Instruções da Aplicação C/C++ para Assistência ao Código

A assistência ao código é um conjunto de funcionalidades do IDE que ajuda a navegar e editar o código-fonte. Para um Projeto C/C++ com Códigos-fonte Existentes ou um Projeto C/C++ do Binário Existente, você pode especificar como seu código será submetido a parse para ativar as funcionalidades de assistência ao código do IDE.

Observe que as dicas deste artigo aplicam-se principalmente a projetos de código-fonte existente ou de um binário existente. Para projetos que são criados e gerenciados pela assistência ao código IDE, a configuração não é necessária.

Conteúdo

O conteúdo desta página aplica-se ao NetBeans IDE 8.0/7.4/7.3
O que Fazer quando seu Projeto Tem um Ponto de Interrogação na Janela Projetos ou uma Diretiva #include é Sublinhada em Vermelho
Configurando o Analisador de Código para a Assistência ao Código
Configurando a Assistência ao Código para um Projeto Multiplataforma
Configurando a Assistência ao Código Quando Você não Consegue Construir o Projeto
Quando um Hiperlink vai para uma Definição de Função e Quando vai para uma Declaração
Encontrando Todas as Definições de um Namespace
Vendo o Nome de Declaração de uma Declaração Feita em uma Macro

O que Fazer quando seu Projeto Tem um Ponto de Interrogação na Janela Projetos

Se seu projeto tem um ponto de interrogação na janela projetos ou uma diretiva #include está sublinhada em vermelho, então seu projeto tem políticas include não resolvidas. O IDE usa o parser interno que é usado por funcionalidades de Assistência ao Código (Autocompletar Código, janela Classes, janela Navegador etc.). As marcações significam que esse parser não conseguiu resolver algumas diretivas #include, pois o projeto IDE tem uma configuração incorreta. Isso pode ter ocorrido se o projeto tiver sido criado de fontes existentes sem a ajuda de informações de depuração ou se, por exemplo, os arquivos de origem tiverem incluído novas bibliotecas desde a criação do projeto IDE.

Estes são alguns dos possíveis motivos (organizados do mais para o menos provável):

  • Caminhos include do usuário errados ou insuficientes especificados no projeto, na pasta lógica ou nas propriedades do arquivo
  • Macros definidas pelo usuário erradas ou insuficientes especificadas no projeto, na pasta lógica ou nas propriedades do arquivo
  • O arquivo de código-fonte foi incluído no projeto por engano
  • O arquivo de cabeçalho não foi incluído em nenhum arquivo de código-fonte e, portanto, foi incluído no projeto por engano

Se você retiver o cursor do mouse sobre a pasta do projeto, uma dica de ferramenta exibirá algumas informações sobre o problema. Para obter mais informações, você pode clicar com o botão direito do mouse e selecionar Assistência ao Código -> Diretivas #include/#error com falha.

Tente iniciar o assistente Configurar Assistência ao Código clicando com o botão direito do mouse no nó do projeto e selecionando Assistência ao Código > Configurar Assistência ao Código para resolver o problema. Se você conhece o local dos arquivos que correspondem à diretiva include com falha, poderá configurar manualmente o projeto, a pasta lógica e as propriedades do arquivo.

Configurando o Analisador de Código para a Assistência ao Código

Suponha que o código-fonte da sua aplicação seja gerenciado com um VCS (sistema de controle de versão) como Mercurial e você crie um projeto do IDE com o código-fonte. Se você abrir o projeto do IDe no IDE e obtiver as alterações do VCS, deverá compilar o projeto do IDE para atualizá-lo com as modificações.

Depois que você criar seu projeto no IDE, o projeto será automaticamente atualizado pelo IDE das seguintes formas:

  • Novas unidades de compilação serão adicionadas ao projeto do IDE.
  • As unidades de compilação existentes serão modificadas com inclusões e macros definidas pelo usuário novas ou alteradas.
  • As unidades de compilação que são excluídas da compilação não são excluídas da assistência ao código.

O IDE usa um analisador de compilação para obter informações da compilação, usando uma técnica de interposição para obter chamadas de exec da biblioteca do sistema nas plataformas Oracle Solaris e Linux. Por padrão, o analizador de compilação é usado quando você cria um projeto com fontes existentes e quando executa manualmente Configurar Assistência ao Código. Se o analizador de compilação não for usado, o log de saída da compilação será usado para capturar informações.

Se você não quiser que o IDE execute atualizações no projeto, poderá desativar o analizador de compilação desta forma:

  1. Clique com o botão direito do mouse no nó do projeto na janela Projetos e selecione Propriedades.
  2. Na caixa de diálogo Propriedades do Projeto, clique na categoria Assistência ao Código.
  3. Cancele a seleção da opção Usar Analisador de Compilação.

Para projetos de código-fonte que configuram o próprio ambiente no momento da compilação, o analisador de compilação nem sempre funciona bem. Se uma compilação falhar quando a opção Usar Analisador de Compilação for selecionada, você deverá verificar o script da compilação para ver se cancelou a definição da variável de ambiente LD_LIBRARY_PATH. Se LD_LIBRARY_PATH não estiver definida, você também deverá cancelar a definição de LD_PRELOAD. Quando a definição dessas duas variáveis é cancelada, o analizador de compilação é automaticamente desativado. Se você não conseguir modificar o script da compilação, poderá desativar o analizador de compilação como descrito acima e o IDE poderá usar o log de saída para obter informações da compilação.

Configurando a Assistência ao Código para um Projeto Multiplataforma

Se você estiver desenvolvendo um projeto multiplataforma usando um código existente, poderá usar o mesmo projeto IDE para diferentes plataformas. Crie uma configuração por plataforma e alterar a coleção de compiladores, opções do compilador e outras propriedades do projeto adequadamente.

O assistente Configurar Assistência ao Código também funciona por configuração: ele altera somente a configuração que está atualmente ativa. Portanto, é possível executá-lo separadamente para cada configuração e obter diferentes definições de assistência ao código para diferentes plataformas.

Configurando a Assistência ao Código Quando Você não Consegue Construir o Projeto

O assistente Configurar Assistência ao Código será mais eficiente se você criar seu código com informações de depuração (as melhores opções são -g3 -gdwarf-2 para compiladores GNU e somente -g para compiladores Oracle Solaris Studio.

Caso não seja possível compilar seu projeto ou se ele não contiver informações de depuração, o assistente Configurar Assistência ao Código tem um modo especial denominado Pesquisar Sistema de Arquivos para Arquivos de Cabeçalho C/C++. Nesse modo, o NetBeans IDE tenta solucionar diretivas include com falha procurando cabeçalhos no sistema de arquivos. O assistente permite inserir um caminho para pesquisar cabeçalhos. Por padrão, o caminho pesquisado é uma raiz de origem do projeto.

Para usar o assistente, clique com o botão direito do mouse e escolha Assistência ao Código > Configurar Assistência ao Código. Siga as etapas do assistente para permitir que o IDE atualize a assistência ao código. Clique no botão Ajuda para obter informações sobre cada etapa.

Usando Hiperlinks para Navegar entre Chamadas e Declarações

A navegação por hiperlinks permite passar de chamadas de uma função, classe, método, variável ou constante para sua declaração. Para usar um hiperlink, siga um destes procedimentos:

  • Passe o mouse sobre uma classe, método, variável ou constante, pressionando a tecla Ctrl. Um hiperlink é exibido juntamente com uma dica de ferramenta com informações sobre o elemento. Clique no hiperlink e o editor passará para a declaração. Pressione Alt+Seta para a esquerda para voltar para a chamada.
  • Passe o mouse sobre um identificador e pressione Ctrl+B. O editor passa para a declaração.
  • Pressione Alt+Seta para a esquerda para voltar para a chamada. Pressione Alt+Seta para a esquerda e Alt + Seta para a direita para se mover para frente e para trás no histórico de posição do cursor.

Você também pode clicar com o botão direito do mouse em um item e selecionar Navegar > Ir para Declaração/Definição ou outras opções para navegar pelo código.

Encontrando Todas as Definições de um Namespace

Um namespace pode ser definido em diferentes arquivos do projeto. Para navegar entre diferentes definições de namespace, use a janela Classes (Ctrl-9). Clique com o botão direito do mouse no namespace no qual está interessado e selecione Todas as Declarações. Você verá uma lista de todas as definições classificadas por nomes de arquivo.

get support for the NetBeans

Support


By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2013, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo