Compartilhando Resultados de Parse de um Grande Projeto do C/C++

Este documento descreve como fazer o parse de uma grande projeto uma vez e, em seguida, compartilhar os resultados com os membros de sua equipe para poupar tempo e recursos.

Conteúdo

O conteúdo desta página se aplica ao NetBeans IDE 6.8, 6.9, 7.3 e 7.4

Requisitos

Para seguir este tutorial, você precisa do software a seguir.

Software Versão Necessária
NetBeans IDE (incluindo o suporte ao C/C++) versão 7.3 ou 7.4
JDK (Java Development Kit) Versão 6 ou 7

Consulte as Instruções de Instalação do NetBeans IDE e a Configuração do NetBeans IDE para o C/C++/Fortran para obter informações sobre o download e a instalação do software necessário.

Cache de Assistência ao Código

O NetBeans IDE armazena resultados de parse em um disco quando faz parse no código-fonte do C/C++. Os dados salvos em um disco são chamados de Cache de Assistência do Código.

Quando você abre um projeto, o NetBeans IDE examina o cache e verifica se ele está atualizado. Se não estiver, o NetBeams IDE não faz parse no seu projeto e apenas carrega os dados necessários para a navegação do código do Cache de Assistência do Código.

Compartilhando o Cache de Assistência ao Código

Por default, o Cache de Assistência ao Código reside na pasta ${userdir}/var/cache (em que ${userdir} se refere ao diretório de usuário do NetBeans) e não pode ser copiado nem compartilhado para outro local.

Se o Cache de Assistência ao Código for inserido em um projeto, ele poderá ser copiado para outra máquina, desde que essa máquina seja copiada para atender a estes requisitos:

  • o sistema operacional é idêntico ao sistema operacional da máquina de parse do código
  • o conjunto de ferramentas usado pelo projeto existe na máquina em que o cache foi copiado e reside no mesmo local

Para instruir o NetBeans IDE a instruir o Cache de Assistência ao Código dentro dos metadados do seu projeto:

  1. Adicione a linha cache.location=nbproject/private/cache a:
    • o arquivo de propriedades do projeto (nbproject/project.properties)
    • o arquivo de propriedades privadas (nbproject/private/private.properties)

    Observação: a diferença entre as propriedades do projeto e os arquivos de propriedades privadas é que o público (nbproject/project.properties) é compartilhado com o sistema de controle de versão por default, enquanto o privado (nbproject/private/private.properties) não é. Portanto, se você quiser modificar propriedades privadas, deverá sincronizar o arquivo de propriedades privadas com o arquivo idêntico em outra máquina. Se um arquivo de propriedades do projeto for alterado, um sistema de controle de versão poderá sincronizá-lo automaticamente com aquele da outra máquina para você.

  2. Depois que o arquivo de propriedades é modificado, feche e reabra o projeto.
    O IDE fará parse do projeto e o Cache de Assistência ao Código será colocado em um subdiretório privado nos metadados do projeto.
  3. Feche o projeto e arquive o nbproject/private/cache ou copie-o em um local compartilhado.

    Observação: não esqueça de fechar um projeto antes de copiá-lo ou compactá-lo, pois, caso contrário, alguns dados podem não ser transferidos para o cache.

O Cache de Assistência ao Código agora pode ser copiado para outros projetos em outras máquinas e ser usado, em vez de aguardar até o NetBens fazer parse no objeto.

Se houver arquivos mais recentes na máquina para a qual o cache está sendo copiado, o parse só será feito nos arquivos mais recentes.

Compartilhando Cache entre Máquinas com Sistemas Operacionais ou Compiladores Diferentes

Se for necessário compartilhar o Cache de Assistência ao Código entre máquinas que executem sistemas operacionais ou compiladores diferentes, você deverá criar caches separados para cada par (Sistema Operacional, Conjunto de Compilador).

Mais Informações sobre C/C++/Suporte Fortran

Consulte Trilha de Aprendizado C/C++ para obter mais informações sobre o uso das funcionalidades do NetBeans IDE.

Entre no Fórum de Usuário do NetBeans C/C++ para participar de discussões relacionadas ao desenvolvimento de C/C++ usando o NetBeans IDE ou pedir ajuda.

Você pode arquivar um bug ou sugerir aprimoramentos para o Bugzilla (é necessário ter registro no netbeans.org).


get support for the NetBeans

Support


By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2015, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo