Usando Suporte ao Subversion no NetBeans IDEO NetBeans IDE fornece uma grande integração com as versões de cliente do Subversion 1.6.x e superior. O suporte do Subversion do IDE foi projetado para ajudar a racionalizar o processo de desenvolvimento para grupos trabalhando de um repositório compartilhado, permitindo executar tarefas de controle de versão diretamente de seu sistema de projetos dentro do IDE. Este documento demonstra como executar tarefas básicas de controle de versão no IDE orientando você pelo fluxo de trabalho padrão ao usar o software de controle de versão. Observe que o suporte ao Subversion do NetBeans não funciona quando usado com Cygwin. Subversion é um sistema de controle de versão de código aberto que está se tornando a próxima geração substituta do CVS. Ele fornece diversas funcionalidades melhoradas, por exemplo:
Conteúdo ![]()
Para concluir este tutorial, você precisa dos seguintes recursos e softwares.
Observação para usuários do Windows: você pode instalar um cliente Subversion incluído no pacote como um plug-in do NetBeans IDE. Vá para Ferramentas > Plug-ins, abra a guia Plug-ins Disponíveis e instale o Cliente Subversion Incluído no Pacote para Windows. Configurando o SubversionPara poder tirar vantagem do suporte ao Subversion do IDE, você precisa ter um software cliente do Subversion instalado em seu computador. O suporte ao Subversion do IDE trabalha interagindo com o cliente do Subversion para realizar os comandos de controle de versão. Dependendo do seu sistema, e se você instala o cliente Subversion em um local que não seja o default, talvez seja necessário registrar o caminho para o executável do Subversion no IDE. Por fim, é necessário garantir que exista um repositório Subversion para se conectar.
Obtendo o SoftwareCertifique-se de que tenha instalado no computador os seguintes softwares:
Especificando o Caminho para o Executável do SubversionO NetBeans IDE tenta automaticamente identificar o local do arquivo executável do Subversion usando a variável do sistema Por default, o arquivo executável do Subversion é instalado na pasta Em computadores *Unix, é possível verificar o local do executável Subversion ao digitar Para definir o caminho para o arquivo executável do Subversion no IDE:
Certificando-se de que você tenha um Repositório ao qual se ConectarAntes de chamar uma ação do Subversion do IDE, certifique-se de que tenha acesso ao repositório do Subversion. O IDEnão fornece suporte para criar repositórios do Subversion, uma vez que isso não é uma ação frequentemente usada (em um ambiente de produção um repositório só é criado uma vez após o projeto do layout do repositório ter sido determinado) além disso ele requer comandos administrativos. Se quiser experimentar o suporte do IDE usando um repositório local, é possível criar um usando a svnadmin tool, que faz parte do cliente do software do Subversion. Para criar um repositório do Subversion no computador, use svnadmin create /path/to/your/repository Para obter mais informações, consulte http://svnbook.red-bean.com/en/1.1/ch05s02.html. Sincronizando Arquivos Locais com um RepositórioAo usar um sistema de controle de versão, você trabalha sincronizando arquivos locais com um repositório, fazendo alterações na cópia local e, a seguir, confirmando-as no repositório. A lista a seguir descreve diversas maneiras de sincronizar um projeto no NetBeans IDE, dependendo de sua situação específica:
Abrindo um Projeto Subversion no IDECaso já possua um projeto com controle de versão do Subversion com o qual tem trabalhado fora do IDE, você pode abri-lo no IDE e as funcionalidades de controle de versão se tornam automaticamente disponíveis. O IDE varre seus projetos abertos e se eles contiverem diretórios Fazendo Check-out de Arquivos de um RepositórioCaso deseje estabelecer conexão com um repositório remoto a partir do IDE, fazer check-out dos arquivos e começar a trabalhar imediatamente com eles, faça o seguinte:
Importando Arquivos para um RepositórioAlternativamente, você pode importar um projeto no qual estava trabalhando no IDE para um repositório remoto e, a seguir, continuar a trabalhar nele no IDE após ele ter sido sincronizado. Observação: apesar de que de fato você está exportando arquivos do sistema, o termo 'importar" é usado nos sistemas de controle de versão para indicar que os arquivos estão sendo importados em um repositório. Para importar um projeto para um repositório:
Editando Códigos-fonteQuando tiver um projeto com controle de versão do Subversion aberto no IDE, você pode começar a fazer alterações nos códigos-fonte. Como acontece com qualquer projeto aberto no NetBeans IDE, é possível abrir os arquivos no Editor de Código-fonte clicando duas vezes em seus nós, conforme eles aparecem nas janelas do IDE (por exemplo, janelas Projetos (Ctrl-1 no Windows/Cmd-1 no OS X), Arquivos (Ctrl-2 no Windows/Cmd-2 no OS X) e Favoritos (Ctrl-3 no Windows/Cmd-3 no OS X)). Quando você trabalha com códigos-fonte no IDE, há vários componentes de UI à sua disposição, o que ajuda a exibir e usar os comandos de controle de versão:
Exibindo alterações no Editor de Código-fonteAo abrir um arquivo com controle de versão no Editor de Código-fonte do IDE, você pode ver as alterações em tempo real acontecendo no seu arquivo à medida que ele é modificado em relação à versão anterior cujo check-out do repositório foi efeito. Conforme você trabalha, o IDE usa a codificação de cor nas margens do Editor de Código-fonte para fornecer as seguintes informações:
A margem esquerda do Editor de Código-fonte mostra as alterações que ocorrem linha por linha. Quando você modifica uma determinada linha, as alterações são imediatamente mostradas na margem esquerda. É possível clicar em um agrupamento colorido na margem para chamar os comandos de controle de versão. Por exemplo, a captura de tela inferior esquerda mostra os widgets disponíveis quando você clica em um ícone vermelho, indicando que linhas foram removidas de sua cópia local. A margem direita do Editor de Código-fonte fornece uma visão geral que exibe as alterações feitas no arquivo como um todo, do início ao fim. A codificação de cor é gerada imediatamente quando você altera o arquivo. Observe que você pode clicar em um ponto específico na margem para trazer imediatamente o seu cursor in-line para esse local no arquivo. Para exibir o número de linhas afetadas, passe o mouse sobre os ícones coloridos na margem direita:
Exibindo Informações de Status do ArquivoQuando você está trabalhando nas janelas Projetos (Ctrl-1 no Windows/Cmd-1 no OS X), Arquivos (Ctrl-2 no Windows/Cmd-2 no OS X), Favoritos (Ctrl-3 no Windows/Cmd-3 no OS X) ou de Controle de versão, o IDE fornece várias funcionalidades visuais que ajudam a exibir as informações de status sobre seus arquivos. No exemplo a seguir, observe como o emblema (por exemplo, Os emblemas, a codificação de cor, os labels de status do arquivo e, talvez o mais importante, a janela de Controle de Versão ajudam a exibir e gerenciar de forma eficiente as informações de controle de versão no IDE. Emblemas e Codificação de CorOs emblemas são aplicados ao projeto, pasta e nós do pacote e informam o status dos arquivos contidos nesse nó: A tabela a seguir exibe o esquema de cores usado nos emblemas:
A codificação de cor é aplicada aos nomes de arquivo para indicar seu status atual em relação ao repositório:
Labels de Status do ArquivoOs labels de status do arquivo fornecem uma indicação textual do status dos arquivos com controle de versão nas janelas do IDE. Por default, o IDE exibe as informações de status (novo, modificado, ignorado etc.) e de pastas em texto cinza à direita dos arquivos, à medida que eles são listados em janelas. Entretanto, você pode modificar esse formato para que se adeque às suas necessidades. Por exemplo, se você quiser adicionar números de revisão aos labels de status, faça o seguinte:
Os labels de status do arquivo podem ser ativados e desativados, selecionando Exibir > Mostrar Labels de Controle de Versão no menu principal. A Janela de Controle de VersãoA janela de Controle de Versão do Subversion fornece uma lista em tempo real de todas as alterações feitas nos arquivos em uma pasta selecionada da sua cópia de trabalho local. Ela é aberta por default no painel inferior do IDE, listando os arquivos adicionados, deletados ou modificados. Para abrir a janela de Controle de Versão, selecione um arquivo ou pasta com controle de versão (ou seja, na janela Projetos, Arquivos ou Favoritos) e escolha Subversion > Mostrar Alterações no menu de clique direito, ou escolha Equipe > Mostrar alterações no menu principal. A janela seguinte aparece na parte inferior do IDE: Por default, a janela Controle de Versão exibe uma lista de todos os arquivos modificados dentro do pacote ou pasta selecionado. Usando os botões na barra de ferramentas, é possível optar por exibir todas as alterações ou limitar a lista de arquivos exibidos a arquivos modificados local ou remotamente. É possível clicar nos cabeçalhos das colunas acima dos arquivos listados para classificá-los por nome, status ou local. Observações:
A barra de ferramentas da janela Controle de Versão também inclui botões que permitem chamar as tarefas mais comuns do Subversion em todos os arquivos exibidos na lista. A tabela a seguir lista os comandos do Subversion disponíveis na barra de ferramentas da janela Controle de Versão:
Você pode acessar outros comandos do Subversion na janela Controle de Versão, selecionando uma linha da tabela que corresponde a um arquivo modificado, e escolhendo um comando do menu do botão direito do mouse:
Por exemplo, execute as ações a seguir em um arquivo:
Comparando Revisões de ArquivosComparar revisões de arquivos é uma tarefa comum ao se trabalhar com projetos com controle de versão. O IDE permite que você compare versões, usando o comando Diff, que está disponível no menu de contexto de um item selecionado (Subversion> Diff), assim como na janela de Controle de Versão. Na janela de Controle de Versão, você pode executar diferenciais clicando duas vezes em um arquivo listado, caso contrário, você pode clicar no ícone Diferenciar Todos ( Quando você faz uma diferenciação, um Visualizador de Diferenciação gráfico é aberto para os arquivos e revisões selecionados na janela principal do IDE. O Visualizador de Diferenciação exibe duas cópias nos painéis lado a lado. A cópia mais atual aparece no lado direito, portanto, se você estiver comparando uma revisão do repositório com sua cópia de trabalho, a cópia de trabalho é exibida no painel direito: O visualizador de Diferenciação usa a mesma codificação de cor usada para exibir alterações de controle de versão. Na captura de tela exibida acima, o bloco verde indica o conteúdo que foi adicionado à revisão mais atual. O bloco vermelho indica que o conteúdo da revisão anterior foi removido da última revisão. Azul indica que as alterações ocorreram na(s) linha(s) realçada(s). Além disso, ao executar uma diferenciação em um grupo de arquivos, como em um projeto, pacote ou pasta, ou quando clicar em diferenciar todos ( A ferramenta Visualizador de Diferenciação fornece a seguinte funcionalidade:
Fazer Alterações em sua Cópia de Trabalho LocalSe você estiver executando uma diferenciação em sua cópia de trabalho local, o IDE permite fazer alterações diretamente no Visualizador de Diferenciação. Para fazer isso, você pode colocar o cursor no painel direito do Visualizador de Diferenciação e modificar seu arquivo adequadamente, caso contrário, use os ícones in-line exibidos ao lado de cada alteração realçada:
Navegar nas Diferenças entre Arquivos ComparadosSe a sua comparação contém várias diferenças, você pode navegar nelas, usando os ícones de seta exibidos na barra de ferramentas. Os ícones de seta permitem que você exiba as diferenças conforme elas aparecem na parte do início ao fim:
Alterar os Critérios de ExibiçãoVocê pode optar por exibir os arquivos que contêm alterações na cópia de trabalho local, no repositório ou em ambos simultaneamente:
Observação: o esquema de cores descrito na seção Emblemas e Codificação de Cor é desconsiderado com relação aos ícones mencionados anteriormente. Mesclando Revisões de ArquivosO NetBeans IDE permite mesclar as alterações entre as revisões no repositório e na sua cópia de trabalho local. É possível especificar uma faixa de revisões para mesclar. É possível mesclar uma faixa de revisões de duas pastas separadas de um repositório. O cenário a seguir descreve um caso comum: você fez check-out da versão trunk de um arquivo chamado
Observação: depois de mesclar as alterações do arquivo com o diretório de trabalho local, ainda é necessário confirmar as alterações usando o comando Confirmar para poder adicionar as alterações ao repositório. Confirmando Códigos-fonte em um RepositórioDepois de fazer alterações no código-fonte, você as confirma no repositório. Normalmente, é recomendado atualizar todas as cópias que você tenha no repositório antes de executar a confirmação para garantir que não surjam conflitos. No entanto, podem ocorrer conflitos, que devem ser considerados como um evento natural quando vários desenvolvedores trabalham simultaneamente em um projeto. O IDE fornece um suporte flexível que permite executar todas essas funções. Ele também fornece um Resolvedor de Conflitos que permite tratar com segurança quaisquer conflitos à medida que ocorrerem. Atualizando Cópias LocaisVocê pode executar atualizações ao escolher Subversion > Atualizar ao clicar com o botão direito do mouse em qualquer item com controle de versão nas janela Projetos, Arquivo ou Favoritos. Ao trabalhar diretamente na janela Controle de Versão, basta clicar com o botão direito do mouse em um arquivo listado e escolher Atualizar. Para executar uma atualização em todos os arquivos de código-fonte, você pode clicar no ícone Atualizar Todos ( Resolvendo ConflitosQuando você executa uma atualização ou confirmação, o suporte ao Subversion do IDE compara seus arquivos com os códigos-fonte no repositório para assegurar que outras alterações já não ocorreram nos mesmos locais. Quando seu check-out (ou atualização) anterior não coincidir mais com o HEAD do repositório (ou seja, a versão mais atual) e as alterações aplicadas à sua cópia local de trabalho coincidirem com áreas no HEAD que também mudaram, sua atualização ou confirmação resultará em um conflito. Conforme indicado em Emblemas e Codificação de Cor, os conflitos são exibidos no IDE com texto vermelho e são acompanhado por um emblema vermelho (
Quaisquer conflitos que surjam precisam ser resolvidos antes de confirmar os arquivos no repositório. Você pode resolver os conflitos no IDE usando o Resolvedor de Conflitos de Mesclagem O Resolvedor de Conflitos de Mesclagem fornece uma interface intuitiva que permite endereçar conflitos individuais sequencialmente enquanto exibe a saída mesclada ao efetuar alterações. Você pode acessar o Resolvedor de Conflitos de Mesclagem em um arquivo que esteja em conflito ao clicar com o botão direito do mouse naquele arquivo e escolher Subversion > Solucionar Conflitos. O Resolvedor de Conflitos de Mesclagem exibe as duas revisões em conflito lado a lado no painel superior, com as áreas conflitantes realçadas. O painel inferior mostra o arquivo da forma como aparece durante mesclagens de conflitos entre as duas revisões: Você resolver um conflito ao aceitar uma das duas revisões exibidas no painel superior. Clique no botão Aceitar da revisão que deseja aceitar. O IDE mescla a revisão aceita com o arquivo de origem e você pode imediatamente ver os resultados da mesclagem no painel inferior do Resolvedor de Conflitos de Mesclagem. Depois de resolver todos os conflitos, clique em OK para sair do Resolvedor de Conflitos de Mesclagem e salvar o arquivo modificado. O emblema de conflito é removido e agora é possível confirmar o arquivo modificado no repositório. Executando a ConfirmaçãoApós editar os arquivos de origem, executar uma atualização e resolver quaisquer conflitos, você confirma os arquivos de sua cópia local de trabalho no repositório. O IDE permite que você chame o comando de confirmação das seguintes formas:
A caixa de diálogo Confirmar é aberta, exibindo os arquivos que estão prestes a serem confirmados no repositório: A caixa de diálogo Confirmar lista:
Na caixa de diálogo Confirmar, é possível especificar se arquivos individuais devem ser excluídos da confirmação. Para fazer isso, clique na coluna Ação de Confirmação de um arquivo selecionado e escolha Excluir da confirmação na lista drop-down. De forma similar, quando novos arquivos são incluídos, é possível especificar o tipo MIME ao escolher Adicionar como binário ou Adicionar como Texto na lista drop-down. Para executar a confirmação:
ResumoIsso conclui o tour guiado do Subversion para NetBeans IDE 6.x e versões posteriores. Este documento demonstrou como executar tarefas de controle de versão básicas no IDE, guiando você pelo fluxo de trabalho padrão ao usar o suporte Subversion do IDE. Ele mostrou como configurar um projeto com controle de versão e como executar tarefas básicas em arquivos com controle de versão e apresentando-o algumas das novas funcionalidades do Subversion incluídas no IDE. Consulte TambémPara documentos relacionados, consulte os seguintes recursos:
|
Documentation |