Ativando o Java Web Start no NetBeans IDE

Seguindo as etapas neste tutorial, você aprenderá a configurar sua aplicação para que ela possa ser implantada utilizando o Java Web Start. O Java Web Start é uma tecnologia que é utilizada para executar aplicações Java de um Web browser com apenas um clique. Em resumo, o Java Web Start é apenas outra forma de como é possível implantar aplicações Java.

Neste tutorial, utilizamos uma aplicação Java simples, um conversor, que converte as medições de distâncias entre as unidades métricas e a dos EUA. O código para esta aplicação de amostra será disponibilizado para download e será necessário configurar as definições do projeto para poder iniciá-lo utilizando o Java Web Start. Você pode usar qualquer servidor web remoto disponível para você fazer upload nos arquivos da aplicação.

Este tutorial leva aproximadamente 20 minutos para ser completado.

Conteúdo

O conteúdo desta página se aplica ao NetBeans IDE 6.9, 7.0, 7.1, 7.2 e 7.3

Para concluir este tutorial, você precisa do software e dos recursos apresentados na tabela a seguir.

Software ou Recurso Versão Necessária
NetBeans IDE 6.9, 7.0, 7.1, 7.2, 7.3
JDK (Java Development Kit) 6 ou 7
Arquivo compactado zip do conversor n/d

Abrindo um Projeto

Abra a /Aplicação do Conversor no IDE. A aplicação já está encapsulada como um projeto NetBeans IDE, portanto, basta abrir o projeto no IDE.

O código-fonte para a demonstração do Conversor é originalmente fornecido no tutorial Java. Consulte a seção Utilizando Componentes Swing do tutorial Java para aprender como escrever esta pequena aplicação. Neste tutorial, você aprenderá a configurar suas definições de projeto para que esta aplicação Java possa ser iniciada em um web browser.

  1. Faça download do arquivo compactado zip da aplicação de demonstração do conversor.
  2. Extraia o arquivo compactado em um local no sistema.
  3. No IDE, escolha Arquivo > Abrir Projeto, a partir do menu principal.
    O projeto ConverterPrj é aberto na janela Projetos. Você pode expandir os nós do projeto para exibir os arquivos de código-fonte.

Mostrando o conteúdo da imagem ConverterPrj.

Configurando o Projeto para Ativar o Java Web Start

Com o Java Web Start, o usuário pode iniciar a aplicação Java clicando no link HTML para um arquivo JNLP para esta aplicação dentro do Web browser. O arquivo JNLP, que é um arquivo de configuração especial, instrui o Java Web Start para fazer download, armazenar no cache e executar a aplicação Java. Para executar aplicações com o Java Web Start, basta ter uma versão compatível do Java Runtime Environment (JRE) instalado na máquina cliente. A instalação do Java Development Kit (JDK) não é necessária.

Para ativar sua aplicação Java para ser executada com o Java Web Start, é preciso configurar as propriedades sobre como o IDE deveria ser incorporado no projeto. Quando o Java Web Start é ativado nas propriedades do projeto, o IDE cria automaticamente um arquivo JNLP e uma página HTML com o link para o arquivo JNLP, junto com o arquivo JAR.

Configurando o Projeto para Ativar o Java Web Start

Neste exercício configuramos o projeto para torná-lo ativado para o Java Web Start e testamos localmente sua execução.

  1. Clique com o botão direito do mouse no nó do projeto ConverterPrj e escolha Propriedades.
  2. Em Categorias, escolha Web Start e selecione a caixa de seleção Ativar o Web Start.
  3. Escolha a opção Execução Local na lista drop-down Código-base, já que primeiro iremos executar a aplicação localmente.
    O campo Visualizar Código-base mostra o caminho para os arquivos da aplicação local.
  4. Clique em Personalizar para abrir a caixa de diálogo Assinatura. Selecione a opção autoassinado por chave gerada.
    O arquivo da aplicação JAR será assinado por um certificado gerado automaticamente quando o projeto for construído. Com o certificado autoassinado, a aplicação será capaz de acessar os mesmos recursos a partir do computador como uma aplicação regular que é executada localmente. Por exemplo, o certificado autoassinado permite que uma aplicação acesse arquivos locais e a rede.
  5. Deixe as Proteções de Software Ativadas na lista drop-down de Código Misto e clique em OK.
  6. (Opcional) Na caixa de diálogo Propriedades do Projeto, selecione o painel Aplicação e altere o título e nome do fornecedor.
  7. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Propriedades do Projeto.

Imagem que mostra as propriedades de ConverterPrj.

Compilando e Executando a Aplicação Java WebStart a partir do IDE

Para compilar e executar a aplicação para testar Java Web Start localmente:

  1. Selecione o nó do projeto ConverterPrj na janela Projetos e, em seguida, escolha Executar > Definir Projeto Principal > ConverterPrj no menu principal.
  2. Escolha Executar > Executar Projeto Principal ou pressione F6.
    O IDE compila os códigos-fonte e é possível ver a tela de splash indicando que o Java está sendo iniciado e a janela de advertência perguntando se a aplicação assinada pode ser executada.

    Advertência

  3. Marque a caixa de seleção para definir o conteúdo como confiável e clique em Executar na janela de advertência.
    A aplicação Conversor é iniciada.

    Imagem mostrando a aplicação de Conversão.

Explorando os Arquivos Java Web Start

Vamos agora examinar de perto os arquivos Java Web Start que foram criados pelo IDE durante o processo de construção (Executar > Criar Projeto).

Para exibir os arquivos, abra a janela Arquivos no IDE e expanda a pasta dist.

Imagem mostrando os arquivos criados para a aplicação do Conversor.

Para o Java Web Start, os seguintes dois arquivos adicionais foram criados:

  • launch.jnlp: este é um arquivo XML com elementos especiais e atributos que instruem os browsers sobre como executar a aplicação. JNLP representa o Java Network Launching Protocol. Os atributos dos arquivos JNLP podem incluir a versão de especificação JNLP, o título da aplicação, o nome do fornecedor, um link para a aplicação JAR, etc.
  • launch.html: esta é uma página HTML automaticamente gerada, que possui um link para o arquivo JNLP. Os usuários clicam nesse link para iniciar as aplicações por meio do Java Web Start. Esse arquivo HTML gerado também possui uma referência cancelada com comentário para o Java Deployment Toolkit (deployJava.js) publicamente disponível, que fornece funções JavaScript para poder evitar problemas de compatibilidade do browser. É possível encontrar aqui mais informações sobre Java Deployment Toolkit .

    É possível tentar o seguinte: fora do IDE, vá para o arquivo launch.html no sistema, abra-o em seu browser e clique no link para iniciar a aplicação de demonstração do Conversor.

Executando a Aplicação de uma Localização Remota

Após verificarmos que a aplicação foi iniciada com êxito com o Java Web Start usando o código-fonte local, vamos fazer seu upload em um local remoto e iniciá-la de lá.

Observação: para implantação de aplicações com o Java Web Start na Web, o servidor Web que estiver sendo utilizado deve ser capaz de manipular arquivos JNLP. O servidor Web deve ser configurado para reconhecer os arquivos JNLP como aplicações, ou seja, o tipo MIME para o JNLP deve ser adicionado na configuração do servidor Web. Caso contrário, os arquivos com a extensão JNLP serão tratados como arquivos de texto comuns. Para obter mais informações sobre a configuração do servidor Web, consulte o Guia do Java Web Start.

Modificando o Arquivo JNLP

Para iniciar a aplicação a partir da Web, é preciso fornecer um link para o arquivo de código-fonte das aplicações na Web no arquivo JNLP.

  1. Clique com o botão direito do mouse no nó do projeto ConvertePrj, escolha Propriedades e selecione Web Start em Categorias.
  2. Escolha definida pelo usuário como o Código-base.
  3. No campo Visualizar Código-Base, insira o URL para onde fará upload dos arquivos de código-fonte.
    Por exemplo, http://mydomain.com/myuser/converter/.
  4. Clique em OK na janela Propriedades do Projeto.
  5. Clique com o botão direito do mouse no nó ConverterPRJ e escolha Limpar e Construir.
    Este comando do IDE deleta todos os arquivos anteriormente compilados e as saídas construídas, recompila sua aplicação e constrói os arquivos de saída com as definições atuais.

Fazendo Upload dos Arquivos do Código-fonte

Agora faremos upload dos arquivos de código-fonte em um servidor e executaremos a aplicação a partir dele. Observe que todas as credenciais de usuário e nomes de projeto referenciados nesta seção deveriam ser substituídos por seus dados pessoais.

  1. Faça o log-in no servidor web e vá à área de download do seu projeto.
    Em nosso caso, o título do projeto é "Área de Documentação do NetBeans IDE"
  2. Faça upload dos seguintes arquivos locais a partir da pasta dist para o diretório de seu projeto para a área Downloads de seu projeto: ConverterPrj.jar, launch.html e launch.jnlp.

    A figura abaixo mostra a área de download para o projeto Área de Documentação do NetBeans IDE.

    Imagem que mostra a área de download do Projeto de Documentação do NetBeans IDE

  3. Agora, execute a aplicação. Em uma janela do browser, insira o URL para o arquivo launch.html e clique no link "Acione a aplicação".

    A aplicação do Conversor é iniciada com Java Web Start.

Resumo

Neste tutorial resumido, mostramos como tornar uma aplicação Java implantável facilmente na Web utilizando o NetBeans IDE. Essa é apenas outra forma de implantar aplicações Java.


Consulte Também

Para obter mais informações sobre como utilizar o Java Web Start, consulte os seguintes recursos:

get support for the NetBeans

Support


By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2013, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo