Configurando PHP, Apache, MySQL e Xdebug para desenvolvimento de PHP no MAC OS X
Este tutorial mostra como configurar o PHP no pacote MAMP (Macintosh, Apache, MySQL, PHP), que inclui o servidor web Apache, o servidor de banco de dados MySQL e o mecanismo PHP. O MAMP destina-se a um ambiente de desenvolvimento de PHP para o Mac, que pode funcionar perfeitamente com o NetBeans IDE.
Xdebug é uma extensão para PHP que ajuda a fornecer informações valiosas para depuração de scripts PHP. O depurador do NetBeans funciona sobre a extensão Xdebug, fornecendo uma ferramenta de depuração eficiente no ambiente de desenvolvimento.
Observação: o pacote MAMP inclui o servidor web Apache, o mecanismo PHP e o banco de dados MySQL. O Mac OS X 10.5 e mais recente incluem o banco de dados MySQL e o servidor Apache com suporte PHP. Embora certamente seja possível configurar o banco de dados e o servidor incorporado com o IDE, o pacote tudo em um do MAMP oferece uma solução prática e facilmente configurável.
Extraia o arquivo de download e execute o arquivo .dmg. Quando o instalador for exibido, arraste o MAMP para a pasta /Applications.
Navegue até /Applications/MAMP e clique duas vezes em MAMP.app. É aberto o Painel de Controle do MAMP.
Você também pode instalar o widget do painel de controle do MAMP conforme descrito em MAMP/README.rtf, que permite iniciar e interromper servidores.
Clique em Preferências para abrir o painel Preferências; em seguida, selecione a guia Portas.
Clique em Definir como Padrão as portas do Apache e MySQL. A porta do Apache é redefinida como 80 e a do MySQL como 3306.
Registrando o Banco de Dados MySQL do MAMP
O banco de dados MySQL do MAMP por padrão está localizado em /Applications/MAMP/db/MySQL. O nome de usuário e a senha padrão são root, o que pode ser visto nos detalhes da página de boas-vindas do MAMP que é aberta em um browser quando você executa o MAMP.
As interfaces do IDE com bancos de dados na janela Serviços (⌘-5). Você pode registrar o banco de dados MySQL do MAMP da seguinte forma:
Clique com o botão direito do mouse no nó Bancos de Dados > MySQL Server e escolha Propriedades. A caixa de diálogo Propriedades do MySQL Server é exibida. É possível configurar todas as definições do MySQL nessa caixa de diálogo.
Informe o nome do host e o número da porta do servidor de banco de dados, bem como o nome de usuário e a senha. Todas essas informações são exibidas na página de boas-vindas do MAMP quando você executa o servidor e o banco de dados. As definições padrão para executar o MAMP localmente são:
Nome do Host do Servidor: localhost
Número da Porta do Servidor: 3306
Nome do Usuário Administrador: root
Senha de Administrador: root
Selecione a guia Propriedades de Admin para exibir as definições que permitem a você iniciar e interromper o servidor de banco de dados no IDE. O MAMP mantém os scripts de shell na pasta bin. Nessa pasta, você encontra os scripts para iniciar e interromper os servidores. Para o caminho até a ferramenta Admin, você tem uma opção: pode estabelecer um link com MAMP.app de modo que possa usar o IDE para abrir o painel de controle do MAMP. Para isso, digite /Applications/MAMP/MAMP.app. Entretanto, uma opção alternativa seria usar o MySQL Workbench, que oferece uma interface GUI intuitiva para a execução de operações administrativas (isto é, configurar e monitorar o servidor MySQL, gerenciar usuários e conexões, fazer backups etc.). Para usar o MySQL Workbench, faça primeiramente o download e instale-o; em seguida, especifique as seguintes definições na caixa de diálogo:
Caminho/URL para a ferramenta admin: /Applications/MySQL Tools/MySQLWorkbench.app(instalação padrão do MySQL Workbench)
Caminho para o comando de início: /Applications/MAMP/bin/startMysql.sh
Caminho para o comando de interrupção: /Applications/MAMP/bin/stopMysql.sh
Se você optar por usar o MySQL Workbench como sua ferramenta admin do MySQL, especifique o soquete para conexão com o banco de dados do MAMP. Inicie o MySQL Workbench e, na página principal, clique em Nova Instância do Servidor, na coluna Administração do Servidor.
A caixa de diálogo Criar Perfil da Nova Instância do Servidor é aberta. Selecione o método de conexão Soquete/Pipe Local e adicione o caminho para o arquivo do soquete na guia Parâmetros. O local padrão do soquete é: /Applications/MAMP/tmp/mysql/mysql.sock.
Criando Projetos PHP
Quando você criar um projeto PHP no IDE usando recursos do MAMP, especifique para que o IDE copie os códigos-fonte na pasta htdocs do Apache. Dessa forma, depois de salvar seus arquivos após fazer alterações, os códigos-fonte sejam atualizados automaticamente na versão implantada.
Por exemplo, ao criar um novo projeto PHP, use o Assistente de Novo Projeto (clique no ícone Novo Projeto, na barra de ferramentas do IDE ( ). Na terceira etapa do assistente, Executar Configuração, selecione a opção Copiar arquivos da Pasta de Códigos-fonte para outro local, e digite o caminho para a pasta htdocs.
O IDE se lembrará desse local nos projetos futuros. Para obter instruções adicionais sobre como criar projetos PHP no NetBeans IDE, consulte Configurando um Projeto PHP.
Ativando o Xdebug com MAMP
O MAMP contém um arquivo xdebug.so pré-compilado. Para usar esse arquivo, ative-o no php.ini do MAMP. O Xdebug não funciona com o Zend Optimizer; por isso, desative também o Zend Optimizer no arquivo php.ini.
Para ativar o Xdebug com o MAMP:
Abra o arquivo php.ini em um editor de texto. Esse arquivo se encontra em
/Applications/MAMP/conf/php5/php.ini.
Localize a seção [Zend] e transforme cada linha em comentário.
Para obter uma explicação dessas propriedades, consulte Related Settings na documentação Xdebug Remote Debugging.
Observe que a porta remota especificada para o Xdebug na etapa anterior é 9000. Essa é a porta do depurador padrão usada no NetBeans. Para confirmar, escolha NetBeans > Preferências no menu principal e selecione PHP na janela Opções. Se for necessário, você poderá alterar a porta do depurador aqui.
Abra o painel de controle do MAMP e selecione a guia PHP. Desmarque Zend Optimizer.
Inicie (ou reinicie) o servidor Apache do MAMP.
Depurando Projetos PHP
Para depurar um projeto PHP no IDE, clique com o botão direito do mouse no projeto, na janela Projetos, e escolha Depurar. Como alternativa, se o projeto estiver destacado na janela Projetos, você poderá clicar no ícone Depurar Projeto ( ) na barra de ferramentas principal.
Você pode definir o depurador para ser suspenso na primeira linha de código, ativando essa opção na janela Opções PHP.
Quando uma sessão do depurador está ativa, a barra de ferramentas do depurador é exibida acima do editor.
Você também pode abrir a janela Sessões para confirmar se uma sessão de depuração PHP está ativa. No menu principal, escolha Janela > Depuração > Sessões.
Para enviar comentários e sugestões, obter suporte e manter-se informado sobre os desenvolvimentos mais recentes das funcionalidades de desenvolvimento PHP do NetBeans IDE, junte-se à lista de correspondência .