Legenda de Feedback Visual do GUI Builder

Este documento descreve o feedback visual que o GUI Builder do IDE (antes chamado de Matisse) fornece durante o processo de criação da GUI do Java.

Conteúdo

Conteúdo nesta página se aplica ao NetBeans IDE  6.9, 7.0.1, 7.1, 7.2 e 7.3

Linhas-Guia de Alinhamento

As linhas-guia de alinhamento aparecem somente ao adicionar ou mover componentes, indicando as posições preferenciais nas quais deverão ser ajustados os componentes quando o botão do mouse é liberado. Uma vez posicionadas, as linhas-guia de alinhamento são substituídas por linhas sólidas, ilustrando os alinhamentos comuns compartilhados entre os componentes, assim como os indicadores de ancoramento.


Inset As inserções são os espaçamentos preferenciais entre os componentes e os contêineres nos quais eles estão localizados. Os insets são sugeridos por linhas-guia pontilhadas horizontais e verticais.
Deslocamento Os deslocamentos são os espaçamentos preferenciais entre componentes adjacentes. Os deslocamentos são sugeridos por linhas-guias pontilhadas horizontais e verticais.
Linha de Base O alinhamento de linha base é o relacionamento preferencial entre componentes adjacentes que contêm o texto de exibição. O alinhamento de linha de base é sugerido por uma linha-guia horizontal compartilhada.

Borda


Os alinhamentos de borda (Superior, Inferior, Esquerda e Direita) são as relações de alinhamento possíveis entre componentes adjacentes. Os alinhamentos de borda são sugeridos por linhas-guias pontilhadas horizontais e verticais.
Recuo O alinhamento de recuo é um relacionamento de alinhamento especial em que um componente é localizado abaixo de outro e deslocado ligeiramente para a direita. O alinhamento de recuo é sugerido pela apresentação de duas linhas-guias pontilhadas verticais.
Distância Preferencial As distâncias preferenciais (pequeno, médio e grande) são tamanhos de lacunas entre componentes adjacentes. As distâncias preferenciais são sugeridas por linhas-guias horizontais e verticais.

início

Indicadores de Ancoramento

Quando os componentes estiverem em posição, os indicadores de ancoramento sólidos aparecem, ilustrando os alinhamentos comuns compartilhados entre componentes.


Contêiner As âncoras que conectam componentes individuais aos contêineres nos quais elas se localizam são representadas por pequenos indicadores semicirculares com linhas pontilhadas que se estendem da borda do contêiner ao próprio componente.
Componente As âncoras que conectam componentes individuais aos componentes adjacentes são representadas por pequenos indicadores semicirculares com linhas pontilhadas que se estendem de um componente ao outro.

início

Indicadores de Dimensionamento


Mesmo Tamanho

Mesmo dimensionamento é o estado em que um grupo de componentes (adjacentes ou não) é definido com a mesma largura ou altura. O mesmo dimensionamento é ilustrado pela aparição de pequenos indicadores retangulares sobre a borda superior de cada componente para o qual a propriedade é definida.
Redimensionamento Automático


O Redimensionamento Automático é o estado em que a largura ou a altura do componente é definida para se redimensionar dinamicamente no runtime. O redimensionamento automático é indicado pelo estado dos botões de Redimensionamento horizontais e verticais (chamados Alterar redimensionamento horizontal e Alterar redimensionamento vertical) na barra de ferramentas do GUI Builder. Para ativar o Redimensionamento Automático, selecione redimensionável na lista que fica na janela Outras Propriedades.

início

Realce e Handles

Realce O realce laranja indica onde um componente selecionado será colocado.
Handles Aparecem pequenos handles quadrados em torno do perímetro do componente quando este é selecionado. A ação de clicar, pressionar e arrastar um handle na extremidade de um componente o redimensiona.

início


get support for the NetBeans

Support


By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2013, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo