Download NetBeans

NetBeans IDE Features

Disclaimer

This page has been translated by one or more volunteer contributors from the NetBeans community and is published as received. The translated content is the sole responsibility of the translator(s); the NetBeans team does not guarantee its accuracy. To learn more about community translations for NetBeans and how to get involved, visit the NetBeans Localization Project page.

Contact

To provide feedback about this page, please contact the translation author.

Desenvolvimento em C e C++

Funcionalidades de C e C ++ no NetBeans IDE
Clique na imagem para exibição em tela inteira

Desenvolva aplicações nativas profissionais em C, C++ e Fortran para uma variedade de plataformas, incluindo os sistemas operacionais Windows, Linux, Mac OS e Solaris.

editor de código-fonte C e C++

suporte C++11

Projetos em C e C++

O NetBeans IDE inclui tipos de projeto para C e C++ e modelos de projeto apropriados. É possível trabalhar e criar aplicações em C/C++ com bibliotecas dinâmicas e estáticas, e também é possível criar projetos C/C++ usando o código existente. Os projetos em C/C++ também suportam arquivos Fortran e Assembler.

É fácil criar novos projetos desde o início arrastando e soltando um arquivo binário até o IDE. O sistema de projetos automaticamente encontra os arquivos de código-fonte, adiciona-os ao projeto, configura a assistência do código e até explora as dependências do projeto. Os usuários agora têm mais flexibilidade para configurar o comando “Executar” e "Depurar", assim, podem executar uma estatística de depuração de erros e bibliotecas dinâmicas.

 
depurador C e C++

Janela de Avaliação do Depurador C and C++

Integração do Depurador GNU

O editor C e C++ está bem integrado ao depurador GNU gdb multissessão. Também é possível definir variável, exceção, chamada do sistema, pontos de interrupção de linha e de função, e exibi-los na janela de pontos de interrupção. Inspecione a pilha de chamadas e as variáveis locais, crie watches e exiba threads. É possível avaliar uma expressão selecionada ao mover o cursor sobre a mesma e exibir a dica de ferramenta. A janela Desmontador exibe as instruções de montagem para o arquivo de código-fonte atual.

O suporte adicional para impressão pretty permite que os usuários analisem variáveis com tipos STL em um usuário amigável nas views de Variáveis ou de Watches.

A janela "Avaliação da expressão" permite que os usuários avaliem qualquer expressão personalizada no contexto do programa atual.

 
Janela Anotações do Modelo C e C ++

Assistência ao Código

Obtenha benefícios do autocompletar código e da refatoração mais rápidos para C/C++ e arquivos Qt, incluindo autocompletar código e navegação para diretivas e blocos de pré-processador. As refatorações estão disponíveis no Editor, na View de Classe e no Navegador. Use-as para alterar parâmetros do método e gerar códigos básicos de encapsulação de campo (Alt+Insert). Verificação ortográfica disponível nos comentários e sequências literais.

 

Editor C e C++

Suporte ao C++ 11

Teste de Unidade

O editor C/C++ oferece realce semântico e sintático, recuo e formatação automática (inclusive escolha de estilos de formatação), correspondência de colchetes, dobramento de código e modelos.

Netbeans IDE para C ++ oferece diversas funcionalidades específicas para desenvolver com 11. C ++. As funcionalidades do C ++11 estão disponíveis no editor, na assistência de código, na navegação e no sistema do projeto.

É possível criar e executar testes C/C++ direto do IDE. Os resultados do teste são exibidos em uma forma clara e amigável ao usuário.

Configurações do Compilador

Encapsulamento

Suporte ao Kit de Ferramentas Qt

O NetBeans IDE aceita uma variedade de compiladores principais, tais como os compiladores Oracle Solaris Studio,  GNU, CLang/LLVM, Cygwin e MinGW. Você pode especificar o compilador, as definições do pré-processador, as opções do tempo de compilação, padrões de linguagem (por exemplo, C++11) e muito mais.

É possível configurar o projeto para que ele encapsule automaticamente as aplicações compiladas como arquivos TAR, arquivos ZIP, pacotes SVR4, RPMs ou pacotes Debian.

Utilize o framework de desenvolvimento de aplicações Qt para criar arquivos Qt, como recursos, traduções e forms de GUI. As ferramentas de edição Qt padrão, como o Qt Designer para arquivos de forms e o Qt Linguist para traduções, são iniciadas automaticamente, conforme o necessário. As propriedades específicas do projeto Qt permitem aperfeiçoar o arquivo de projeto qmake gerado.

Inspeção de Origem

Desenvolvimento Remoto

Navegação de Arquivo

Você pode inspecionar a hierarquia de herança de classe, uma hierarquia de inclusão do cabeçalho, a hierarquia de tipos, etc. Utilize a janela Classes para navegar nas hierarquias de classe: ver todas as classes do projeto, além dos membros e campos de cada classe. A janela de Gráfico de Chamada mostra todos os chamadores/chamados da função selecionada. É possível escolher entre um gráfico de chamada direto e um gráfico de chamada reverso, e também alterar o layout do gráfico. Também está disponível a macroexibição para ajudar a ver a aparência do código depois do pré-processamento. Use as anotações Substituir/É Substituído para navegar entre classes parentes e descendentes. A navegação entre modelo e especializações de modelo também está disponível por meio das anotações correspondentes.

Use as ferramentas de desenvolvimento em hosts remotos para construir, executar projetos e até depurar projetos a partir do sistema cliente tão facilmente quanto seria numa máquina local. Diferentes métodos de sincronização com o host remoto oferecem o desempenho, a confiabilidade e a simplicidade necessárias. A navegação pelo sistema de arquivos remoto agora é mais direto e disponível onde isso é logicamente esperado.

Explore uma nova Barra de Ferramentas Remota (Exibir > Barras de Ferramentas >Remota) que permite que você alterne hosts, projetos abertos em e criar novos projetos em um host remoto.

Use as ações Ir para Arquivo, Ir para Tipo e Ir Símbolo para navegar rapidamente em um elemento de interesse. Hiperlinks permitem que você alterne entre uso e declaração de qualquer coisa sob o cursor com um único clique.

O botão Ir para Cabeçalho/Origem disponível na barra de ferramentas do editor permite alternar rapidamente entre a origem e os arquivos de cabeçalho.

A janela Usos mostra onde uma classe (estrutura), função, variável, macro, diretiva #include ou arquivo é usado no código-fonte do seu projeto. Compatível também com sistemas de arquivo remotos.

Consulte Também

By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2015, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo