Download NetBeans

NetBeans IDE Features

Suporte ao Desenvolvimento de Web Services

Desenvolvimento de Web service no NetBeans IDE
Clique na imagem para exibição em tela inteira

O NetBeans IDE suporta padrões de Web Services para Java EE 7, Java EE 6 e Java EE 5, incluindo JAX-WS 2.2, JAX-RS 2.0, e padrões de Web service JAXB 2.2. É possível trabalhar com GlassFish Server Open Source Edition, Oracle Weblogic, Apache Tomcat, JBoss, e muitos outros. A funcionalidade autocompletar código inclui anotações que você pode utilizar nos Web services.

 

Web Services RESTful

O IDE ajuda a criar Web services RESTful (JAX-RS 2.0) usando classes de entidades e padrões JPA ou diretamente de um banco de dados. Os Web services RESTful estão disponíveis para encapsular beans de entidade e fornecer recursos fáceis do CRUD.

Para os Web services do Java EE 7 e Java EE 6 RESTful, o IDE usa anotações JAXB nas classes de entidade e fachada de sessão de EJB para as classes de serviço. Isso elimina a necessidade de classes do conversor e gera códigos mais simples.

Você também pode usar fachadas para Web services de Java EE 5 RESTful. O IDE pode gerar serviços EE5 RESTful com classes do controlador da JPA persistente API ao invés de gerar classes de conversor.

Introdução ao RESTful Web Services

 

Web Services com Base em SOAP

Utilize os assistentes para Web services e o Web Service Visual Designer para criar e desenvolver serviços das classes Java ou arquivos WSDL.

O IDE oferece ferramentas para trabalhar com anotações de Web Service (Metadados de Web Services para Java). As classes Java anotadas com a anotação @javax.jws.WebService são automaticamente reconhecidas como Web services em um projeto. O IDE oferece suporte ao runtime JAX-WS 2.2 em várias funcionalidades, como o Visual Designer ou o editor de Personalização de Web Service. Com o NetBeans IDE 7.2, o suporte ao Visual Designer é estendido a projetos Maven.

Converta os Web services com base em SOAP em recursos de serviço RESTful utilizando a ação disponível no nó de Web service. Utilize o editor de Personalização de Web Services para criar clientes de Web services assíncronos.

Introdução aos Web Services JAX-WS

 

Clientes de Web Service

O IDE também permite testar e construir aplicações clientes que acessam Web services. Gerar códigos para invocar Web services (com base no RESTful ou no SOAP), como stubs de cliente do WADL. Também é possível gerar clientes Java RESTful em aplicações Java e Java Web para serviços registrados com o NetBeans IDE. O NetBeans IDE possui diversos serviços amplamente usados já registrados como, Flickr e Twitter.

Utilize a guia Serviços para criar facilmente aplicações mash-up servidoras e agregar serviços dos arquivos de descritor de Web services (WSDL ou WADL). Arraste e solte operações de serviço para uma página POJO, Servlet, JSP, JSF ou PHP e o IDE gerará o código de acesso.

Criando Clientes do Serviço RESTful nos Módulos do NetBeans
Desenvolvendo Clientes do Web Service JAX-WS

 

Acesso aos Web Services

Suporte a WSIT

Web Services Móveis


Utilize o Gerenciador de Web Services para acessar populares APIs Web RESTful oferecidas pelo Google, Facebook, Yahoo, flickr, Amazon, Twitter, etc. Também é possível acessar Web services com base em SOAP, por exemplo, StrikeIron.


As WSIT (Tecnologias de Interoperabilidade de Web Services) estão disponíveis diretamente no Web Services Designer. Utilize o suporte Metro 2.0 (JAX-WS 2.2) do GlassFish para construir Web services interoperáveis, confiáveis, seguros e transacionais.

Interoperabilidade Avançada dos Web Services


Escreva aplicações que acessam Web services diretamente em um telefone compatível com JSR-172. Escreva códigos que utilizam Conexão de Ponte sem Fio para acessar Web services e outros dados de servidor em qualquer dispositivo de MIDlets usando servlets.

Consulte Também

By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2013, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo