Configurando o Ambiente de Desenvolvimento de PHP no Windows

Este tutorial mostra duas formas de configurar o ambiente de desenvolvimento de PHP no sistema operacional Windows. A primeira e mais conveniente é instalar e configurar um pacote AMP (Apache, MySQL, PHP). Este tutorial mostra como instalar o pacote XAMPP. A segunda maneira, é instalar e configurar cada componente separadamente.

Conteúdo

O conteúdo desta página se aplica ao NetBeans IDE 7.2, 7.3, 7.4 e 8.0

Para seguir este tutorial, são necessários os recursos e o software a seguir.

Software ou Recurso Versão Necessária
NetBeans IDE Pacote de download do PHP
Um mecanismo PHP Versão 5. Incluído no XAMPP-Windows.
Um servidor web É recomendado o Apache HTTP Server 2.2.
Incluído no XAMPP do Windows.
Um servidor de banco de dados MySQL Server 5.0 é recomendado.
Incluído no XAMPP do Windows.
Um depurador do PHP (opcional) XDebug 2.0 ou superior.

Geralmente, o desenvolvimento e a depuração são realizados em um servidor web local, enquanto o ambiente de produção está localizado em um servidor web remoto. A configuração de um servidor web remoto é descrita em Implantado uma Aplicação PHP em um Servidor Web Remoto com o NetBeans IDE. Este tutorial ensina como configurar um servidor web local. O suporte a PHP pode ser adicionado a vários servidores web locais (IIS, Xitami e assim por diante), mas, em geral, o servidor HTTP Apache é usado. O servidor HTTP Apache está incluído no pacote AMP do XAMPP utilizado neste tutorial. Para obter informações sobre como instalar e configurar o servidor HTTP Apache standalone, clique aqui.

Software Necessário

Para criar, executar e depurar os projetos PHP, você precisa do seguinte software:

  • O NetBeans IDE para PHP. Os downloads estão disponíveis aqui.
  • Um servidor Web. Geralmente, o desenvolvimento e a depuração são realizados em um servidor Web local, enquanto o ambiente de produção está localizado em um servidor Web remoto. A versão atual permite a utilização de um servidor local. A utilização de um servidor remoto com acesso a FTP terá suporte em versões futuras. O suporte a PHP pode ser adicionado a vários servidores Web (IIS, Xitami e assim por diante), mas, em geral, o Servidor HTTP Apache é utilizado. Clique aqui para obter informações sobre como instalar e configurar o Apache 2.2.
  • O mecanismo PHP. A versão com suporte é o PHP5. Os downloads estão disponíveis aqui.
  • O depurador do PHP. O NetBeans IDE para PHP permite que você utilize o XDebug, mas a utilização de um depurador é opcional. A versão recomendada é XDebug 2.0 ou superior, pois é compatível com PHP5.
  • Um servidor de banco de dados. Você pode utilizar vários servidores de bancos de dados, embora um dos mais populares seja o MySQL. Os downloads estão disponíveis aqui.
    Observação: a versão recomendada do produto é MySQL Server 5.0. Os documentos fornecidos descrevem o trabalho com essa versão.

Depois da instalação, você precisa configurar o ambiente de forma que todos os componentes de software funcionem bem juntos.

Você pode utilizar um Pacote que contenha o software necessário ou instalar cada componente separadamente.

Utilizando um Pacote AMP

Para que todas as definições de configuração do mecanismo PHP, do servidor HTTP Apache e do servidor de banco de dados MySQL sejam especificadas automaticamente, utilize o pacote AMP. Este tutorial fornece instruções somente para o pacote XAMPP-Windows. Para obter ajuda com o pacote WAMP, consulte a wiki do XDebug do NetBeans.

Instalando e Configurando o Pacote XAMPP

A seção descreve como fazer download, instalar e configurar o pacote XAMPP.

Advertência: NÃO use XAMPP 1.7.0. Há problemas significativos com o XDebug nessa versão. Use a versão 1.7.1 ou superior, em que esses problemas foram corrigidos.

Observação: a partir do XAMPP 1.7.2, o XAMPP vem com PHP 5.3, não PHP 5.2.x. O NetBeans IDE para PHP, versão 6.7.x, não oferece suporte às novas funções do PHP 5.3. O NetBeans IDE para PHP 6.8, atualmente disponível como construtor de desenvolvimento, oferece suporte total ao PHP 5.3. Observe também que a instalação do Xdebug difere entre o PHP 5.2.x e o PHP 5.3.

  1. faça download do pacote de instalação do XAMPP. (O XAMPP Lite não inclui o XDebug.)
  2. Quando o download tiver sido concluído, execute o arquivo .exe .

    No Microsoft Vista, a funcionalidade Controle de Acesso do Usuário impede que o instalador do PHP atualize a configuração do httpd Apache. Desative o UAC ao instalar o XAMPP. Consulte o Suporte da Microsoft para obter mais informações.

  3. Você tem a opção de instalar o servidor Apache e o servidor de banco de dados MySQL como serviços. Se instalar o Servidor Apache e o MySQL como serviços, não terá que iniciá-los manualmente pelo Painel de Controle do XAMPP. Observe que você tem a opção de instalar ou desinstalar esses serviços no Painel de Controle do XAMPP.
  4. Se estiver utilizando o arquivo compactado autoextraível, depois de ele ter sido extraído, execute o arquivo setup-xampp.bat para configurar os componentes do pacote. (O instalador do XAMPP executa automaticamente o arquivo).
  5. Após configurar, abra o Painel de Controle do XAMPP. (Você pode abri-lo manualmente executando o arquivo XAMPP_HOME/xampp-control.exe ou a partir do ícone Painel de Controle do Xampp, que é automaticamente colocado em sua área de trabalho.) Ao abrir o Painel de Controle do XAMPP, observe que os módulos instalados como serviços já estão em execução.

    Advertência: algumas vezes, no Windows Vista, o xampp-control.exe não será executado. No lugar dele, você pode executar o xampp-start.exe.

    Advertência: o arquivo winmysqladmin.exe, que é iniciado pelo botão Admin para o MySQL, não funciona. Aparece uma sequência de mensagens de erro, que pode ser parada somente de forma manual, pelo encerramento do processo winmysqladmin. Você também não pode acionar o winmysqladmin.exe a partir da linha de comandos. Consulte http://bugs.xampp.org/view.php?id=71.

    Painel de Controle do XAMMP
  6. As caixas de seleção Svc indicam que um módulo está instalado como um serviço do Windows e será automaticamente iniciado na inicialização do sistema. Você pode instalar ou desinstalar os serviços do Windows marcando ou desmarcando a caixa de seleção Svc. A desinstalação de um serviço do Windows não desinstala o módulo, mas requer a inicialização manual do módulo. O painel de controle do XAMPP inclui botões para parar e iniciar módulos e para abrir seus consoles de administração.

Verificando a Instalação do XAMPP

  1. Execute o browser e digite o seguinte URL: http://localhost. A página de boas-vindas do XAMPP será aberta:
    A página de boas-vindas do XAMPP indica que o Apache está sendo executado
  2. Para garantir que os servidores Apache e MySQL tenham sido instalados como serviços do sistema, reinicie o sistema operacional, execute o browser e digite o URL http://localhost novamente. A página de boas-vindas do XAMPP será aberta. Observe se a página de boas-vindas do XAMPP inclui um menu na margem esquerda, por meio do qual você pode verificar o status dos componentes do XAMPP e executar o phpinfo(), entre outras funcionalidades úteis. O phpinfo() retornará uma tela com informações de configuração sobre os componentes do XAMPP.
    Tabela de informações de configuração retornadas pelo phpinfo()

Instalando e Ativando o Depurador XDebug

É necessário configurar a pilha PHP para utilizar o XDebug. Se você estiver utilizando o XAMPP 1.7.1, incluído com o PHP 5.2.6, ou o XAMPP 1.7.2, incluído com o PHP 5.3 o processo apresenta diferenças.

Muitos usuários têm tido dificuldades para fazer com que o XDebug funcione em seus sistemas. Consulte a nossa wiki e o Fórum de Usuários do Editor PHP do NetBeans para obter ajuda.

XDebug no XAMPP 1.7.1 (PHP 5.2)

É necessário fazer download do XDebug, colocar o arquivo .dll no diretório das extensões php e configurar php.ini para que localize e utilize esse arquivo.

  1. Faça download do thread-safe XDebug mais recente compatível com sua versão do PHP. Os links para download estão listados em Releases. Copie o arquivo .dll para seu diretório XAMP_HOME/php/ext. (XAMPP_HOME se refere ao seu diretório de instalação do XAMPP ou do XAMPP Lite, como C:\Arquivos de Programas\xampp ou C:\xampplite.)
  2. Localize e abra o arquivo php.ini ativo para seu XAMPP. Ele está localizado por default no diretório XAMPP_HOME/apache/bin. Confirme qual arquivo php.ini está ativo executando phpinfo() e procurando o Arquivo de Configuração Carregado.
  3. Como o otimizador Zend bloqueia o XDebug, é necessário desativar o otimizador Zend. No arquivo php.ini ativo, localize as linhas a seguir e as delete ou as marque como comentários (Para estar seguro, procure e comente todas as propriedades relacionadas ao Zend):
    [Zend]
    ;zend_extension_ts = "C:\Program Files\xampp\php\zendOptimizer\lib\ZendExtensionManager.dll"
    ;zend_extension_manager.optimizer_ts = "C:\Program Files\xampplite\php\zendOptimizer\lib\Optimizer"
    ;zend_optimizer.enable_loader = 0
    ;zend_optimizer.optimization_level=15
    ;zend_optimizer.license_path =
    
  4. Para anexar XDebug ao mecanismo PHP, remova o comentário das linhas a seguir nos arquivos php.ini (diretamente abaixo da seção [Zend], adicione-os caso não estejam presentes). Algumas notas adicionais foram acrescentadas.
    [XDebug]
    ; Only Zend OR (!) XDebug zend_extension_ts = "./php/ext/php_xdebug<-version-number>.dll" ; XAMPP and XAMPP Lite 1.7.0 and later come with a bundled xdebug at <XAMPP_HOME>/php/ext/php_xdebug.dll, without a version number.
    xdebug.remote_enable=1
    xdebug.remote_host=127.0.0.1
    xdebug.remote_port=9000 ; Port number must match debugger port number in NetBeans IDE Tools > Options > PHP
    xdebug.remote_handler=dbgp
    xdebug.profiler_enable=1
    xdebug.profiler_output_dir="<XAMPP_HOME>\tmp"

    Defina a propriedade xdebug.remote_enable como 1, não "true" ou qualquer outro valor.

    Observação: certifique-se de que os caminhos especificados coincidam com o local dos arquivos correspondentes, conforme determinado durante a instalação.

  5. Salve o php.ini.
  6. Execute a Aplicação Painel de Controle do XAMPP e reinicie o servidor Apache.
Consulte nosso wiki e a documentação do XDebug para obter mais informações sobre como configurar o XDebug.

Xdebug no XAMPP 1.7.2 (PHP 5.3)

O XAMPP 1.7.2 está incluído com o arquivo .dll apropriado do Xdebug. Você só precisa configurar o php.ini para utilizar esse arquivo. Observe que todas as definições do Xdebug apresentam um texto explicativo.

  1. Localize e abra o XAMPP_HOME\php\php.ini para edição. Trata-se do único arquivo php.ini no XAMPP 1.7.2.
  2. Localize e elimine o comentário da linha zend_extension = "XAMPP_HOME\php\ext\php_xdebug.dll".
  3. Localize e elimine o comentário da linha xdebug.remote_host=localhost. Altere o valor da definição de localhost para 127.0.0.1.
  4. Localize e elimine o comentário da linha xdebug.remote_enable=0. Altere de 0 para 1.
  5. Localize e elimine o comentário da linha xdebug.remote_handler="dbgp".
  6. Localize e elimine o comentário da linha xdebug.remote_port= 9000.
  7. Salve o php.ini.
  8. Execute a Aplicação Painel de Controle do XAMPP e reinicie o servidor Apache.

Consulte nosso wiki e a documentação do XDebug para obter mais informações sobre como configurar o XDebug.

Instalando os Componentes Separadamente

Servidor HTTP Apache

  1. Faça download do servidor HTTP Apache2.
  2. Execute o arquivo de instalação .msi. O assistente de instalação é iniciado. Siga as instruções.

    No Microsoft Vista, não instale o Servidor Apache na localização default, que é Arquivos de Programas. Todos os arquivos em Arquivos de Programas estão protegidos contra gravação.

  3. Quando a instalação tiver sido concluída, reinicie o servidor Apache.
  4. Para verificar se a instalação foi bem-sucedida, execute o browser e insira o seguinte URL:
      http://localhost/
    A página de teste de boas-vindas do Apache será aberta:
    A página de teste do servidor web indica que o Apache está sendo executado

Solução de Problemas

Como default, o servidor Apache escuta a porta 80. Essa porta pode já estar sendo utilizada por outros serviços, por exemplo, o Skype. Para solucionar o problema, altere a porta que o servidor escuta:
  1. Abra o arquivo de configuração do servidor web Apache httpd.conf. Por default, o arquivo está localizado em C:\Arquivos de Programas\Apache Software Foundation\Apache<version>\conf\
  2. Localize a linha Listen 80 e altere o número da porta, por exemplo, 8080. Salve o arquivo.
  3. Reinicie o servidor web Apache.
  4. Para verificar se o servidor web está funcionando, execute o browser, insira o URL e especifique o número da porta de forma explícita: http://localhost:8080

Você também pode interromper os processos que possivelmente ouvem a porta 80. No Gerenciador de Tarefas, selecione o nome de arquivo relevante e clique em Encerrar Processo.

Encontre mais informações sobre como instalar e configurar o servidor aqui.

Mecanismo PHP

  1. Faça download do instalador binário do Windows para a versão PHP5 de sua escolha.

    Importante: se não houver um instalador disponível na versão do PHP que você deseja instalar, instale-o manualmente pelo arquivo .zip. Consulte Etapas de Instrução Manual na documentação do php.net.

  2. Quando o download estiver concluído, execute o arquivo de instalação .msi. O assistente de instalação é iniciado.
  3. No painel Diretório de Configuração do Apache, especifique o diretório onde o arquivo httpd.conf está localizado, a definição default é C:\Arquivos de Programas\Apache Software Foundation\Apache<versão>\conf\. O processamento do PHP será ativado automaticamente.
  4. Se você desejar utilizar o servidor de banco de dados MySQL, escolha a opção de instalação Completa ou selecione os itens MySQL e MySQLi na lista Extensões.
  5. Depois que a instalação tiver sido concluída, reinicie o servidor Apache.
  6. Para verificar se o mecanismo PHP foi instalado com êxito e o processamento do PHP foi ativado na configuração do Apache:
    • Abra o Bloco de Notas ou outro editor de texto. Crie um arquivo e digite o texto a seguir:
      <?php 
           echo "PHP has been installed successfully!";
      ?>
    • Salve o arquivo na pasta htdocs como test.php. O caminho padrão é C:\Program Files\Apache Software Foundation\Apache<version>\htdocs\test.php
    • Execute o browser e digite o seguinte URL: http://localhost:<porta>/test.php. A página a seguir será aberta:
      A página de teste do PHP indica que o mecanismo PHP está ativado

Solução de Problemas

Se a página não abrir:
  1. Reinicie o servidor Apache.
  2. Verifique se o arquivo de configuração do servidor Apache httpd.conf contém as seguintes linhas:
      AddType Application/x-httpd-php .php 
      LoadModule php5_module "c:/php/sapi/php5apache2_2.dll"
  3. Se as linhas estiverem ausentes, adicione-as, salve o httpd.conf e reinicie o Apache.
  4. Atualize a página http://localhost:<port>/test.php.

Servidor de Banco de Dados MySQL

Encontre informações detalhadas em instalando e configurando o servidor de banco de dados MySQL.

XDebug

  1. Faça download do XDebug.
  2. Instale o XDebug na pasta php/. Você precisará do caminho para a pasta para configurar o ambiente.

Configurando o Ambiente

  1. Se a sua instalação seguir as definições default, o processamento do PHP será ativado automaticamente.
  2. Para anexar o XDebug ao mecanismo PHP, localize o arquivo php.ini e adicione as seguintes linhas a ele:

    Para um mecanismo PHP 5.2 seguro para thread:

    zend_extension_ts="<path to the php folder>/php_xdebug-<version-number>.dll"
    xdebug.remote_enable=1

    Para um mecanismo PHP 5.2 não seguro para thread:

    zend_extension_nts="<path to the php folder>/php_xdebug-<version-number>.dll"
    xdebug.remote_enable=1

    Para qualquer mecanismo PHP 5.3:

    zend_extension="<path to the php folder>/php_xdebug-<version-number>.dll"
    xdebug.remote_enable=1

    Alguns usuários observam também que podem precisar incluir as seguintes linhas, embora outros usuários não precisem:

    xdebug.remote_host=127.0.0.1
    xdebug.remote_port=9000 ; Port number must match debugger port number in NetBeans IDE Tools > Options > PHP
    xdebug.remote_handler=dbgp

    Clique aqui para obter mais informações sobre como configurar o XDebug.

    Observação: certifique-se de que os caminhos especificados coincidam com os nomes e os locais dos arquivos correspondentes, conforme determinado durante a instalação.

  3. Para ter certeza de que o mecanismo PHP instalado anteriormente suporte a utilização do servidor de banco de dados MySQL:
    1. Clique em Iniciar > Painel de Controle.
    2. No Painel de Controle, selecione Adicionar ou Remover Programas.
    3. No painel Adicionar ou Remover Programas, selecione a área PHP <número de versão> área e clique em Alterar. O Assistente Configuração do PHP será Iniciado. Clique em Próximo.
    4. No painel Alterar, reparar ou remover instalação, selecione Alterar e clique em Próximo.
    5. No painel Configuração do Servidor Web, selecione a versão do servidor Apache: no nosso exemplo é o Módulo Apache 2.2.x. Clique em Próximo.
    6. No painel Diretório de Configuração do Apache, especifique o diretório onde o arquivo de configuração do Apache httpd.conf está localizado. Clique em Próximo.
    7. No painel Escolher Itens para Instalar, expanda o nó Extensões e selecione os itens MySQL e MySQLi. Clique em Próximo.
    8. No painel Pronto para alterar PHP <número de versão>, clique em Alterar.
    9. No painel Assistente de Configuração do PHP <número de versão> Concluído, clique em Finalizar.


Para enviar comentários e sugestões, obter suporte e manter-se informado sobre os desenvolvimentos mais recentes das funcionalidades de desenvolvimento PHP do NetBeans IDE, junte-se à lista de correspondência .

Voltar à Trilha do Aprendizado PHP
get support for the NetBeans

Support


By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2013, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo