Guia de Início Rápido do Desenvolvimento de CDC em Java ME do NetBeans

Introdução

As aplicações CDC (Configuração do Dispositivo Conectado) são projetados para serem executados em dispositivos móveis e incorporados com pelo menos 2MB de memória. Esta configuração suporta um JVM com mais funcionalidades do que os telefones celulares com base em MIDP, que geralmente possuem muito menos memória e utilizam Configuração de Dispositivos Limitados Conectados (CLDC). Este tutorial mostra como utilizar o NetBeans IDE para criar uma aplicação CDC da Plataforma Java, Micro Edition (plataforma Java ME). Mostramos como criar um projeto CDC Java ME que exibe um form simples em um emulador de dispositivo para os três perfis CDC disponíveis. Este documento destina-se a ajudá-lo a começar a criar aplicações o mais rápido possível.

Conteúdo

O conteúdo nesta página se aplica para o NetBeans IDE 6.9 ou posterior

Requisitos

Para concluir este tutorial, são necessários os seguintes recursos e softwares:

Software ou Recurso Versão Necessária
NetBeans IDE com Java ME Versão 6.9 ou posterior
Java Development Kit (JDK) Versão 6 ou versão 7

Adicionando Plataformas do Emulador CDC

Perfis CDC com Suporte

O instalador do IDE para o sistema operacional Windows inclui o Java ME SDK 3.0, que permite desenvolver aplicações CDC. Observe que as diferentes plataformas de emulador CDC suportam perfis de desenvolvimento diferentes. Os principais perfis de desenvolvimento e emuladores que os aceitam são:

  • O Perfil Pessoal Base (Sun Java ME SDK ) oferece suporte a um framework de desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis e incorporados (mais informações)
  • O Perfil Pessoal (Nokia, Sony Ericsson) é o mais popular para o desenvolvimento de smartphone. (mais informações)

Plataformas Disponíveis

As instruções para adicionar as seguintes plataformas de emulador estão listadas no Guia de Configuração de Emulador da Plataforma CDC do NetBeans .

  • Java ME SDK 3.0
  • Plataforma DCD Sony Ericsson para UIQ SDK 3
  • Dispositivos Sony Ericsson M600 e P990
  • Plataforma Nokia Series 80 SDK para SO Symbian, Java e Perfil Pessoal
  • NSIcom CrEme VM para Windows CE

Nas seções seguintes, criamos um projeto CDC usando cada perfil disponível e também usamos o GUI builder do IDE nas aplicações de perfil Pessoal e AGUI para aprimorar a Interface do Usuário.

Criando uma Nova Aplicação CDC: Perfil Pessoal Base

Aqui criaremos uma aplicação CDC para o Perfil Pessoal Base (PBP) 1.1 usando o Java ME SDK 3.0.

  1. Selecione Arquivo > Novo Projeto (Ctrl+Shift+N) na janela principal.
  2. Em Categorias, selecione Java ME. Em Projetos, selecione Aplicação CDC. Clique em Próximo.
  3. Na página Nome e Local, nomeie o projeto como newcdc e selecione as caixas Definir como Projeto Principal e Criar Classe Principal. Clique em Próximo.
  4. Na página Selecionar Plataforma, use os menus drop-down para selecionar CDC Java(TM) Platform Micro Edition SDK 3.0 para Plataforma Java e DefaultCdcPbpPhone1 como o Dispositivo. Deixe as definições do Perfil como PBP-1.1, como mostrado na figura a seguir.

    Novo Assistente de Projeto CDC Selecionar a Página da Plataforma.

  5. Clique em Finalizar. O IDE cria a nova aplicação e abre o form de classe principal.
  6. Na exibição do Código-fonte, localize g.drawString("Hello, World!", 80, 50); e adicione a palavra Java para que leia Hello, Java World!

    Mostra o editor de Código-fonte com a string Hello Java World!

  7. Pressione F11 para construir o projeto e, em seguida, F6 para Executar o Projeto Principal. O projeto é acionado no emulador e exibe a mensagem "Hello World!" modificada.

    Mostra o Emulador do Dispositivo de Telefone com Cor Defaut com a mensagem Hello Java World! exibida

Também é possível depurar o projeto, além de criar testes para os projetos CDC usando o framework JUnit.

Criando uma Nova Aplicação CDC - Perfil Pessoal

Aqui iremos criar um applet para o Perfil Pessoal usando a Plataforma Nokia Series 80 SDK para SO Symbian, para Java, Perfil Pessoal. A plataforma Sony Ericsson também oferece suporte ao Perfil Pessoal.

  1. Selecione Arquivo > Novo Projeto (Ctrl+Shift+N). Em Categorias, selecione Java ME. Em Projetos, selecione o modelo Aplicação CDC. Clique em Próximo.
  2. Nomeie o projeto como S80CdcApplication e especifique um local para ele em seu computador. Mantenha a caixa de seleção Criar Classe Principal selecionada. Clique em Próximo.

    Novo Nome para o Assistente de Projeto e Local mostrando o projeto S80cdcApplication projeto.

  3. Em Selecionar Página da Plataforma, selecione a Plataforma Nokia S80.

  4. Clique em Finalizar. O IDE cria a nova aplicação e abre o form da classe principal no GUI Builder, como mostrado na figura a seguir. Clique em Código-fonte para ver o código-fonte do applet. Observe que o código gerado é baseado no perfil. Nesse caso, a classe principal é derivada de java.awt.Frame.

Criando a Interface da Aplicação Usando o GUI Builder

Você pode usar o GUI Builder da mesma forma que o usa para o desenvolvimento J2SE comum. No Construtor GUI, clique com o botão direito do mouse no form Main.java e selecione Definir Layout > Design livre. Em seguida, arraste e solte os componentes da janela Paleta para a Área de Design do GUI Builder.

Observação: Certifique-se de usar somente componentes AWT em seu form. Como todos os dispositivos Nokia Series 80 oferecem suporte ao Perfil Pessoal, somente os widgets AWT estão disponíveis.

Para obter mais informações sobre o uso do GUI Builder do IDE, consulte o Caminho de Aprendizado de Aplicações de GUI Java.

Ao terminar, clique com o botão direito do mouse no projeto na janela Projetos e selecione Executar Projeto. Sua aplicação deverá ser exibida no menu Aplicações no emulador do dispositivo. Agora você pode executar o dispositivo no emulador.

Você também pode depurar o projeto, além de criar e depurar testes usando o framework JUnit.


Veja Também

Mais informações sobre o desenvolvimento de aplicações móveis usando o IDE podem ser encontradas nos seguintes locais:

get support for the NetBeans

Support


By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2013, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo