Tutorial para Início Rápido em PHP do NetBeans IDE

Este documento oferece orientações gerais para preparar o ambiente de desenvolvimento do PHP, configurar um projeto PHP e desenvolver e executar a sua primeira aplicação PHP no NetBeans IDE para PHP.

Conteúdo

O conteúdo desta página se aplica ao NetBeans IDE 7.2, 7.3, 7.4 e 8.0

Para seguir este tutorial, são necessários os recursos e o software a seguir.

Software ou Recurso Versão Necessária
NetBeans IDE Pacote de download do PHP
Um mecanismo PHP Versão 5
Um servidor web É recomendado o Apache HTTP Server 2.2.
Um depurador PHP XDebug 2.0 ou superior

Você pode instalar o mecanismo PHP, o servidor Web e o banco de dados separadamente ou utilizar os pacotes AMP (Apache, MySQL e PHP).

Instalação e Configuração

Os documentos a seguir contêm instruções para uma das duas formas de configurar uma pilha Web de PHP no seu sistema operacional. Essas instruções não são definitivas. A pilha Web consiste no software de terceiros, seu ambiente pode ser diferente e talvez você tenha preferência por outro pacote AMP ou outra forma de configurar o PHP. Você pode precisar completar nossas instruções com suas próprias investigações.

Configurando um Projeto PHP no NetBeans IDE para PHP

Para obter ajuda para instalar e iniciar o NetBeans IDE, consulte a documentação de instalação.

Para iniciar o desenvolvimento de PHP no NetBeans IDE para PHP, é necessário, primeiro, criar o projeto. Um projeto contém as informações sobre o local dos arquivos do projeto e a forma como você deseja executar e depurar sua aplicação (executar configuração).

  1. Inicie o IDE, alterne para a janela Projetos e selecione Arquivo > Novo projeto. O painel Escolher Projeto será aberto
  2. Na lista Categorias, selecione PHP.
  3. Na área Projetos, selecione Aplicação PHP e clique em Próximo. O painel Novo Projeto PHP > Nome e Localização será aberto.
    Painel Nome e Localização do assistente Novo Projeto PHP, com localização da Pasta de Código-fonte como raiz de documento XAmpp
  4. No campo de texto Nome do Projeto, digite NewPHPProject.
  5. No campo Pasta de Códigos-fonte, procure a raiz do seu documento PHP e crie uma subpasta denominada NewPHPProject. A raiz do documento é a pasta em que o servidor Web procura por arquivos a serem abertos no browser. A raiz do documento é especificada no arquivo de configuração do servidor Web. Por exemplo, no Xampp, a raiz do documento é XAMPP_HOME/htdocs.
  6. Deixe todos os outros campos com seus valores default. Clique em Próximo. O painel Configuração de Execução será aberto.
    Painel Configuração de Execução do assistente Novo Projeto PHP, com os valores default escolhidos
  7. Na lista drop-down Executar Como, selecione Web Site Local. O projeto será executado no servidor Apache local. As outras opções são executar o projeto remotamente via FTP e executá-lo da linha de comandos.
  8. Deixe o URL do projeto com o valor default.
  9. Clique em Finalizar. O IDE criará o projeto.
Saiba mais sobre Configurando um projeto PHP no NetBeans.

Executando Seu Primeiro Projeto PHP

  1. Inicie o IDE, selecione Arquivo > Abrir Projeto. A caixa de diálogo Abrir Projeto será aberta.
  2. Selecione NewPHPProject e clique em Abrir Projeto. A árvore NewPHPProject será exibida na janela Projetos e o arquivo index.php do projeto será aberto no editor e na janela Navegador.
    NewPHPProject será aberto no IDE, mostrando index.php no editor
  3. Digite o seguinte código no bloco <?php ?>:
     echo "Hello, world! This is my first PHP project!";
  4. Para executar o projeto, posicione o cursor no nó NewPHPProject e selecione Executar no menu de contexto. A ilustração abaixo mostra o que deveria ser exibido na janela do browser:
    Painel Novo Projeto PHP com os campos preenchidos
    Parabéns! Seu programa funciona!

Utilizando Servidores de Banco de Dados com NetBeans IDE para PHP

Você pode utilizar vários servidores de banco de dados com o NetBeans IDE para PHP, embora o mais popular seja o servidor MySQL. Os downloads estão disponíveis aqui.
Observação: a versão recomendada do produto é MySQL Server 5.0.
Consulte também:

Próximas Etapas

Nesse meio tempo, para localizar informações específicas do tipo de aplicação que você está desenvolvendo, utilize a trilha do aprendizado do NetBeans IDE para esse tipo de aplicação. Cada trilha do aprendizado contém uma série de tutoriais e guias que variam em escopo do básico ao avançado. As seguintes trilhas do aprendizado estão disponíveis:



Para enviar comentários e sugestões, obter suporte e manter-se informado sobre os desenvolvimentos mais recentes das funcionalidades de desenvolvimento PHP do NetBeans IDE, junte-se à lista de correspondência .

get support for the NetBeans

Support


By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2013, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo