Aplicação de Web Service Passando Dados Binários, parte 1: Visão Geral

Neste tutorial, você criará uma aplicação da Web EE que contém um Web service implementado como um bean de sessão sem estado. Você também adicionará um pacote com quatro arquivos JPEG à aplicação Web. O Web service tem duas operações acessíveis pelos clientes, para obter imagens individuais e para obter um conjunto de todas as quatro imagens como miniaturas. Adicione métodos privados que convertem os arquivos JPEG em arrays de bytes e que convertem esses arrays de bytes em objetos Imagem. No Java EE5 você coloca esses métodos privados diretamente no Web service, pois o Web service também é um EJB.

Após criar o web service, implante-o em uma instância do GlassFish server 3.1 ou superior. Utilize o testador do Web service integrado do NetBeans IDE para exibir a solicitação SOAP de amostra e responder mensagens.

A infraestrutura do serviço JAX-WS default não pode informar aos clientes que os dados binários precisam ser interpretados como arquivos JPEG. Portanto, você gera uma cópia do Esquema XML e dos arquivos WSDL e edita o esquema XML para informar a qualquer cliente para esperar o tipo de conteúdo image/jpeg para o elemento de retorno. Você também irá altera o código de serviço para utilizar o Esquema e o WSDL personalizados.

Por fim, você criará uma aplicação cliente Java que exibirá as imagens em um álbum criado com base em componentes Swing.

É possível fazer download de uma versão completa de aplicações clientes e serviços no Catálogo de Amostras do NetBeans.

Lições Deste Tutorial

O conteúdo desta página se aplica ao NetBeans IDE 7.2, 7.3, 7.4 e 8.0
  1. => Visão Geral
  2. Criando o Web Service
  3. Codificando e Testando o Web Service
  4. Modificando o Esquema e os Arquivos WSDL para Passar Dados Binários
  5. Criando o Cliente Swing

Software Necessário para o Tutorial

Para seguir este tutorial, são necessários os recursos e o software a seguir.

Software ou Recurso Versão Necessária
NetBeans IDE Pacote de download do Java EE
JDK (Java Development Kit) versão 7 ou 8
Servidor de aplicações ou Web compatível com Java EE GlassFish Server Open Source Edition 3.1 ou superior
Imagens usadas neste tutorial rose.jpg
sunflower.jpg
aster.jpg
honeysuckle.jpg

Observação: o GlassFish Server pode ser instalado com o conjunto Java EE obtido por download do NetBeans IDE. Como alternativa, você pode visitar a página de downloads do GlassFish Server.

Dica:como opção, para fins de solução de problemas, você pode fazer o download da amostra completa e inspecionar os códigos-fonte.

No fim deste tutorial, você terá uma aplicação Java Swing em execução que consome imagens JPEG por meio de um Web service, com o resultado exibido a seguir:

JFrame mostrando todas as imagens de flores obtidas do Web Service

Próxima etapa:

Criando o Web Service


Consulte Também

Para obter informações detalhadas antes de usar este tutorial, consulte os seguintes recursos:

Para enviar comentários e sugestões, obter suporte e se manter informado sobre os mais recentes desenvolvimentos das funcionalidades de desenvolvimento Java EE do NetBeans IDE, inscreva-se na lista de notícias .

get support for the NetBeans

Support


By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2013, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo