSP), servlets e JavaBeans para modificar e armazenar dados temporariamente, interagir com bancos de dados e Web services e processar o conteúdo como resposta às solicitações do cliente.

Como a maioria das tarefas envolvidas no desenvolvimento de aplicações Web, pode ser repetitiva ou exigir um excedente de código padrão, os frameworks da Web podem ser aplicados para aliviar a sobrecarga associada às atividades comuns. Muitos frameworks, como JavaServer Faces, fornecem, por exemplo, bibliotecas para páginas de modelo e gerenciamento de sessão, e geralmente fomentam a reutilização do código.

O que é Java EE?

O Java EE (Enterprise Edition) é uma plataforma amplamente usada que contém um conjunto de tecnologias coordenadas que reduz significativamente o custo e a complexidade do desenvolvimento, implantação e gerenciamento de aplicações de várias camadas centradas no servidor. O Java EE é construído sobre a plataforma Java SE e oferece um conjunto de APIs (interfaces de programação de aplicações) para desenvolvimento e execução de aplicações portáteis, robustas, escaláveis, confiáveis e seguras no lado do servidor.

Alguns dos componentes fundamentais do Java EE são:

  • Enterprise JavaBeans (EJB): uma arquitetura gerenciada de componente do lado do servidor utilizada para encapsular a lógica de negócios de uma aplicação. A tecnologia EJB permite o desenvolvimento rápido e simplificado de aplicações distribuídas, transacionais, seguras e portáteis baseadas na tecnologia Java.
  • Java Persistence API (JPA): um framework que permite aos desenvolvedores gerenciar os dados utilizando o mapeamento relacional de objetos (ORM) em aplicações construídas na plataforma Java.

Desenvolvimento em JavaScript e Ajax

JavaScript é uma linguagem de script orientada a objetos utilizada principalmente em interfaces no lado do cliente para aplicações Web. Ajax (Asynchronous JavaScript and XML) é uma técnica Web 2.0 que permite que sejam feitas alterações em uma página Web sem que seja necessário atualizar a página. O kit de ferramentas JavaScript pode ser aproveitado para implementar funcionalidades e componentes ativados para o Ajax em páginas Web.

 

Tutoriais e Artigos

Tutorial de E-commerce do NetBeans

Injeção de Dependência e Contextos

Desenvolvendo Aplicações Java Web

Suporte a Nuvem

Tecnologia EJB e Java Persistence

Frameworks Web

Desenvolvimento em JavaScript e Ajax

Screencasts

Aplicações do Java EE ativados para OSGi de Arun Gupta (YouTube)

Tutorial em Vídeo do Java EE 6 de Arun Gupta (YouTube)

Bookmark this page

del.icio.us furl slashdot technorati digg
get support for the NetBeans

Support


By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2013, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo