Definindo o Ambiente de Desenvolvimento do Projeto C/C++

O tutorial resumido a seguir conduz você pelas etapas básicas da seleção do host de desenvolvimento e da coleção de ferramentas para construção e depuração de um projeto C ou C++ no NetBeans IDE 6.7, 6.8 ou 6.9.

Conteúdo

O conteúdo desta página aplica-se ao NetBeans IDE 6.7/6.8/6.9

Requisitos

Para seguir este tutorial, são necessários os recursos e o software a seguir.

Software ou Recurso Versão Necessária
NetBeans IDE versão 6.7, 6.8 ou 6.9 do NetBeans com o plug-in C/C++
JDK (Java Developer Kit) versão 6

Consulte as Instruções de Instalação do NetBeans IDE 6.9 para obter informações sobre o download e instalação do software NetBeans necessário.

Instalando Coleções de Ferramentas

O módulo NetBeans C/C++ requer no mínimo um compilador C, compilador C++, utilitário make e depurador gdb. O módulo NetBeans C/C++ foi testado com as ferramentas e os compiladores listados em Coleções de Ferramentas C/C++ testados com o NetBeans IDE.

Consulte Configurando o NetBeans IDE para C/C++/Fortran para obter instruções de instalação e configuração das ferramentas necessárias.

Especificando o Host de Desenvolvimento

É possível construir, executar e depurar o projeto no host local (o sistema a partir do qual se iniciou o IDE) ou um host remoto que esteja executando um sistema operacional UNIX®. Somente os sistemas operacionais Solaris e Linux foram testados como hosts remotos de desenvolvimento. Inicialmente, o IDE está configurado para usar somente o host local.

É possível definir os hosts remotos de desenvolvimento na guia Ferramentas de Construção no painel C/C++ da janela Opções, conforme descrito no Tutorial de Desenvolvimento Remoto C/C++.

Utilizando a Lista Coleção de Ferramentas

A lista de coleção de ferramentas está na guia Ferramentas > Opções > Ferramentas de Construção. A lista exibe as coleções encontradas no host atual de desenvolvimento selecionado. A coleção default é listada em negrito e é selecionada para qualquer novo projeto que você cria. É possível alterar a coleção de ferramentas de um projeto específico nas propriedades do projeto.

A coleção de ferramentas está associada ao host de desenvolvimento, portanto, é necessário ter certeza de que o host de desenvolvimento selecionado é a correto antes de trabalhar com a lista de coleções de ferramentas. Nos hosts local ou remoto, você pode modificar a lista de coleções de ferramentas adicionando ou removendo coleções.

Alterando a Coleção de Ferramentas Default

Para alterar a coleção de ferramentas default, selecione uma coleção na lista Coleção de Ferramentas e clique em Default. A nova coleção de ferramentas default será selecionada para os novos projetos criados que usem o host de desenvolvimento selecionado.

Adicionando uma Coleção de Ferramentas a um Host de Desenvolvimento

Quando você adiciona uma coleção de ferramentas, os compiladores ficam disponíveis para o IDE. As ferramentas já devem estar instaladas no sistema.

Para adicionar uma coleção de ferramentas associada a um host de desenvolvimento:

  1. Selecione o Host de Desenvolvimento ao qual você deseja adicionar uma coleção de ferramentas.
  2. Na guia Ferramentas > Opções > Ferramentas de Construção, clique em Adicionar embaixo da lista Coleção de Ferramentas.
  3. Na caixa de diálogo Adicionar Nova Coleção de Ferramentas, digite o caminho do diretório dos arquivos executáveis da coleção de ferramentas no campo Diretório base ou use o botão Procurar para ir até o diretório.

    Observe que em NetBeans IDE 6.7 e 6.8, se o Host de Desenvolvimento não for localhost, a funcionalidade Procurar não estará disponível. É preciso digitar o caminho completo para o diretório base das ferramentas no servidor remoto. Clique em Verificar para que o IDE verifique se os dados inseridos são válidos para uma coleção de ferramentas suportadas. Talvez seja solicitado que você efetue log-in no servidor para verificar o caminho. No NetBeans IDE 6.9, a funcionalidade Procurar está disponível para hosts remotos.

  4. Os campos Família de Coleções de Ferramentas e Nome da Coleção de ferramentas são preenchidos automaticamente com caminhos válidos. É possível especificar um nome diferente para a coleção. Se alterar uma família por outra família da lista drop-down, certifique-se de que a família especificada é a correta para a coleção, do contrário, os flags do compilador podem não ser válidos.



  5. Clique em OK.

Alterando a Coleção de Ferramentas de um Projeto

Quando você cria um projeto, a coleção de ferramentas default é selecionada como a coleção de ferramentas do projeto. É possível alterar a coleção de ferramentas do projeto por outra na lista de coleções ou é possível personalizar uma coleção especialmente para o projeto.

Para selecionar outra coleção de ferramentas para um projeto existente:

  1. clique com o botão direito do mouse no projeto na janela Projetos e escolha Propriedades.
  2. Na caixa de diálogo Propriedades do Projeto, selecione o nó Construir na lista Categorias.
  3. Nas propriedades das ferramentas de construção, certifique-se de que o host de desenvolvimento esteja definido como o host em que deseja construir.
  4. Selecione uma coleção na lista drop-down Coleção de Ferramentas.

  5. Tela do painel Construir da caixa de diálogo Propriedades do Projeto

  6. Clique em OK.
  7. Na próxima vez que o projeto for construído, será usada a coleção de ferramentas selecionada.

Consulte Também

Consulte a Trilha do Aprendizado C/C++ para obter mais artigos sobre o desenvolvimento com C/C++/Fortran no NetBeans IDE.

get support for the NetBeans

Support


By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2013, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo