Configurando um Projeto PHP

Este tutorial mostra como configurar um projeto PHP no NetBeans IDE.

Conteúdo

O conteúdo desta página se aplica ao NetBeans IDE 7.2, 7.3, 7.4 e 8.0

Para seguir este tutorial, são necessários os recursos e o software a seguir.

Software ou Recurso Versão Necessária
NetBeans IDE Pacote de download do PHP
Um mecanismo PHP Versão 5
Um servidor web É recomendado o Apache HTTP Server 2.2.
Um depurador PHP XDebug 2.0 ou superior

Preparando-se

Antes de criar um projeto PHP, você precisa fazer download e instalar o NetBeans IDE para PHP e preparar o seu ambiente para desenvolvimento de PHP.

Para configurar um projeto PHP:

Para alterar as definições de um projeto existente, posicione o cursor no nó do projeto e selecione Propriedades no menu pop-up. Prossiga como descrito na seçãoPersonalizando a Configuração do Projeto.

Especificando o Nome do Projeto e a Localização dos Arquivos de Código-Fonte

  1. Inicie o IDE e alterne para a janela Projetos.
  2. Escolha Arquivo > Novo Projeto. O painel Escolher Projeto será aberto
  3. Na lista Categorias, selecione PHP.

Dependendo das suas necessidades, você pode criar um projeto PHP totalmente novo sem nenhum arquivo de código-fonte desenvolvido anteriormente ou importar uma splicação PHP local ou remota existente para um novo projeto.

Projeto sem Arquivos de Código-Fonte Desenvolvidos Anteriormente

  1. Na área Projetos, selecione Aplicação PHP e clique em Próximo. O painel Novo Projeto PHP > Nome e Localização será aberto.
  2. No campo de texto Nome do Projeto, digite o nome do projeto.
  3. No campo Pasta de Códigos-Fonte, especifique a subpasta da raiz do documento em que você deseja armazenar os arquivos de código-fonte.

    A raiz do documento é a pasta em que o servidor Web local procura pelos arquivos a serem abertos no browser. A raiz do documento é especificada no arquivo de configuração do servidor Web. Depois da instalação, o assistente Novo Projeto localiza a raiz do documento e por default especifica o seguinte caminho: <Raiz do Documento>\<Novo Projeto PHP>.

    Uma cópia dos arquivos de código-fonte deve ser mantida em uma subpasta da raiz do documento. Entretanto, você pode ter uma Pasta de Códigos-Fonte em um local diferente da raiz do documento e copiar os arquivos de código-fonte desse local para a raiz do documento. Consulte Especificando a Configuração de Execução.

  4. Na lista drop-down Codificação Default, selecione a codificação default do seu projeto.
  5. Se você desejar armazenar metadados do NetBeans em um local diferente dos seus arquivos de código-fonte, selecione "Colocar metadados do NetBeans em um diretório separado". Por exemplo, você pode querer armazenar seus códigos-fonte na raiz do documento, mas os metadados do NetBeans no diretório Projetos do NetBeans.
    Painel Novo Projeto PHP com os campos preenchidos
  6. Clique em Próximo. O painel Configuração de Execução será aberto.

Importando Arquivos Locais de Código-Fonte Existentes para um Projeto

  1. Na área Projetos, selecione Aplicação PHP com Códigos-Fonte Existentes e clique em Próximo. O painel Novo Projeto PHP > Nome e Localização será aberto.
  2. No campo de texto Nome do Projeto, digite o nome do projeto.
  3. No campo Pasta de Códigos-Fonte, especifique a pasta da qual você deseja importar os arquivos de código-fonte.
    Observação: se você for executar o projeto em um servidor Web local, não se esqueça de especificar a cópia dos arquivos de código-fonte para ele.
  4. Na lista drop-down Codificação Default, selecione a codificação default do seu projeto.
  5. Se você desejar armazenar metadados do NetBeans em um local diferente dos seus arquivos de código-fonte, selecione "Colocar metadados do NetBeans em um diretório separado". Por exemplo, você pode querer armazenar seus códigos-fonte na raiz do documento, mas os metadados do NetBeans no diretório Projetos do NetBeans.
    Painel Novo Projeto PHP com os campos de códigos-fontes existentes preenchidos
  6. Clique em Próximo. O painel Configuração de Execução será aberto.

Importando Arquivos Remotos de Código-Fonte Existentes para um Projeto

  1. Na área Projetos, selecione Aplicação PHP do Servidor Remoto e clique em Próximo. O painel Novo Projeto PHP > Nome e Localização será aberto.
  2. No campo de texto Nome do Projeto, digite o nome do projeto.
  3. No campo Pasta de Códigos-Fonte, especifique a subpasta raiz local de documentos na qual deseja armazenar os arquivos de código-fonte.

    A raiz do documento é a pasta em que o servidor Web local procura pelos arquivos a serem abertos no browser. A raiz do documento é especificada no arquivo de configuração do servidor Web. Depois da instalação, o assistente Novo Projeto localiza a raiz do documento e por default especifica o seguinte caminho: <Raiz do Documento>\<Novo Projeto PHP>. Observe que é útil poder testar o projeto em um servidor local.

  4. Se você desejar armazenar metadados do NetBeans em um local diferente dos seus arquivos de código-fonte, selecione "Colocar metadados do NetBeans em um diretório separado". Por exemplo, você pode querer armazenar seus códigos-fonte na raiz do documento, mas os metadados do NetBeans no diretório Projetos do NetBeans.
  5. Clique em Próximo. O painel Conexão Remota será aberto. O tutorial Implantando uma Aplicação PHP em um Servidor Web Remoto descreve como configurar conexões remotas.

Especificando a Configuração de Execução Default do Novo Projeto

Uma configuração de execução é uma definição armazenada para executar um projeto PHP. Você pode definir várias configurações para um projeto e alternar entre elas para frente e para trás. Por exemplo, se uma aplicação tiver sido desenvolvida localmente e for necessário fazer upload em um servidor de produção remoto, você só precisará escolher outra configuração de execução. As configurações de execução se aplicam a execução e depuração. As configurações de execução acomodam os seguintes casos de uso mais comuns:

  • Desenvolvimento de páginas Web do PHP em uma máquina local com um servidor Web local.
  • Execução de scripts PHP usando um mecanismo PHP local. Essa abordagem é aplicada a arquivos PHP não direcionados a saída em HTML. Portanto, esses scripts podem ser executados sem um browser.
  • Desenvolvimento Remoto. O código-fonte do PHP e outros arquivos da aplicação têm upload em um servidor Web remoto por meio de FTP. Esse caso de uso é comum quando o desenvolvimento é compartilhado entre várias pessoas.
  • Uma combinação dos casos de uso acima: uma aplicação é desenvolvida localmente e implantada em um servidor de produção remoto após a conclusão. Durante o desenvolvimento, os scripts do PHP serão executados, se necessário.

Ao criar um novo projeto PHP, você cria uma configuração de execução default do projeto. Para definir a configuração de execução default para o projeto, escolha a opção relevante na lista drop-down Executar Como no painel Configuração de Execução. As seguintes opções estão disponíveis:

O procedimento para a criação de configurações de execução adicionais ou de edição da configuração de execução default é descrito em Personalizando a Configuração do Projeto: Configuração de Execução. É muito semelhante ao processo da criação de configuração de execução default, a não ser pela caixa de diálogo Propriedades do projeto existente que é usada, em vez do assistente novo projeto.

Web Site Local

Uma configuração de web site que envolve uma cópia das suas pastas de código-fonte PHP na pasta Web do servidor Web Apache instalado na máquina. É comum a prática para que um projeto tenha uma configuração de web site local e outra remota. Observe que o procedimento para definição da configuração de execução do web site local é diferente, dependendo da criação do projeto com ou sem códigos-fonte existentes.

Para configurar um Web site local:

  1. Na lista drop-down Executar Como, selecione Web Site Local.
  2. No campo URL do Projeto, verifique o endereço do URL gerado automaticamente. Verifique se o servidor HTTP do Apache ouve a porta default 80. Caso contrário, especifique explicitamente o número da porta no formato localhost:<número da porta>.
    Configuração de Execução do Projeto: Servidor Web Local
  3. Se você estiver criando um projeto a partir de códigos-fonte existentes, poderá selecionar qual arquivo de código-fonte usar como o arquivo de índice.
  4. Para armazenar os arquivos de código-fonte do projeto em um diretório diferente do diretório do projeto NetBeans IDE, selecione “Copiar arquivos da Pasta de Códigos-Fonte para outro local”. Se você estiver criando um projeto a partir de códigos-fonte existentes, essa é uma etapa necessária, a não ser que os códigos-fonte existentes já estejam na pasta Web do servidor Apache.
    O campo, por default, especifica o seguinte caminho: <Raiz do Documento>\<Novo Projeto PHP>. Se necessário, use o botão Procurar para especificar um caminho diferente.
    A raiz do documento é a pasta em que o servidor Web procura por arquivos a serem abertos no browser. A raiz do documento é especificada no arquivo de configuração do servidor Web.
    O assistente detecta o tipo de instalação do Apache, um componente ou dentro de um pacote, e fornece o caminho para a localização default da pasta htdocs do tipo de instalação atual. Portanto, se você tiver aceitado as definições default durante a instalação do servidor Apache ou do pacote AMP, selecione o caminho na lista drop-down.
  5. Clique em Finalizar. O IDE criará o projeto PHP.

Web Site Remoto

Cosulte o tutorial Implantando uma Aplicação PHP a um Servidor Web Remoto.

Script

  1. Na lista drop-down Executar Como, selecione Script.
    Caixa de diálogo Propriedades do Projeto que mostra as propriedades de Configuração de Execução, com Executar Como...Script selecionado
  2. Para especificar a localização do mecanismo PHP, clique no botão Configurar ao lado da caixa Usar Interpretador PHP Default. A caixa de diálogo Opções do PHP será aberta na guia Geral.
    Configuração de Execução do Projeto: Script. Especificando o caminho para o mecanismo PHP e a localização de saída
  3. No campo Interpretador do PHP 5, especifique o caminho para o arquivo php.exe. Use o botão Procurar ou Pesquisar..., se necessário.
  4. Para especificar como os resultados da execução do script serão mostrados, marque a caixa de seleção relevante na área Abrir Resultado Em. As seguintes opções estão disponíveis:

    • Janela de Saída. Os resultados da execução de um script aparecerão na janela de saída na parte inferior da janela do NetBeans IDE.
    • Web Browser. A janela do browser default se abrirá com os resultados da execução de um script no formato de um arquivo HTML.
    • Editor. Os resultados da execução de um script se abrirão como um arquivo HTML na janela do editor do IDE.
  5. Clique em OK. A caixa de diálogo Opções se fechará e o sistema retornará para o painel Configuração de Execução.
  6. Adicionar qualquer argumento, como debug=true e qualquer opção de linha de comandos PHP.

Personalizando a Configuração do Projeto

Durante a criação do projeto, as seguintes definições básicas do projeto são especificadas: o tipo do projeto, a localização dos arquivos de código-fonte do projeto e a configuração de execução default. Para expandir a configuração do projeto com novas definições, personalize o projeto. Posicione o cursor no nó do projeto e selecione Propriedades no menu pop-up. O painel Propriedades do Projeto será aberto com uma lista de categorias de definições.

Códigos-fonte


No painel Códigos-fonte:
  1. O campo Raiz da Web mostra a pasta raiz do site da sua aplicação. Por default, o campo mostra a pasta Códigos-fonte. Para alterar a raiz da Web, clique em Procurar e selecione outra pasta.
  2. Selecione Copiar arquivos da pasta de Códigos-Fonte para outra localização, se necessário, e especifique o caminho para a pasta de armazenamento.
  3. Altere a codificação, se necessário
    Gerencuiando a configuração do projeto: caixa de diálogo Propriedades do Projeto
  4. Para concluir a personalização do projeto, clique em OK.

Configuração de Execução


No painel Configuração de Execução, modifique a configuração de execução default e/ou defina novas configurações de execução, se necessário.
  1. Para modificar as definições default, atualize os campos como durante a criação do projeto.
  2. Para definir uma nova configuração de execução, clique em Novo, ao lado da lista drop-down Configuração. A caixa de diálogo Criar Nova Configuração será aberta.
  3. No campo Nome da Configuração, digite o nome da nova configuração de execução e clique em OK. Você retornará para o painel Configuração de Execução.
  4. Especifique as definições da configuração de execução da mesma forma que a configuração de execução default foi definida durante a criação do projeto e clique em OK. A nova configuração será adicionada à lista drop-down Configuração.
  5. Para remover uma configuração, selecione-a na lista drop-down Configuração e clique em Deletar.
    Gerenciando a configuração do projeto: Configuração de execução
  6. Para concluir a personalização do projeto, clique em OK.

Incluir Caminho do PHP


No painel Incluir Caminho, especifique a localização dos arquivos que você precisa usar no projeto, mas não precisa colocar junto com os arquivos de código-fonte.
  1. Para adicionar uma pasta, clique em Adicionar Pasta. A caixa de diálogo Selecionar Pasta será aberta.
  2. Selecione as pastas relevantes e clique em Abrir. Você retornará para o painel Incluir Caminho do PHP. A nova pasta será adicionada à lista.
  3. Para navegar pela lista, use os botões Mover para Cima e Mover para Baixo.
  4. Para remover uma pasta da lista de pastas incluída, selecione a pasta e clique em Remover.
    Gerenciando a configuração do projeto: Incluir Caminho do PHP
  5. Para concluir a personalização do projeto, clique em OK.

Formatando

No painel Formatação, defina o estilo de formatação que deseja aplicar aos arquivos de código-fonte no editor. Você poderá definir se a formatação será global ou específica de projeto.

Para definir a formatação global do IDE:

  1. Selecione "Usar opções globais".
  2. Clique em Editar Opções Globais. A caixa de diálogo de opções do IDE abre na guia Editor > Formatação.
    Caixa de diálogo Formatação global
  3. Da lista drop-down Linguagem, selecione a linguagem na qual as definições deverão ser aplicadas.
  4. Na lista drop-down Categorias, selecione os itens de formato nos quais a definição será aplicada.
  5. Defina sua formatação desejada e clique em OK.
  6. Clique no botão Ajuda para obter informações detalhadas.

Para definir a formatação específica do projeto:

  1. Selecione “Usar opções específicas do projeto". A área oculta será exibida. Gerenciando a configuração do projeto: Formatação
  2. Na lista drop-down Linguagem, selecione Todas as Linguagens ou PHP. Nesse caso, Todas as Linguagens é o PHP e todas as outras linguagens você tem no seu projeto PHP.
  3. Na lista drop-down Categorias, selecione os itens de formato nos quais a definição será aplicada.
  4. Defina sua formatação desejada e clique em OK.
  5. Clique no botão Ajuda para obter informações detalhadas.

Adicionando Bibliotecas JavaScript

As bibliotecas de JavaScript incorporadas foram removidas no NetBeans IDE 6.7 porque eram muito grandes e de desempenho lento e porque é fácil adicionar bibliotecas manualmente. A adição manual de bibliotecas JavaScript ao projeto ativa Autocompletar Código e todas as outras funcionalidades relacionadas ao JavaScript no IDE para o seu projeto.

Para adicionar Bibliotecas JavaScript ao seu projeto:

  1. Faça download das bibliotecas de JavaScript necessárias ou localize-as se já as tiver.
  2. Copie as bibliotecas JavaScript para a sua pasta do projeto PHP usando o IDE ou um explorador de arquivo.

Se as propriedades do projeto estiverem definidas para que os códigos-fonte do projeto sejam copiados para outro local (consulte Códigos-Fonte), as bibliotecas JavaScript também serão copiadas para esse local. Se o seu projeto for implantado em um servidor remoto, as bibliotecas JavaScript terão upload nesse servidor na próxima vez que o upload dos códigos-fonte do projeto for feito no servidor.


Para enviar comentários e sugestões, obter suporte e manter-se informado sobre os desenvolvimentos mais recentes das funcionalidades de desenvolvimento PHP do NetBeans IDE, junte-se à lista de correspondência .

Voltar à Trilha do Aprendizado PHP

get support for the NetBeans

Support


By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2013, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo