Download NetBeans

Ruby e Ruby on Rails

Desenvolvimento de Ruby and Rails no NetBeans IDE
Clique na imagem para exibição em tela inteira

OBSERVAÇÃO: A partir do NetBeans IDE 7.0, o suporte para Ruby e Ruby on Rails não está mais disponível na compilação padrão do NetBeans IDE. Consulte a página da Wiki de Suporte do Ruby para obter mais informações.

Editor de Código-Fonte do Ruby

O editor recua, completa e realça o código Ruby tanto sintática como semanticamente. Auxilia a renomear refatoração, inferência de tipo e navegação. O editor faz parsing do código digitado, combinando palavras e colchetes, marcação de erros e ocorrências e exibe novas correções rápidas e RDoc. Com alguns poucos pressionamentos de tecla, você insere snippets de código comumente usados usando modelos ao vivo.

editor do ruby

Projetos Ruby

O tipo de projeto Ruby suporta arquivos Ruby, arquivos de especificação RSpec e arquivos YAML. Utilize o gerenciador da plataforma Ruby para escolher entre executar projetos com o JRuby, ou qualquer outro interprete do Ruby nativo no seu sistema.

O IDE possui a integração de ferramentas de construção Rake e oferece acesso ao shell IRB (Interactive Ruby). Refatoração e suporte a Test::Unit, Teste Automático, testes Shoulda e RSpec estão bem integrados. Também é possível rastrear dicas e erros na lista de tarefas.


Projetos Ruby On Rails

O tipo de projeto Ruby on Rails suporta destinos de Rake e migrações do banco de dados. A caixa de diálogo Rake Runner mantém uma lista de parâmetros inseridos anteriormente e preenche automaticamente a lista de parâmetros para tarefas permanentes e migração. É possível gerar projetos Rails 3 ou gerar código usando o assistente gráfico de código Rails. A view do de projeto lógica separa controladores de modelos, views e migrações de banco de dados.

Edite arquivos ERB e faça implantação de projetos diretamente nos servidores da Web WEBrick e Mongrel. Você pode saltar rapidamente entre uma ação Rails e sua exibição correspondente, e ir para o browser do URL mais relevante para o arquivo que está editando.

Depurador Ruby e Rails

Etapa única ou execução usando o código Ruby e arquivos ERB. Defina pontos de interrupção, observe as variáveis locais, navegue na pilha de chamadas, alterne tópicos. Passe o mouse sobre uma variável no editor para avaliar as expressões e mostrá-las em uma dica de ferramenta. O NetBeans IDE oferece suporte ao Depurador Rápido Ruby, que também é compatível com o JRuby. É possível depurar os arquivos Ruby que não fazem parte de um projeto NetBeans ou anexar o depurador a qualquer processo remoto iniciado a partir da linha de comandos e tirar vantagem de um front-end do depurador fácil de usar.

teste de ruby

arquivos de ruby

gerador de rails

depurador de ruby

Gerenciador de Instalação Ruby Gems

Estenda a sua instalação do Ruby utilizando o sistema de encapsulamento integrado de Ruby Gems. É possível configurar o $GEM_PATH ou $GEM_HOME por meio do gerenciador de instalação Gems. É possível adicionar e gerenciar livremente as bibliotecas de software Ruby disponíveis e distribuir seus próprios pacotes. O gerenciador de Gem permite, inclusive, desinstalar uma determinada versão de um gem.

Se instalar o gem do empacotador, é possível executar ações do Empacotador do menu de contexto do projeto.

 

- O Ruby Wiki

- Wiki de Suporte do Ruby


gerenciador de gems do ruby
By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2013, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo