Configurando o NetBeans IDE com o JavaFX 2.1

O JavaFX fornece uma poderosa plataforma de IU com base em Java capaz de manipular uma grande quantidade de aplicações comerciais orientada a dados. O JavaFX 2 é uma atualização importante da plataforma JavaFX. Iniciando com essa versão, os desenvolvedores podem criar aplicações JavaFX completamente em Java.

O NetBeans IDE suporta a criação de aplicações JavaFX 2.0.

Conteúdo

O conteúdo desta página se aplica ao NetBeans IDE 7.1

Para seguir este tutorial, são necessários os recursos e o software a seguir.

Software ou Recurso Versão Necessária
NetBeans IDE 7.1.2 Java SE, Java EE, ou Todos
JavaFX 2.1 SDK Release mais recente

Instalando o NetBeans IDE e o JavaFX 2.1 SDK

Dependendo de seu sistema operacional, você pode instalar o JavaFX 2.1.1 empacotado com o Java JDK. Caso contrário, será necessário instalar o JavaFX 2.1 separadamente.

  • Para o Windows, o JavaFX 2.1.1 é empacotado com o JDK 1.7 atualização 4. Se você instalar o Java FX 2.1 SDK e Runtime empacotados nas localizações default, o NetBeans IDE pode criar uma plataforma Java ativada por JavaFX automaticamente.
  • Para MacOS, JavaFX 2.1 é incorporado no Mac JDK 1.7 atualização 4. O NetBeans IDE pode criar uma plataforma Java ativada por JavaFX automaticamente.
  • Você também pode instalar o JavaFX 2.1 separadamente no site de download do JavaFX. O JavaFX 2.1 requer o Java JDK 1.6.0, atualização 26 ou mais recente, ou o Java 7. O JavaFX não é executado em todos os sistemas operacionais. Verifique o documento de Requisitos do Sistema do JavaFX para ver quais plataformas são suportadas pelo JavaFX. Os requisitos do sistema para o JavaFX 2.1 também permite a instalação do NetBeans IDE.

Importante: Para desenvolver JavaFX no Mac, você precisa de Mac JDK 7 atualização 4, JavaFX 2.1 (empacotado com Mac JDK 7u4) e NetBeans IDE 7.1.2 ou mais recente. Se tiver NetBeans IDE 7.1 ou 7.1.1, instale todas as atualizações disponíveis para fazer upgrade para NetBeans IDE 7.1.2.

Observação: Quando você instala o JavaFX 2.1 no Windows, você instala dois pacotes: o JavaFX 2.1 SDK e o JavaFX 2.1 Runtime.

Se você instalar o JavaFX 2.1 manualmente para Windows, instale o JavaFX 2.1 SDK e Runtime e para a localização default (C:/Program Files/Oracle/). O NetBeans IDE verifica as localizações default do Windows para o JavaFX 2.1 SDK e o JavaFX 2.1 Runtime. Se o JavaFX 2 estiver nos locais default, o NetBeans IDE automaticamente cria uma plataforma Java Ativada por JavaFX. Se você instalar o JavaFX 2.1 Java encapsulado com JDK, o NetBeans pode localizar o JavaFX 2.1 SDK e Runtime.

Se você instalar o JavaFX 2.1 para MacOS manualmente, não há localização default e você deve criar uma plataforma Java Ativada por JavaFX manualmente.

Fazendo Upgrade do JavaFX 2

Se quiser fazer upgrade de uma versão de JavaFX 2 para outra (por exemplo, de JavaFX 2.0 para JavaFX 2.1), é mais seguro desinstalar a versão mais antiga do JavaFX 2. Desinstale manualmente a versão antiga e certifique-se de que seus diretórios foram deletados. O instalador do JavaFX nem sempre desinstala versões mais antigas do JavaFX 2 corretamente, o que pode levar ao uso da versão errada.

Além disso, você pode ter um problema se o novo local SDK FX diferir do antigo. A plataforma ativada por FX default existente pode ainda apontar para o local antigo. Neste caso, abra Ferramentas > Plataformas Java e delete a plataforma ativada por FX default. Em seguida, crie uma nova plataforma ativada por FX default usando a versão atualizada do JavaFX 2.

Criando uma Plataforma Java compatível com JavaFX

Netbeans IDE requer um JavaFX ativado 2.1 Java Platform para usar o JavaFX 2.1. Esta seção descreve como criar uma plataforma Java ativada por JavaFX 2.1 no NetBeans IDE.

O NetBeans IDE tenta criar uma plataforma java ativada por JavaFX quando você inicia um Novo assistente de projeto JavaFX ou abre um projeto JavaFX existente pela primeira vez. Se o NetBeans IDE não puder criar uma plataforma Java compatível com JavaFX automaticamente, uma advertência aparecerá. Nesse caso, você deve criar uma plataforma Java compatível com JavaFX manualmente. Será possível criar plataformas Java compatíveis com JavaFX, por exemplo, se você desejar que ela usem JDKs Java diferentes.

O procedimento nessa seção é dividido em duas partes, para refletir a criação da plataforma de forma manual ou automática:

  • Abrindo o Assistente de Nova Aplicação JavaFX. Este é o ponto inicial universal. Quando você abre o assistente, o NetBeans IDE tenta criar uma plataforma Java compatível com JavaFX. Se o NetBeans tiver êxito, você finalizou.
  • Criando Manualmente uma Plataforma Compatível com JavaFX. Se a geração da plataforma automática falhar ou você quiser uma plataforma adicional ativada por JavaFX, você deve criar a plataforma manualmente.

Abrindo o Assistente de Nova Aplicação JavaFX

A primeira etapa para criar uma plataforma Java compatível com JavaFX é abrir o Assistente de Nova Aplicação JavaFX do NetBeans IDE. (Em vez disso, você pode abrir o assistente de Novo Pré-Carregador JavaFX.) Se o IDE não encontrar uma plataforma Java compatível com JavaFX, o IDE tentará gerar uma plataforma Java compatível com JavaFX. Se o IDE tiver êxito ao criar a plataforma Java compatível com JavaFX, a instalação estará completa. Se o IDE não gerar uma plataforma Java compatível com JavaFX, será necessário criar a plataforma manualmente.

Observação: a geração da plataforma automática funciona no Windows com JavaFX SDK e Runtime instalado na localização default (C:\Arquivos de Programa\Oracle\) e no MacOS com o JavaFX SDK incorporado no Mac JDK 7u4.

Para abrir o Assistente de Nova Aplicação JavaFX:

  1. No IDE, clique no ícone Novo Projeto (ou Arquivo > Novo Projeto ou Ctrl-Shift-N). O assistente para Novo Projeto é aberto.
    Primeiro painel da janela Novo Projeto com a Aplicação JavaFX selecionada
  2. Selecione a categoria JavaFX. Em Projetos, selecione Aplicação JavaFX. Clique em Próximo. O painel Nome e Localização é aberto. O IDE procura pelo JavaFX SDK e tenta gerar uma plataforma Java compatível com JavaFX.

Uma das duas telas serão exibidas, dependendo se o NetBeans IDE gerou ou não uma plataforma compatível com JavaFX:

  • A plataforma foi gerada: O IDE gerou uma plataforma Java compatível com JavaFX. Essa plataforma compatível com JavaFX usa os mesmos códigos-fonte do JDK que o IDE usa por default. O nome da plataforma gerada é Plataforma Java FX Default. O IDE seleciona automaticamente essa plataforma. Sua configuração está completa, a menos que você deseje a criação de uma plataforma Java compatível com JavaFX. Agora você pode fazer os Tutoriais. Se você deseja criar plataformas Java compatíveis com JavaFX adicionais, consulte Criando Manualmente uma Plataforma Java Compatível com JavaFX.
    Assistente Nova Aplicação JavaFX que mostra a plataforma gerada automaticamente
  • A plataforma não foi gerada: A lista Plataforma JavaFX não mostra nenhuma plataforma compatível com JavaFX. Uma advertência é exibida na parte inferior do painel. Vá para Criando Manualmente uma Plataforma Compatível com JavaFX
    Painel Nome e Localização do assistente do Novo Projeto, com uma plataforma Java ativada por não-JavaFX selecionada

Criando Manualmente uma Plataforma Compatível com JavaFX

Uma plataforma Java compatível com JavaFX precisa ser criada manualmente nos seguintes casos:

  • Falha no NetBeans IDE ao gerar uma plataforma Java compatível com JavaFX quando você abriu o assistente Nova Aplicação JavaFX ou o Novo Pré-Carregador JavaFX.
  • Você deseja uma plataforma compatível com JavaFX com base em um Java JDK diferente do JDK que o IDE usa por default. Por exemplo, seu IDE usa o Java JDK 1.6.0 atualização 27, mas você deseja construir aplicações JavaFX usando o Java 7.

Para criar uma plataforma compatível com JavaFX manualmente:

  1. Abra o Gerenciador de Plataformas Java do NetBeans IDE. O Gerenciador de Plataformas pode ser aberto das seguintes maneiras:
    • No assistente Nova Aplicação JavaFX ou Novo Pré-Carregador JavaFX, clique em Gerenciar Plataformas...
    • Expanda o menu Ferramentas e selecione Plataformas Java.
    • Abra as Propriedades do Projeto de um projeto Java. Acesse a página Bibliotecas. Clique em Gerenciar Plataformas...
  2. Clique em Adicionar Plataforma... O assistente Adicionar Plataforma Java abre no painel Selecionar Plataforma Java. Procure pelo JDK desejado.
    Escolha o painel Plataforma Java do assistente Adicionar Plataforma Java que mostra plataformas disponíveis
  3. Selecione um JDK. É necessário selecionar o JDK 1.6 atualização 26 ou posterior (ou o JDK 7). Clique em Próximo. O painel Nome da Plataforma é aberto.
    Painel Nome da Plataforma do assistente Adicionar Plataforma Java
  4. Dê um nome arbitrário e descritivo para a nova plataforma e clique em Finalizar. Você retorna para o Gerenciador de Plataformas. A plataforma criada é listada.
    Gerenciador de Plataforma que mostra nova plataforma
  5. Selecione a plataforma que você criou. Abra a guia JavaFX para essa plataforma. Neste momento, o JavaFX não é compatível com essa plataforma. Marque a caixa Ativar JavaFX. Uma advertência de que a plataforma JavaFX é inválida é exibida.
  6. Clique em Procurar próximo ao campo JavaFX SDK. Procure a pasta do JavaFX 2.1 SDK.
    Navegando para JavaFX 2.1 SDK
  7. Clique em Abrir. Você retorna para o Gerenciador de Plataformas Java. Os campos JavaFX SDK e JavaFX Javadoc agora estão preenchidos. Se JavaFX Runtime 2.0 estiver no mesmo diretório que JavaFX 2.1 SDK, o campo JavaFX Runtime também estará preenchido. Se JavaFX Runtime estiver em um diretório diferente do diretório do SDK, procure pelo Runtime. Você não precisa de nada no campo Códigos-fonte.

    Clique em Fechar caso existam valores para os campos JavaFX 2.1 SDK, JavaFX Javadoc e JavaFX Runtime e não há qualquer advertência de que a plataforma JavaFX é inválida. Sua plataforma compatível com JavaFX está concluída.
    Gerenciador de Plataforma Java Concluído mostrando diretórios JavaFX 2.1 válidos

  8. Se você retornar ao assistente Nova Aplicação JavaFX ou abri-lo, será necessário selecionar a plataforma compatível com JavaFX que você criou. Selecione a plataforma compatível com JavaFX 2.1 que você criou na lista Plataformas JavaFX. Se você havia recebido uma advertência de que a plataforma Java que você selecionou não tinha suporte ao JavaFX, esse advertência desaparecerá.
    Assistente Nova Aplicação JavaFX com plataforma JavaFX criada manualmente selecionada

    Você pode clicar em Finalizar e criar um projeto ou clicar em Cancelar. A nova plataforma permanecerá mesmo se o assistente de Novo Projeto for cancelado.

Tutorials

Após configurar o NetBeans IDE para usar o JavaFX 2.1, tente executar os tutoriais de JavaFX como projetos NetBeans.

Solução de Problemas

  • Recebi uma advertência de que meu Runtime de JavaFX está obsoleto. Você já instalou uma versão anterior do JavaFX 2? Talvez o instalador não tenha desinstalado a versão antiga do Runtime corretamente. Correção: desinstale manualmente uma versão mais antiga do JavaFX 2. Assegure-se de deletar quaisquer diretórios que permanecerem após a desinstalação.
  • Tenho outro problema que não foi descrito neste documento! Se você acha que está faltando algo neste documento, clique em Enviar Feedback no link Este Tutorial abaixo e informe aos escritores. Se você acha que encontrou um erro no suporte do NetBeans IDE para JavaFX 2, relate o erro. Na página enter_bug.cgi, selecione o produto javafx.

Voltar à Trilha do Aprendizado

get support for the NetBeans

Support


By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2013, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo