Componentes personalizados do Visual Mobile Designer: Criando um aplicativo compositor de SMS

O Visual Mobile Designer (VMD) é uma interface gráfica do NetBeans Mobility que permite criar aplicativos móveis usando componentes de arrastar e soltar. O VMD permite que você defina o fluxo do aplicativo e crie a sua IGU usando os componentes fornecidos pelo IDE, ou componentes que você mesmo cria. O VMD contém muitos componentes de Interface de usuário (IU) padrão que você pode usar para criar aplicativos como Listas, Alertas, Formulários e Imagens. Ele também inclui componentes personalizados que simplificam a criação de recursos mais complexos, tais como Telas de espera, Telas de abertura, Itens de tabela, etc.

O Compositor SMS é um componente personalizado que fornece um mecanismo e uma interface de usuário para enviar mensagens curtas usando o SMS (Short Message Service). Este componente utiliza a Wireless Messaging API JSR-120. Esta API não faz parte da especificação MIDP 2.0, assim, este componente personalizado só pode ser implantado em dispositivos que possuam suporte interno para a JSR-120.

Este tutorial mostra como usar o componente Compositor SMS em um aplicativo móvel para dispositivos habilitados para Wireless Messaging API (WMA). Você aprenderá os recursos básicos deste componente e como enviar mensagens usando o SMS.

Além do componente personalizado Compositor SMS, usaremos dois outros componentes MIDP: Tela de abertura e Alerta.

Conteúdo

O conteúdo desta página se aplica ao NetBeans IDE 6.9 e posterior

Para acompanhar este tutorial, são necessários os recursos e softwares listados abaixo.

Software ou recurso Versão necessária
NetBeans IDE com Java ME Versão 6.9 e posterior
Java Development Kit (JDK) Versão 6 e versão 7

Instalando e executando o aplicativo de amostra

Antes de começar, talvez você queira ver o resultado final do tutorial.

Siga as etapas seguintes para instalar o aplicativo SMSComposerExample:

  1. Baixe SMSComposerExample.zip.
  2. Descompacte o arquivo.
  3. No IDE, escolha Arquivo > Abrir projetoe navegue até a pasta que contém os arquivos descompactados com o projeto SMSComposerExample.
  4. Clique em Abrir projeto.
    A janela Projetos deve ter uma aparência semelhante a esta:

    Janela Projetos aberta com o Compositor SMS de exemplo

  5. Na janela Projetos, clique com o botão direito do mouse no nó do projeto e escolha Executar projeto (ou pressione F6).
    Conforme o aplicativo é executado, uma janela do emulador se abre e exibe o aplicativo que está sendo executado no emulador do dispositivo padrão.
  6. Na janela Emulador, clique no botão abaixo de "Executar". O emulador exibe um componente Tela de splash, depois, o Compositor SMS, conforme mostrado:

    Emulador WTK 2.5 exibindo o aplicativo Compositor SMS de exemplo

  • Mova o cursor para cima e para baixo para navegar nas opções disponíveis como Número de telefone ou Mensagem.
  • Clique no botão central para habilitar o campo de texto selecionado para edição.
  • Clique no botão abaixo de “Enviar” para enviar a mensagem.
  • Clique no botão abaixo de "Sair" para fechar o aplicativo.

início

Criando um aplicativo com o componente personalizado Compositor SMS

Agora que você viu o componente Compositor SMS em ação, vamos voltar para o início e criar essa aplicativo. Para criar o aplicativo, faça o seguinte:

  1. Crie o projeto SMSComposerExample
  2. Adicione pacotes e um MIDlet visual ao projeto
  3. Adicione componentes ao projeto
  4. Adicione comandos ao projeto
  5. Conecte os componentes para criar um fluxo de aplicativo
  6. Modifique a tarefa da tela de espera
  7. Executar o projeto

Criando o projeto SMSComposerExample

  1. Escolha Arquivo > Novo projeto (Ctrl-Shift-N). Em Categorias, selecione JavaME. Em Projetos, selecione Aplicativo móvel e clique em Próximo.
  2. Indique SMSComposerExample no campo Nome do projeto. Altere a Localização do projeto para um diretório em seu sistema. A partir de agora, vamos chamar esse diretório de $PROJECTHOME.
  3. Desmarque a caixa de verificação Criar Hello MIDlet. Clique em Próximo.
  4. Deixe o Sun Java Wireless Toolkit como a Plataforma do emulador selecionada. Clique em Próximo.
  5. Clique em Terminar.
  6. Observação: a pasta do projeto contém todos os códigos-fonte e metadados do projeto, como o script Ant do projeto.

Adicionando pacotes em um Visual MIDlet ao projeto

  1. Escolha o projeto SMSComposerExample na janela Projeto e, a seguir, escolha Arquivo > Novo arquivo (Ctrl-N) . Em Categorias, selecione Java. Em Tipos de arquivo, selecione Pacote Java. Clique em Próximo.
  2. Indique smscomposerexample no campo Nome do pacote. Clique em Terminar.
  3. Escolha o pacote smscomposerexample na janela Projeto e, a seguir, escolha Arquivo > Novo arquivo (Ctrl-N) . Em Categorias, selecione MIDP. Em Tipos de arquivo, selecione MIDlet visual. Clique em Próximo.
  4. Indique SMSComposerExample nos campos Nome do MIDlet e Nome da classe MIDP. Clique em Terminar.
    O aplicativo é exibido na janela Design de fluxo do Visual Mobile Designer.
  5. SMSComposerExample Visual Mobile Designer

Adicionando componentes ao projeto

  1. Na janela Design de fluxo, arraste e solte os seguintes componentes da Paleta de componentes:
    • Tela de splash
    • Compositor SMS
    • Tela de espera
    • Alerta (x2)
  2. Clique em splashScreen e, na janela Propriedades, altere o valor da propriedade Texto de null (nulo) para o SMS Composer Example e pressione Enter.
  3. Clique em alerta e, na janela Propriedades, altere o valor da propriedade Title de alert para alertSent, da mesma forma altere a propriedade Title alert1, de alert1 para alertError.
  4. Clique em alert e, na janela Propriedades, altere o valor da propriedade String para Mensagem enviada, da mesma forma, altere a propriedade String no componente alertError para Erro.
  5. Clique em smsComposer e, na janela Propriedades, desmarque a propriedade Enviar automaticamente (categoria Propriedades do SMS.

Adicionando comandos ao projeto

  1. Abrir o Editor de fluxo.
  2. Escolha o comando Sair na seção Comandos da Paleta do componente. Arraste-o e solte-o no componente smsComposer no Design de fluxo.

Conectando os componentes para criar um fluxo de aplicativo

No Design de fluxo, clique em Ponto de início no Dispositivo móvel e arraste-o para o componente Tela de abertura. Da mesma forma, conecte os componentes como mostrado no gráfico seguinte.

Mostra o Designer de fluxo com componentes conectados por linhas de comando

Modificando a tarefa da tela de espera

Na categoria Recursos do Navegador, encontre e clique com o botão direito do mouse no componentetask, selecione Ir para código-fonte a partir do menu pop-up. Na janela Código-fonte, localize a seção // write task-execution user code here" e substitua-a por smsComposer.sendSMS();.

Executando o projeto

Pressione <F6> para executar o projeto principal. Como alternativa, você pode selecionar Executar > Executar projeto principal.

início

Javadoc do componente Compositor SMS

O NetBeans IDE oferece Javadocs de API do componente SMSComposer, assim como outros componentes que você pode usar no VMD. Para ler os Javadocs do componente SMSComposer:

  1. Coloque o cursor no componente SMSComposer no código-fonte e pressione Ctr-Shift-Espaço (ou selecione Código-fonte > Exibir documentação).
    O Javadoc deste elemento é exibido em uma janela pop-up.
  2. Clique em Exibir documentação no ícone de navegador da Web externo (Exibir documentação no navegador da Web externo) na janela pop-up para obter informações detalhadas sobre o componente SMSComposer em seu navegador.

início


Consulte também

início

get support for the NetBeans

Support


By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2013, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo