Assistência de Código no Editor Java do NetBeans IDE: Um Guia de Referência

O propósito do ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) é maximizar a produtividade e suportar o desenvolvimento racional usando uma ferramenta única. Este documento de referência descreve as funcionalidades úteis para ajuda na codificação, opções de personalização, e capacidades de navegação do Editor Java do NetBeans IDE.

Assista o screencast Editando Código Java no NetBeans IDE para aprender a usar as funcionalidades de produtividade do editor.

Conteúdo

O conteúdo desta página se aplica ao NetBeans IDE 6.9 e versão mais recente

Para concluir este tutorial, você precisa do software e dos recursos apresentados na tabela a seguir.

Software ou Recurso Versão Necessária
NetBeans IDE versão 6.9 ou posterior
Java Development Kit (JDK) versão 6 ou 7

Autocompletar Código Inteligente

O Editor Java do NetBeans ajuda a completar e gerar código rapidamente usando a funcionalidade autocompletar código "inteligente". Em um senso geral, o recurso autocompletar código é muito útil quando você deseja preencher o código faltantes, examinar as opções disponíveis no contexto de sua aplicação, e gerar blocos de código quando necessário. Consulte os exemplos abaixo de como usar a opção autocompletar código.

Chamando Autocompletar Código

Caixa autocompletar código

Pressione Ctlr-Espaço (ou escolha Código-fonte > Autocompletar Código, no menu principal) para abrir a caixa autocompletar código. Na medida em que você digita a lista de sugestões diminui. As sugestões listadas incluem as que estão importadas em seu arquivo de origem e os símbolos do pacote java.lang.

Para personalizar as definições de autocompletar código, selecione Ferramentas > Opções > Editor > Autocompletar Código.

Por exemplo, você pode definir que a janela autocompletar código apareça automaticamente ou somente quando necessária. Na guia Autocompletar Código, selecione a caixa de seleção Janela Pop-up Autocompletar Código para chamar automaticamente esta janela quando estiver digitando determinados caracteres. O caractere default é ".", mas é possível adicionar seus próprios caracteres.

Para adicionar caracteres que chamam a janela autocompletar código, selecione Java na lista drop-down Linguagem, e digite seus caracteres no campo Pop-up Automático de Triggers para Java. A janela autocompletar código aparecerá cada vez que você digitar os caracteres especificados.

Quando a caixa de seleção Janela Pop-up Autocompletar Código estiver desativada, será necessário pressionar Ctlr-Espaço cada vez que precisar usar a opção autocompletar código.

Sugestões Inteligentes no Topo

Caixa autocompletar código com sugestões inteligentes

No NetBeans IDE, a opção autocompletar código Java é "inteligente", o que significa que as sugestões que sejam as mais relevantes para o contexto de seu código são exibidas no topo, acima da linha preta na janela autocompletar código.

No exemplo à esquerda, o editor sugere a inserção do construtor LinkedHashMap do pacote java.util.

Se as sugestões "inteligentes" não são as que você deseja usar, pressione Ctlr-Espaço novamente para visualizar a lista completa.

Completando Palavras-chave

Conclusão de palavras-chave

Use autocompletar código (Ctlr-Espaço) para completar as palavras-chave em seu código. O editor analisa o contexto e sugere as palavras-chave mais relevantes.

No exemplo na esquerda, a classe ColorChooserDemo estende a classe JPanel. Você pode adicionar rapidamente a palavra-chave extends a partir dos itens sugeridos.

Sugerindo nomes para Variáveis e Campos

Conclusão de nomes e campos

Quando você está adicionando um novo campo ou uma variável, use autocompletar código (Ctlr-Espaço) para escolher um nome que coincida com seu tipo.

Digite um prefixo para o novo nome, pressione Ctlr-Espaço e selecione o nome que deseja usar a partir da lista de sugestões.

Sugerindo Parâmetros

Sugestões para formatos de parâmetro

O editor adivinha nos parâmetros para variáveis, métodos ou campos, e exibe as sugestões em uma caixa suspensa.

Por exemplo, quando você seleciona um método na janela autocompletar código que tem um ou mais argumentos, o Editor realça o primeiro argumento e exibe uma dica de ferramentas sugerindo o formato para este argumento. Para mover para o próximo argumento, pressione as teclas Tab ou Enter.

Você pode chamar as dicas de ferramenta com parâmetros de método ao pressionar Ctlr-P (ou Fonte > Mostrar Parâmetros de Método) a qualquer momento.

Conclusão de Prefixo Comum

Conclusão de prefixos

Você pode usar a tecla Tab para rapidamente preencher os prefixos mais usados e sugestões únicas.

Para verificar como funciona esta funcionalidade, tente digitar o seguinte:

  1. Digite system.out.p e aguarde o recurso autocompletar código mostrar todos os campos e métodos que começam com "p". Todas as sugestões serão relacionadas à "impressão"
  2. Pressione a tecla Tab e o editor automaticamente preenche "print".
    Você pode continuar e digita "l" e, após pressionar Tab, o "println" será adicionado.

Na janela autocompletar código, são usados ícones para distinguir diferente membros da linguagem Java. Consulte o Apêndice A no fim deste documento para ver o significados destes ícones.

início

Gerenciando Importações

Há diversas maneiras de trabalhar com instruções importadas. O Editor Java do IDE verifica constantemente seu código para o correto uso de instruções importadas e imediatamente avisa quando classes não-importadas ou instruções importadas não utilizadas são detectadas.

Sugestões para uma instrução de importação

 

Quando uma classe não importada é encontrada, a marca de erro Ícone de erro luminoso aparece na margem esquerda do IDE (esta também é chamada de margem glifo). Clique na marca de erro e escolha se a importação faltante deve ser adicionada ou se a classe deve ser criada no pacote atual.

Enquanto estiver digitando, pressione Ctrl-Shift-I (ou escolha Fonte > Corrigir importações, no menu) para adicionar todas as instruções faltantes de uma só vez.

Pressione Alt-Shift-I para adicionar uma importação somente para o tipo no qual o cursor está localizado.

 

Adição automática de instruções de importação

Quando você seleciona uma classe na janela autocompletar código, o Editor adiciona automaticamente uma instrução importada por ele, portanto, não é preciso se preocupar com isso.

Remoção automática de importações não utilizadas

Se houver instruções de importação não utilizadas em seu código, pressione a Ícone de advertência luminoso marca de advertência na margem esquerda do Editor e escolha para remover uma ou todas as importações não utilizadas. No Editor, as importações não utilizadas são sublinhadas (consulte a seção Coloração Semântica para obter detalhes).

Para rapidamente ver se seu código contém importações não utilizadas ou faltantes, observe as linhas de erro na margem direita: linhas laranja marcam as importações faltantes ou não utilizadas.

início

Gerando Código

Ao trabalhar no Editor Java, você pode gerar partes de código de duas maneiras: usando o recurso autocompletar código ou a partir da caixa de diálogo Geração de Código. Vamos examinar mais de perto exemplos simples de geração automática de código.

Usando a Caixa de Diálogo Geração de Código

Geração do código da caixa de diálogo Geração do Código

 

Pressione Alt-Insert (ou escolha Código-fonte> Inserir Código) em qualquer parte do Editor para inserir um construtor com base na caixa Geração de Código. A lista sugerida é ajustada para o contexto atual.

No exemplo na esquerda, vamos gerar um construtor para a classe Sample. Pressione Alt-Insert, selecione Construtor na caixa Geração de Código, e especifique os campos que serão inicializados pelo construtor. O Editor irá gerar o construtor com os parâmetros especificados.

No Editor Java do IDE, é possível gerar automaticamente diversos construtores e métodos inteiros, substituir e delegar métodos, adicionar propriedades, e mais.

Usando Autocompletar Código

Geração de código na janela Autocompletar Código

Você também pode gerar código a partir da janela autocompletar código. Neste exemplo, usamos a mesma parte do código como acima, para mostrar como você pode gerar código a partir da janela autocompletar código.

Pressione Ctrl-Espaço para abrir a janela autocompletar código e escolha o seguinte item: Sample(String name, int number) - gerar. O Editor irá gerar um construtor com os parâmetros especificados.

Na janela autocompletar código, os construtores que podem ser gerados automaticamente são marcados com o Ícone Gerar ícone e a observação "gerar". Para obter mais explicações sobre os ícones e seus significados, consulte o Apêndice A.

início

Modelos de Código

Um Modelo de Código é uma parte predefinida de código que tem uma abreviação associada a si. Consulte os exemplos abaixo que mostram como usar modelos de código.

Usando Modelos de Código

Inserção de um modelo da janela Autocompletar Código

Modelos do código são marcados com o Ícone modelo ao vivo ícone na janela Autocompletar Código.

Você pode adotar um dos seguintes procedimentos:

  • Selecione um modelo a partir da janela autocompletar código e pressione Enter ou
  • Digite a abreviatura para este modelo e pressione a tecla que expande este modelo (por default, Tab).

No modelo expandido, as partes editáveis são exibidas como caixas azuis. Use a tecla Tab para passar pelas partes que você precisa editar.

Adicionando ou Editando Modelos de Código

Personalizando modelos ao vivo

Para Personalizar os Modelos de Código:

  1. Escolha Ferramentas > Opções > Editor > Modelos de código.
  2. Na lista drop-down Linguagem, selecione Java (ou a linguagem para a qual deseja criar um modelo de código). A lista de abreviaturas e modelos associados é exibida.
  3. Use os botões Novo e Remover para adicionar ou remover modelo na lista. Para editar um modelo existente, selecione o modelo e edite o código no campo Texto expandido, abaixo na lista.
  4. Escolha a tecla que será usada para expandir os modelos. A tecla default é Tab.

Consulte este documento para saber mais sobre a sintaxe para escrever novos Modelos de Código.

Consulte também Modelos de Código no NetBeans IDE para PHP.

início

Trabalhando com o Javadoc

Use as seguintes funcionalidades que facilitam trabalhar com o Javadoc para seu código.

Exibindo o Javadoc

Janela Javadoc.

Coloque o cursor em um elemento e pressione Ctr-Shift-Espaço (ou escolha Código-fonte > Mostrar Documentação). O Javadoc para este elemento é exibido em uma janela pop-up.

No menu principal do IDE, clique em Janela > Outra > Javadoc, para abrir a janela Javadoc, na qual a documentação é automaticamente atualizada para a localização de seu cursor.

 

 

 

Criando Stubs de Javadoc

Criação de stubs de Javadoc

Coloque o cursor sobre um método ou classe que não tenha Javadoc, digite "/**", e pressione Enter.

O IDE cria uma estrutura de esqueleto para o comentário Javadoc preenchido com algum conteúdo. Caso tenha a janela do Javadoc aberta, você verá imediatamente as alterações enquanto estiver digitando.

 

Usando Dicas do Javadoc

Uso de Dicas de Javadoc

O IDE exibe dicas quando o Javadoc está faltando ou os identificadores Javadoc são necessários.

Clique no ícone de bulbo na margem esquerda do editor para corrigir os erros do Javadoc.

Caso não queira ver as dicas relacionadas com o Javadoc, escolha Ferramentas >Opções >Editor > Dicas, e desmarque a caixa de seleção Javadoc na lista de dicas que é exibida.

Usando AutoCompletar Código para Tags Javadoc

Autocompletar Código para Javadoc

Autocompletar código está disponível para tags Javadoc.

Digite o símbolo "@" e espere até que a janela autocompletar código seja aberta (dependendo de suas definições, pode ser preciso pressionar Ctlr-Espaço).

Gerando o Javadoc

Saída Javadoc gerada

Para gerar o Javadoc para um projeto, escolha o item de menu Executar > Gerar Javadoc (ou clique com o botão direito do mouse na janela Projetos e escolha Gerar Javadoc). O IDE irá gerar o Javadoc e irá abri-lo em uma janela separada do browser.

No exemplo à esquerda, é possível visualizar um exemplo de saída do comando Gerar Javadoc. Se houver algumas advertências ou erros, eles também serão exibidos nesta janela.

Para personalizar as opções de formatação do Javadoc, clique com o botão direito do mouse no projeto, escolha Propriedades, e abra o painel Documentação sob a categoria Construir (somente disponível em projetos Java). Para obter informações sobre as opções neste painel, clique no botão Ajuda nesta janela.

Analisando o Javadoc

Janela Analisador do Javadoc

Para identificar os lugares em seu código que precisam de comentários Javadoc e inserir com rapidez estes comentários, é possível usar a ferramenta Analisador de Javadoc disponível no Editor Java.

Para analisar e corrigir os comentários Javadoc:

  1. Selecione um projeto, um pacote, ou um arquivo individual, e escolha Ferramentas > Analisar Javadoc a partir do menu principal.
    A janela Analisador exibe sugestões para adicionar ou corrigir comentários Javadoc, dependendo do escopo de sua seleção.
  2. Selecione uma ou diversas caixas de seleção onde gostaria de corrigir o Javadoc, e clique no botão Corrigir Selecionados.
  3. Clique em Ir para Problemas Corrigidos e use as setas Acima e Abaixo para adicionar de fato seus comentários. Isso pode ser útil se você optou por corrigir diversas instâncias de uma só vez e agora deseja revisar os stubs.

início

Usando Dicas

Enquanto você está digitando, o Editor Java verifica seu código e fornece sugestões de como é possível corrigir os erros e navegar pelo código. Os exemplos abaixo mostram os tipos de dicas que estão disponíveis no Editor e como personalizá-las.

Usando Dicas para Corrigir o Código

Usando dicas para corrigir o código

Para os erros mais comuns de código, você pode ver as dicas na margem esquerda do Editor. As dicas são mostradas para muitos tipos de erros, como um campo e definições de variável faltando, problemas com importações, chaves, e outros. Clique no ícone de dica e selecione a correção a ser adicionada.

As dicas são automaticamente exibidas por default. No entanto, caso deseje exibir todas as dicas, escolha Fonte > Corrigir Código (ou pressione Alt-Enter).

Por exemplo, tente digitar "myBoolean=true". O Editor detecta que esta variável não está definida. Clique no ícone de dica e veja que o Editor sugere que você crie um campo, um parâmetro de método ou uma variável local. Selecionar

Personalizando Dicas

Opções de personalização para obter dicas

Você pode desejar limitar o número de categorias para as quais as dicas são exibidas. Para fazer isso:

  1. Escolha Ferramentas > Opções > Editor > Dicas.
  2. Na lista drop-down Linguagem, selecione Java e exiba uma lista de elementos para os quais dicas são exibidas (suas caixas de seleção estão selecionadas).
  3. Para desativar dicas para algumas categorias, desmarque as caixas de seleção apropriadas.

Observação: na guia Dicas, também é possível desativar ou limitar o escopo das varreduras de dependência (opção Varredura de Dependência). Estas etapas podem aprimorar significativamente o desempenho do IDE.

O IDE detecta os erros de compilação em seu código-fonte Java ao localizar e recompilar classes que dependem do arquivo que você está editando (mesmo que estas dependências estejam nos arquivos que não são abertos no editor). Quando um erro de compilação é encontrado, emblemas vermelhos são adicionados no arquivo de código-fonte, pacote ou nós do projeto. A varredura de dependência dentro de projetos pode consumir recursos e degradar o desempenho, especialmente se você estiver trabalhando em projetos grandes.

Para aprimorar o desempenho do IDE, você pode adotar um dos seguintes procedimentos:

  • Limite o escopo das varreduras de dependência para a Raiz do Código-fonte (pesquise por dependências somente na raiz do código-fonte onde a classe modificada está localizada) ou para o projeto atual.
  • Desative a varredura de dependência (escolha Propriedades do Projeto > Construir > Compilando, e cancele a seleção da opção Rastrear Dependências Java). Neste caso, O IDE não efetua a varredura por dependências ou atualiza os símbolos de erro quando você modifica um arquivo.

Circundar com...

Circundam com opções

É fácil circundar partes de seu código com diversas instruções, tais comofor, while, if, try/catch, e outras.

Selecione um bloco em seu código que deseja circundar com uma instrução e clique no ícone de bulbo na margem esquerda (ou pressione Alt-Enter). O Editor exibe uma lista de sugestões entre as quais é possível selecionar a instrução necessária.

Funcionalidades do Editor Geral

Formatação do Código

Opções de personalização de formatação

Escolha Código-fonte > Formato, ou pressione Alt-Shift-F para formatar todo o arquivo ou uma seleção de código. O IDE formata o código de acordo com as definições de formatação especificadas.

Para personalizar as definições de formatação para o código Java:

  1. Escolha Ferramentas > Opções > Editor > Formatação.
  2. Na lista drop-down Linguagem, selecione Java.
  3. Na lista drop-down Categoria, selecione a categoria que deseja personalizar. Por exemplo, você pode personalizar o número de linhas em branco, o tamanho das tabulações e recuos, estilo de mudança de linha etc.
  4. Modifique as regras para a categoria selecionada e exiba o resultado.

Inserindo e Destacando Chaves, Colchetes e Aspas

Opções de personalização para parênteses

Por default, o IDE insere automaticamente pares de chaves, colchetes e aspas. Quando você digita uma chave de abertura e a seguir pressiona Enter, a chave de fechamento é automaticamente adicionada. Para (, [, " e ', o Editor insere imediatamente um par coincidente.

Se, por algum motivo, esta funcionalidade está desativada, ative o mesmo como segue:

  1. Escolha Ferramentas > Opções > Editor > Autocompletar Código.
  2. Marque a caixa de seleção Inserir Fechamento de Parênteses Automaticamente

O Editor também realça os pares de chaves, colchetes e aspas coincidentes. Por exemplo, coloque o cursor antes de qualquer chave ou colchete e, e este tiver um par coincidente, ambos serão realçados em amarelo. Colchetes únicos de qualquer tipo são realçados em vermelho e a marca de erro é exibida na margem esquerda.

Para personalizar as cores de realce, escolha Ferramentas > Opções > Fontes e Cores > Realce.

Dobramento de Código

Exemplo de dobramento de código

No Editor Java, é possível contrair e expandir com rapidez blocos de código, como a declaração de método, comentários Javadoc, instruções de importação etc. Blocos contraíveis são mostrados com linhas cinzas e sinais de mais/menos junto a margem esquerda do Editor.

  • A maneira mais fácil de contrair um bloco de código é a de clicar nas linhas cinzas com um caractere de sinal de menos na margem esquerda.
  • Para dobrar todos os blocos contraíveis em um arquivo, clique com o botão direito do mouse no Editor e escolha Dobramentos de Código > Contrair Tudo no menu pop-up.
  • No menu pop-up Dobramentos de Código > Contrair Tudo, é possível contrair todos os comentários Javadoc ou todos os códigos Javadoc em um arquivo.
  • Você pode passar o mouse sobre os elementos dobrados para rever rapidamente as partes ocultas.

Para personalizar as opções de dobramento de código:

  1. Escolha Ferramentas > Opções > Editor > Geral.
  2. Para desativar o dobramento de código, desmarque Usar Dobramento de Código. Observe que o dobramento de código é ativado por default.
  3. Selecione os blocos de código a serem contraídos por default quando você abre um arquivo.

Personalizando Atalhos do Teclado

Opções de personalização do teclado

No NetBeans IDE, escolha Ferramentas > Opções > Mapa de Teclas, para personalizar os atalhos de teclado. Você pode fazer isso de diversas maneiras:

  • Selecione um conjunto predefinido de atalhos de teclado, denominado Perfil.
  • Editar determinados atalhos de teclado.

É possível salvar conjuntos personalizados de seus atalhos como perfis. A seguir, é possível alternar de um perfil para outro para alterar com rapidez múltiplas definições. Por exemplo, para criar um perfil personalizado de atalhos de teclado:

  1. Na janela Opções > Mapa de teclas, clique em Gerenciar perfis.
  2. Selecione o perfil que deseja usar como base para seu novo perfil e clique em Duplicar.
  3. Insira o nome do novo perfil e clique em OK.
  4. Assegure que o novo perfil está selecionado e modifique os atalhos que precisar.
    Para editar um atalho, clique duas vezes no campo Atalho ou clique no botão de elipse (...). Quando você pressiona a sequência de teclas, a sintaxe para as mesmas é adicionada.
    Se você deseja adicionar caracteres especiais , tais como Tab, Escape ou Enter, clique no botão de elipse (...) novamente e seleciona a tecla na janela pop-up.
  5. Quando tiver finalizado de editar, clique em OK na janela Opções.

Para localizar um atalho para um comando específico, digite o nome do comando no campo Pesquisar. Para localizar um comando por uma combinação, insira o cursor no campo Pesquisar em atalhos e pressione a combinação de teclas de atalho.

 

Coloração e Realces Semânticos

O Editor Java do IDE mostra elementos de código em cores distintas, com base na semântica de seu código. Com a coloração da semântica, torna-se mais fácil identificar diversos elementos em seu código. Além da coloração, o Editor Java realça elementos similares com uma determinada cor de plano de fundo. Portanto, você pode considerar a funcionalidade de realce como uma alternativa ao comando Pesquisar, porque em combinação com linhas de erro, fornece uma rápida visão geral de onde os locais realçados estão localizados no arquivo.

Personalizando Cores

Opções de personalização de cores

Para personalizar as definições de coloração de semântica para o Editor Java, escolha Ferramentas > Opções > Fontes e Cores.

O IDE fornece esquemas predefinidos de esquemas de coloração, denominados perfis. Você pode criar novos perfis com cores personalizadas e rapidamente alternar entre as mesmas.

É muito conveniente salvar cores personalizadas em novos perfis. Por exemplo, execute os seguintes procedimentos:

  1. Na janela Opções > Fontes e Cores, clique em Duplicar junto a listas drop-down Perfil.
  2. Insira o nome do novo perfil e clique em OK.
  3. Assegure que o novo perfil está no momento selecionado e escolha Java na lista drop-down Linguagem.
  4. Selecione a categoria para alterar a fonte, cor da fonte (primeiro plano), cor do plano de fundo, e os efeitos para esta categoria.
    Use a janela Visualizar para exibir os resultados.
  5. Clique em OK.

Observação: todas as definições do NetBeans IDE e dos perfis são armazenadas no NetBeans userdir (consulte a FAQ sobre como localizar o userdir para seu sistema operacional). Ao atualizar para versões mais recentes do NetBeans, você pode exportar as definições antigas e importá-las na versão mais recente.

Para exportar as definições IDE:

  1. Na janela Opções (Ferramentas > Opções) clique em Exportar.
  2. Especifique a localização e nome do arquivo ZIP que será criado.
  3. Selecione as definições que deseja exportar e clique em OK.

Para importar definições IDE:

  1. Na janela Opções (Ferramentas > Opções) clique em Importar.
  2. Especifique o arquivo ZIP com as definições IDE ou o caminho para o userdir de uma versão anterior.
  3. Selecione as definições que deseja importar e clique em OK.

 

Exemplo de Coloração

Imagem mostrando uma coloração exemplo

À esquerda, você pode ver um exemplo de um esquema de coloração. Dependendo de suas definições personalizadas, suas cores podem parecer diferentes das mostradas na captura de tela.

São usadas cores distintas para palavras-chave (azul), variáveis e campos (verde) e parâmetros (laranja).

Referências aos métodos ou classes obsoletos são mostrados com tachados. Isso o alerta quando estiver escrevendo um código que se baseie em membros obsoletos.

Membros não utilizados são sublinhados com uma linha ondulada cinza. Os comentários são exibidos em cinza.

 

Usando Realces

Imagem mostrando o uso de destaca

O IDE realça os usos do mesmo elemento, chaves coincidentes, pontos de saída do método, e pontos que causam exceção.

Se você coloca o cursor sobre um elemento, como um campo ou variável, todos os usos deste elemento são realçados. Observe que as linhas de erro na margem direita do Editor indicam os usos deste elemento em todo o arquivo de código-fonte (consulte Linhas de Erro). Clique na faixa de erro para navegar com rapidez para a localização de uso desejada.

Caso você decida renomear todas as instâncias realçadas, use o comando Renomeação instantânea (Ctrl-R ou escolha Refatorar > Renomear).

 

Navegação

O Editor Java fornece diversas maneiras para poder navegar pelo código. Consulte abaixo para obter diversos exemplos que mostram as funcionalidades de navegação do Editor Java.

Faixas de Erro

As faixas de erro na margem direita do Editor fornecem uma visão geral rápida de todos os lugares marcados no arquivo atual: erros, advertências, dicas, ocorrências realçadas e anotações. Observe que a margem de faixa de erro representa todo um arquivo, não apenas a parte que está no momento exibida no Editor. Usando faixas de erro, você pode identificar imediatamente se há erros ou advertências no arquivo sem ser preciso percorrer o arquivo inteiro.

Clique em uma faixa de erro para saltar para a faixa à qual a marca se refere.

Navegando no Editor. Ir para...

Imagem mostrando o comando Ir para

Use os seguintes comandos "Ir para.." localizados sob o item de menu Navegar para ir com rapidez para as localizações de destino.

  • Ir para a Declaração ( Ctrl-B, por default). Mantenha pressionada a tecla Ctrl e clique no uso de uma classe, método ou campo, para saltar para sua declaração. Você também pode colocar o cursor sobre o membro (uma classe, método ou campo) e escolher Navegar > Ir para a declaração, ou clicar com o botão direito do mouse e escolher Navegar > Ir para a declaração, no menu pop-up.
  • Ir para o Código-fonte ( Cltr-Shift-B, por default). Mantenha pressionada a tecla Ctrl e clique no em uma classe, método ou campo, para saltar para o código-fonte, se este estiver disponível. Você também pode colocar o cursor sobre o membro (uma classe, método ou campo) e pressionar Ctrl-Shift-B ou escolher Navegar > Ir para o Código-fonte, no menu principal.

Imagem que mostra a caixa de diálogo Tipo para Tipo

  • Ir para Tipo (Ctrl-O), Ir para Arquivo (Alt-Shift-O) e Ir para Símbolo (Ctrl-Alt-Shift-O). Se você conhece o nome do tipo (classe, interface, anotação ou enum), arquivo ou símbolo para onde deseja saltar, use estes comandos e digite o nome na nova janela. Observe que você pode usar prefixos, camel case e caracteres curinga.

Imagem que mostra a caixa de diálogo Ir para Linha

  • Ir para Linha (Ctrl-G). Insira o número da linha para a qual deseja saltar.

Saltando para Última Edição

Imagem que mostra o botão Saltando para Última Edição

Para retornar com rapidez para sua última edição, mesmo se estiver em outro arquivo ou projeto, pressione Ctrl-Q ou use o botão para no canto superior esquerdo na barra de ferramentas do Editor Java. O último documento editado é aberto, e o cursor está sob a posição editada por último.

Alternando entre Arquivos

Imagem mostrando os botões usados para alternar entre arquivos abertos

 

Há duas funcionalidades bem úteis que permitem alternar entre arquivos abertos:

  • Voltar (Alt-Esquerda) e Avançar para (Alt-Direita). Para ir para o arquivo editado anteriormente ou mover para frente, escolha Navegar < Voltar ou navegar < para frente ou pressione os botões correspondentes na barra de ferramentas do editor (mostrado na figura). O arquivo é aberto é o cursor é colocado na localização de sua última edição. Quando você clica em um destes botões, poderá expandir a lista de arquivos recentes e clicar para navegar para qualquer um deles.

Imagem mostrando um menu pop-up para alternar entre arquivos

  • Alternar entre Arquivos (Ctrl-Tab). Após pressionar Ctrl-Tab, todos os arquivos abertos são mostrados em uma janela pop-up. Mantenha pressionada a tecla Ctrl e pressione diversas vezes a tecla Tab para escolher o arquivo que deseja abrir.

Usando Marcadores

Imagem que mostra um exemplo de um marcador

Você pode usar indicadores para navegar com rapidez entre determinados lugares em seu código.

Pressione Ctrl-Shift-M (ou clique com o botão direito do mouse na margem esquerda e escolha Marcador > Alternar Marcador) para colocar um marcador na linha atual. A linha com marcador é mostrada com um ícone azul pequeno na margem esquerda (consulte a figura).

Para remover o marcador, pressione Ctrl-Shift-M novamente.

Para ir para o próximo marcador, pressione Ctrl-Shift-Ponto, para ir para o marcador anterior, pressione Ctrl-Shift-Vírgula.

Usando o Navegador

Exemplo da janela do Navegador

A janela Navegador fornece views estruturadas do arquivo atualmente sendo trabalhado e permite navegar com rapidez entre diferentes partes do arquivo.

Para abrir a janela Navegador, escolha Janela > Navegação > Navegador ou pressione Ctrl-7.

Na janela Navegador, você pode fazer o seguinte:

  • Escolher entre diferentes views: Membros, Padrões Bean, Árvores, Elementos, etc.
  • Clicar duas vezes em um elemento para saltar para a linha onde ele está definido.
  • Clicar com o botão direito do mouse e aplicar comandos, como Ir para o Código-fonte, Localizar Usos e Refatorar.
  • Aplicar filtros aos elementos exibidos no Navegador (use os botões na parte inferior).
  • Digitar o nome do elemento que deseja localizar (a janela Navegador precisa estar ativa).

 


Consulte Também

início

Apêndice A: Ícones na Janela Autocompletar Código

Ícone Significado Variantes (se houver)

Significado

Ícone Tipo de anotação Tipo de anotação    
Ícone de classe Classe    
Ícone de pacote Pacote    
Ícone do tipo de enumeração Tipo de enumeração    
Ícone do Modelo de Código Modelo de Código    
Ícone do Construtor Construtor Ícone novo construtor Novo construtor (gerar)
    Ícone Construtor protegido Construtor protegido
    Ícone Construtor privado Construtor privado
    Ícone construtor privado do pacote Construtor privado do pacote
Ícone do campo Campo Ícone do campo protegido Campo protegido
    Ícone campo privado Campo privado
    Campo Ícone para pacote privado Campo pacote privado
Ícone para campos estáticos Campo estático Ícone para campos estáticos protegidos Campo estático protegido
    Ícone para campos estáticos privados Campo estático privado
    Ícone para campos estáticos privados do pacote Campo estático privado do pacote
Ícone da interface Interface    
Ícone da palavra-chave Java Palavra-chave Java    
Ícone do método Método Ícone para métodos protegidos Método protegido
    Ícone para métodos privados Método privado
    Ícone para métodos privados do pacote Método privado do pacote
Ícone para métodos estáticos Método estático Ícone para métodos estáticos protegidos Método estático protegido
    Ícone para métodos estáticos privados Método estático privado
    Ícone para métodos estáticos privados do pacote Método estático privado do pacote
Ícone da variável local Variável local    
Ícone do atributo Atributo    
get support for the NetBeans

Support


By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2015, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo