Instruções de instalação do IDE NetBeans 6.5

Este documento descreve como instalar o IDE NetBeans 6.5 em seu sistema. Para obter informações sobre sistemas operacionais e configurações de hardware compatíveis com o IDE, consulte asNotas de versão do IDE NetBeans 6.5. Consulte as Informações do NetBeans IDE 6.5 para saber mais sobre os novos recursos incluídos no IDE NetBeans 6.5.

Conteúdo

Software necessário

Antes de instalar o IDE, você deverá instalar o kit Java SE Development (JDK) 5 Atualização 16 (versão 1.5.0_16) ou mais recente (inclusive o JDK 6 Atualização 7) em seu sistema. Se não tiver o JDK 5 Atualização 16 ou uma versão mais recente instalada, não será possível prosseguir com a instalação. Para obter mais informações sobre a versão necessária do JDK, consulte a seção Software necessário em Notas de versão do IDE NetBeans 6.5.

Nas opções de download de PHP, Ruby e C++, você pode instalar o JRE, em vez do JDK. No entanto, se tiver a intenção de usar qualquer recurso Java, você precisará do JDK.

início

Opções de download do Installer

Na página Download do IDE NetBeans 6.5, você pode fazer o download de um dos diversos instaladores, cada um contendo o IDE básico e as ferramentas adicionais.

Os seguintes instaladores estão disponíveis:

  • Java. Fornece ferramentas para o desenvolvimento de aplicativos Java SE, Java EE e Java ME. Esta opção de download também inclui os servidores de aplicações GlassFish V2 UR2 e GlassFish v3 Prelude, e o software Apache Tomcat.
  • Java SE. Fornece todos os recursos padrão para o desenvolvimento de Java SE. O suporte ao NetBeans Plugin Development também está incluído.
  • Ruby. Fornece ferramentas para desenvolvimento Ruby e oferece suporte para Rails e JRuby. Também contém o servidor de aplicações GlassFish v3 Prelude:
  • PHP. Oferece ferramentas para desenvolvimento em PHP. A opção de download PHP está disponível no Early Access.
  • C/C++. Oferece suporte para o desenvolvimento na linguagem C/C++.
  • Tudo. Esta é uma opção de download completo do IDE NetBeans 6.5. Ela contém todos os tempos de execução e pacotes disponíveis para o IDE. Inclui ferramentas para o desenvolvimento de arquitetura orientada a serviços.

início

Personalizando sua instalação

Se você fez o download da opção Java ou da opção "Tudo", pode escolher exatamente as ferramentas e os tempos de execução para a instalação. Clique em Personalizar na página de boas-vindas e selecione os recursos que deseja usar. Para obter mais informações, consulteInstalando o software.

Se você deseja adicionar funcionalidade a sua configuração do IDE NetBeans, use o NetBeans Plugin Manager. Por exemplo, suponhamos que você iniciou baixando e instalando o pacote Ruby. Em seguida, você decidiu que deseja experimentar a funcionalidade C/C++. Para fazer isso, acesse o NetBeans Plugin Manager no IDE (selecione Ferramentas > Plug-ins) e adicione o pacote C/C++ à instalação existente.

Há diversas notas importantes sobre a instalação e a configuração de alguns recursos do IDE NetBeans:

  1. O Apache Tomcat 6.0.18 está incluído nas opções de download "Java" e "Tudo", mas não está instalado por padrão nessas opções. Para instalar o Apache Tomcat da opção de download Java ou "Tudo", inicie a instalação e selecione Apache Tomcat 6.0.18 na caixa de diálogo Instalação personalizada.
  2. Para o desenvolvimento de C/C++ (aplicável aos downloads C/C++ e "Tudo"), além disso é necessário instalar os compiladores e as ferramentas. Para obter mais informações, consulte Instalando e configurando o suporte a C/C++.
  3. Se você deseja usar o Sun Java System Access Manager, além da opção de download "Completa" do IDE, precisará instalar a Java Application Platform SDK Atualização 5 ou superior a partir de http://java.sun.com/javaee/downloads/index.jsp. Assegure-se de ter baixado a versão que inclua o gerenciador de acesso.
  4. Para desenvolver aplicativos Java ME em dispositivos CDC, é necessário fazer o download e instalar o Sun Java Toolkit 1.0 for CDC . Após a instalação você deve registrar a plataforma CDC no IDE.
  5. Para Mac OS X, não é possível personalizar a instalação do NetBeans IDE dos downloads de Java, Ruby e "Tudo". A instalação do IDE dos downloads de JavaSE, PHP e C/C++ não pode ser personalizada.

início

Iniciando o download

  1. Acesse a página Download do IDE NetBeans 6.5.
  2. Na parte superior direita da página, selecione a plataforma na lista suspensa.
  3. Clique no botão Download para selecionar a opção de download que deseja instalar.
  4. Salve o arquivo do instalador no sistema.

superior

Instalando o software

Siga as instruções nesta seção para instalar o IDE no sistema. Estas instruções de instalação aplicam-se a todas as plataformas compatíveis. Para obter uma lista das plataformas compatíveis, consulte as Notas de versão do IDE NetBeans 6.5.

Microsoft Windows, Solaris OS e Linux

Para instalar o software:

  1. Após concluir o download, execute o instalador.
    • Para Windows, o arquivo executável do instalador tem a extensão .exe. Clique duas vezes no arquivo do instalador para executá-lo.
    • Nas plataformas Solaris e Linux, o arquivo do instalador tem a extensão .sh. Nessas plataformas, você precisa executar os arquivos do instalador com o seguinte comando:
      chmod +x ./<installer-file-name>
  2. Para selecionar as ferramentas e os tempos de execução a serem instalados, execute as seguintes etapas na página de boas-vindas do assistente de instalação:
    1. Clique em Personalizar.
    2. Na caixa de diálogo Personalizar a instalação, faça suas seleções:
    3. Clique em OK.
  3. Na página de boas-vindas do assistente de instalação, clique em Avançar.
  4. Na página Contrato de licença, leia o contrato, selecione a caixa de seleção para aceitar e clique em Avançar.
  5. Na página de instalação do IDE NetBeans, proceda da seguinte maneira:
    1. Aceite o diretório padrão de instalação do IDE NetBeans ou especifique outro diretório.
      Nota: o diretório de instalação deverá estar vazio e o perfil de usuário que você está usando para executar o instalador deverá ter permissões de leitura/gravação para esse diretório.
    2. Aceite a instalação padrão do JDK para usar com o IDE NetBeans ou selecione uma instalação diferente na lista suspensa.
      Se o assistente de instalação não encontrou uma instalação JDK compatível para ser usada com o IDE NetBeans, o JDK não está instalado no local padrão. Nesse caso, especifique o caminho para um JDK instalado ou cancele a instalação atual, instale a versão necessária do JDK e reinicie esta instalação.
    3. Clique em Avançar.
  6. Se a página de instalação do servidor de aplicações GlassFish V2 UR2 se abrir, proceda da seguinte maneira:
    1. Aceite o diretório padrão de instalação do servidor ou especifique outro diretório de instalação.
      Nota: o diretório de instalação que você especificar deverá estar vazio e o perfil de usuário que você está usando para executar o instalador deverá ter permissões de leitura/ gravação para este diretório.
    2. Na lista de instalações compatíveis do JDK, selecione o JDK que você deseja usar no servidor de aplicações ou clique no botão Procurar para especificar outra instalação de JDK.
    3. Altere o nome de usuário e a senha para o domínio padrão do servidor ou aceite os padrões e clique em Avançar.
      O nome de usuário e a senha padrão são admin e adminadmin.
    4. Verifique os valores-padrão das portas (HTTP, HTTPS e Admin) para o servidor ou altere-os, se necessário.
    5. Clique em Avançar.
  7. Se a página de instalação do servidor de aplicações GlassFish v3 Prelude se abrir, aceite o diretório padrão de instalação ou especifique outro local de instalação.
  8. Se a página de instalação do Apache Tomcat abrir, aceite o diretório padrão de instalação ou especifique outro local de instalação.
  9. Na página Resumo, verifique se a lista de componentes a serem instalados está correta e se você tem espaço suficiente no sistema para a instalação.
  10. Clique em Instalar para iniciar a instalação.
  11. Quando a instalação estiver completo:
    1. Se o servidor de aplicações GlassFish foi instalado, selecione a opção Registrar no Servidor de aplicações Sun Java System e NetBeans IDE ao terminar a caixa de verificação do instalador.
    2. Se o servidor de aplicações GlassFish não foi instalado, selecione Registrar NetBeans IDE após terminar a caixa de verificação do instalador para registrar o NetBeans IDE.
    3. Clique em Terminar para sair do Assistente.
  12. Se você selecionou Registrar... na caixa de seleção no passo anterior, a página de Registro será aberta no navegador. Clique em Registrar.
  13. Insira a sua conta Online Sun ou crie uma no site www.sun.com que está acessível através do link.

Nota: se você encontrar problemas após concluir instalação do software com êxito, consulte Solução de problemas para obter descrições e soluções para as questões não-resolvidas que poderão afetar o processo de instalação.

Observação: Se você não registrou o servidor de aplicações GlassFish logo após a instalação, você pode fazê-lo quando executar o NetBeans IDE ou quando abrir o console do Adm do servidor de aplicações GlassFish.

Observação: Se você não registrou o NetBeans IDE 6.5 logo após a instalação, você poderá fazê-lo quando executar o NetBeans IDE.

Mac OS X

Para instalar o software:

  1. Após concluir o download, execute o instalador. O arquivo do instalador tem a extensão .dmg.
  2. Clique no ícone de pacote na janela exibida. A extensão do pacote é .mpkg . O assistente de instalação é iniciado.
  3. Na página de boas-vindas do assistente de instalação, clique em Continuar.
  4. Leia o contrato de licença e clique em Continuar. Clique em Aceitar na janela pop-up para aceitar a licença.
  5. Na página Selecionar um destino. selecione o drive e clique em Continuar.
  6. Se você baixou o pacote Java, Ruby ou Tudo, você pode personalizar a sua instalação. Pressione o botão Personalizar, no lado esquerdo inferior da janela do assistente de instalação, na última janela do assistente de instalação. A árvore de produtos é exibida.
  7. Selecione os produtos que você deseja instalar.
  8. Digite o nome do administrador e a senha no sistema e clique em OK para iniciar a instalação.

superior

Desinstalando o software

Microsoft Windows

Se necessário, você pode desinstalar o NetBeans IDE, os servidores de aplicações GlassFish V2 UR2 e GlassFish v3 Prelude, e o Apache Tomcat usando os seguintes procedimentos.

Para desinstalar o IDE:

  1. Feche o IDE.
  2. No Painel de controle, selecione Adicionar ou remover programas e então selecione IDE NetBeans 6.5 e clique em Remover.

Para desinstalar o servidor de aplicações GlassFish V2 UR2:

  1. Feche o IDE.
  2. No Painel de controle, selecione Adicionar ou remover programas e então selecione GlassFish V2 UR2 e clique em Remover.

Para desinstalar o servidor de aplicações GlassFish v3 Prelude:

  1. Feche o IDE.
  2. No Painel de controle, selecione Adicionar ou remover programas e então selecione GlassFish V2 UR2 e clique em Remover.

Para desinstalar o Apache Tomcat:

  1. Feche o IDE.
  2. No Painel de controle, selecione Adicionar ou remover programas e então selecione Apache Tomcat 6.0.16 e clique em Remover.

Solaris OS, Linux

Se necessário, você pode desinstalar o NetBeans IDE, os servidores de aplicações GlassFish V2 UR2 e GlassFish v3 Prelude, e o Apache Tomcat usando os seguintes procedimentos.

Para desinstalar o IDE:

  1. Feche o IDE.
  2. No diretório de instalação do IDE, execute o arquivo uninstall.sh.
  3. Para desinstalar o GlassFish/Tomcat e o IDE ao mesmo tempo, na página Resumo assegure-se de que as versões listadas são as corretas e as caixas apropriadas estão marcadas.
  4. Na página Resumo, clique em Desinstalar.
  5. Quando a desinstalação for concluída, clique em Concluir.

Para desinstalar o servidor de aplicações GlassFish V2 UR2 ou V3 Prelude:

  1. Feche o IDE.
  2. Localize o diretório de instalação do servidor de aplicações.

    Nota: o local padrão de instalação será diferente, dependendo do tipo de instalação e da plataforma. A tabela a seguir exibe o diretório padrão de instalação do servidor de aplicações.

    Plataforma Instalando como...

    GlassFish V2 UR2

    Instalação do servidor de aplicações

    Instalação do servidor de aplicações GlassFish v3 Prelude
    Solaris OS 
    raiz /opt/glassfish-v2ur2 /opt/glassfish-v3-prelude
    Solaris OS,
    Linux
    usuário ~/glassfish-v2ur2 ~/glassfish-v3-prelude
    Linux raiz /usr/local/glassfish-v2ur2 /usr/local/glassfish-v3-prelude
  3. No diretório de instalação do servidor de aplicações, execute o arquivo uninstall.sh.
  4. Na página Resumo, clique em Desinstalar.
  5. Quando a desinstalação for concluída, clique em Concluir.

Nota o servidor de aplicações GlassFish é necessário para a funcionalidade SOA. Quando você desinstalar o servidor de aplicações, a funcionalidade SOA será removida automaticamente da instalação do IDE NetBeans.

Para desinstalar o Apache Tomcat:

  1. Feche o IDE.
  2. Localize o diretório de instalação do Apache Tomcat e execute o arquivo uninstall.sh.
  3. Na página Resumo, clique em Desinstalar.
  4. Quando a desinstalação for concluída, clique em Concluir

Mac OS X

Para desinstalar o IDE e o servidor de aplicações:

  1. Feche o software.
  2. Arraste as pastas ou arquivos de programas para a Lixeira.
    Observe que o local padrão do IDE e do servidor de aplicações é /Applications/NetBeans/.

 

início

Atualizando e coexistindo com versões anteriores

O NetBeans IDE 5.5, 5.5.1, 6.0 ou 6.1 pode coexistir com o NetBeans IDE 6.5 no sistema. Você não precisa desinstalar as versões 5.5, 5.5.1, 6.0 ou 6.1 para instalar ou executar o NetBeans IDE 6.5.

Se possui o NetBeans IDE 5.5, 5.5.1, 6.0 ou 6.1 instalado, você terá a opção, na primeira vez que executar o NetBeans IDE 6.5, de importar as configurações de usuário do diretório de usuário anterior.

início

Solução de problemas

Sobre o diretório de trabalho do instalador

O instalador armazena dados sobre as sessões de instalação no diretório de trabalho do instalador. Exemplos desses dados são a lista de componentes instalados no sistema, as mensagens do log de instalação e os dados de registro.

O local padrão do diretório de trabalho do instalador é %USERPROFILE%\.nbi no Windows e ~/.nbi em outras plataformas. O subdiretório do log contém os arquivos de log de instalação.

Limpeza após instalações incompletas

Após instalações incompletas ou malsucedidas, talvez seja necessário limpar o sistema das instalações anteriores.

Para Microsoft Windows, Solaris OS e Linux:

  1. Exclua o diretório de trabalho do instalador.
  2. Exclua os diretórios de instalação do IDE e do servidor de aplicações GlassFish.
  3. Na plataforma Windows, exclua todas as entradas de registro nbi* nas seguintes chaves de registro:
    HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall
    HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall

Para Mac OS X:

  • Arraste as pastas ou arquivos de programas para a Lixeira.

Desabilitando alguns produtos de software antes da instalação

É melhor desabilitar o firewall, o antivírus e os aplicativos de monitoramento antes de iniciar a instalação. Alguns desses aplicativos podem evitar que os componentes do IDE sejam configurados corretamente durante o processo de instalação.

Por exemplo, se você possuir o aplicativo Logitech Process Monitor (LVPrcSrv.exe) no sistema, desative-o antes da instalação.

início

Mais informações





início

Not logged in. Log in, Register

By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2016, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo