Perguntas Frequentes sobre o Porque do GPL v2


1. Qual alteração da licença está sendo proposta?

A Sun propõe lançar o GPLv2 com exceção Classpath para o software NetBeans como uma segunda opção de licença junto com o CDDL. O GPL v2 é uma licença de código-fonte aberto. Consulte http://opensource.org/licenses/gpl-license.php para obter o texto da licença.

2. Porque a Sun deja uma licença dupla para o software NetBeans sob o CDDL e o GPLv2 com exceção Classpath?

A licença GPL v2 irá fornecer uma opção adicional para fornecedores que não são capazes de trabalhar com o software NetBeans sob a licença CDDL.

A adição da GPLv2 como uma opção de licença irá tornar o software NetBeans ainda mais amigável ao Linux.

A adição da GPLv2 com exceção Classpath para o software NetBeans irá manter os portfólios e conjuntos de produtos mais consistentes. A Sun abriu o código-fonte aberto de usa implementação JDK sob a GPLv2 e o projeto GlassFish tem licença dupla sob o CDDL e a GPLv2 com exceção Classpath.

3. O que é a exceção Classpath?

A exceção Classpath foi desenvolvida pela Free Software Foundation's GNU/Classpath Project (consulte http://www.gnu.org/software/classpath/license.html). Ela permite vincular um aplicativo disponível sob qualquer licença com uma biblioteca que faça parte do software licencidado sob a GPL v2, sem que aquele aplicativo esteja sujeito ao resquistos da GPL, para que ele possa ser oferecido ao público sob a GPL.

4. Porque a exceção Classpath é necessária?

Se um aplicativo precisa ser distribuído com partes do software NetBeans sob a GPL v2, aquele aplicativo poderia estar sujeito aos requisitos da GPL de que todo o código fornecido como parte de uma "trabalho com base no programa [GPL]", também tem de ser icenciado sob a GPL. De acordo, uma exceção da licença GPL é nececessária para especificamente excluir deste requisito de licença qualquer aplicativo que o vincule com a implementação GPL. Uma exceção Classpath realiza isso. Isso seria, por exemplo, importante para desenvolvedores de módulos, que sempre estão vinculando com APIs do NetBeans, mas também para os que desenvolvem aplicativos no topo da Plataforma NetBeans.

5. Como a adição daGPL v2 afeta distribuições atuais?

Ela não irá afetar as distribuições atuais. Distribuições atuais e futuras ainda estarão disponíveis sob a CDDL. Novas distribuições, começando da versão NetBeans 6.0, estarão disponíveis sob a CDDL e a GPLv2 com exceção Classpath.

6. Como posso fazer algo ser liberado sob duas licenças?

A licença dupla é a prática de distribuir software idêntico sob dois (ou mais) conjuntos difrerentes de termos e condições. Quando o software tem licença dupla, os destinatários podem escolher quais termos sob os quais desejam obter o software. As duas motivações usuais para o licenciamento duplo são os modelos administrativos e a compatibilidade de licença.

No caso do software NetBeans, nós estamos distribuindo o código sob duas licenças, CDDL e GPL v2 com exceção Classpath, para compatibilidade de licença. Isso permitirá que o código de diferentes de projetos de software grátis licenciado sejam combinados com o software NetBeans, e dará aos nossos usuários a escolha de uma licença com a qual se sintam mais confortáveis. A Sun está adicionando a GPLv2 como a opção, já que por uma questão de política, a Sun nunca retira direitos, portanto, o código NetBeans continuará a estar disponível sob a licença CDDL.