Download NetBeans

NetBeans IDE Features

Swing

Funcionalidades do editor Java no NetBeans IDE
Clique na imagem para exibição em tela inteira

Crie GUIs de aparência profissional com espaçamento e alinhamento automáticos.

 

GUI Builder

Crie GUIs Swing arrastando e posicionando os componentes de GUI de uma paleta em uma tela. O GUI Builder se encarrega automaticamente do espaçamento e do alinhamento corretos. Clique em JLabels, JButtons, ButtonGroups, JTrees, JTextFields, ComboBoxes e edite as propriedades diretamente no local.

É possível utilizar até o GUI Builder para fazer o protótipo de GUIs diante dos clientes.

Introdução à Criação de GUI
Trilha de Aprendizado de Aplicações de GUI do Java
Criando uma GUI do Swing no NetBeans IDE
 

Paleta do Componente

A Paleta de Componentes extensível vem com componentes Swing e AWT pré-instalados e inclui um designer de menu visual. Arraste componentes da paleta e solte-os na tela.

Utilize o Navegador para exibir a árvore e as propriedades de um componente.

 

Depurador Visual

Depure uma aplicação do GUI Swing sem olhar no código-fonte e controlar o fluxo de execução em termos de estruturas e alto nível.

Selecione "Obter Tela da GUI" para criar uma tela da GUI da aplicação que serve de base para a funcionalidade do Depurador Visual.

Usando o Depurador Visual no NetBeans IDE

 

Plataforma NetBeans

A Plataforma NetBeans é um framework genérico para aplicações de desktop Java. Ela oferece a estrutura que todo desenvolvedor geralmente precisa para escrever por conta própria, salvando estado, conectando ações aos itens de menu, itens da barra de ferramentas e atalhos do teclado, gerenciamento de janela e assim por diante.

A Plataforma NetBeans fornece todos eles por padrão. Não é mais preciso que você mesmo codifique manualmente esses ou outras funcionalidades básicas da aplicação. A plataforma NetBeans não adiciona muito overhead para sua aplicação, mas ela pode economizar muito tempo e trabalho.

Trilha do Aprendizado da Plataforma NetBeans

 

Consulte Também

By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2013, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo