Notas da versão do Mobility Pack NetBeans 5.5

Bem-vindo ao NetBeans 5.5 Mobility Pack, um pacote suplementar que oferece ferramentas para criar aplicativos do Java Micro Edition (Java ME) compatíveis com as tecnologias Configuração de dispositivo limitado conectado (CLDC) e Perfil de dispositivo de informação móvel (MIDP).

Requisitos do sistema

O Mobility Pack NetBeans 5.5 é executado no J2SE JDK 5.0 (Java 2 JDK, edição padrão), composto pelo Java Runtime Environment e por ferramentas de desenvolvimento para compilar, depurar e executar aplicativos escritos na linguagem Java.

O Mobility Pack NetBeans 5.5 é executado em sistemas operacionais que oferecem suporte à máquina virtual Java. Veja uma lista das plataformas nas quais o Mobility Pack já foi testado.

  • Microsoft Windows 2000 Professional SP4
  • Microsoft Windows XP Professional SP2
  • Red Hat Fedora Core 3

O Mobility Pack inclui o J2ME Wireless Toolkit, versão 2.2.

Observação: As plataformas compatíveis com o Mobility Pack NetBeans podem diferir das compatíveis com o emulador que você planeja utilizar. É preciso verificar se tanto o emulador quanto o Mobility Pack são compatíveis com determinada plataforma.

Erros e problemas

Para arquivar um novo erro, solicitar um recurso novo ou o aprimoramento do recurso ou verificar o status do erro existente, use o sistema de rastreamento de erros Issuezilla:https://netbeans.org/bugzilla/enter_bug.cgi?component=mobility&version=5.5

Observação: Projetos criados com o Visual Mobile Designer em versões anteriores do Mobility Pack serão atualizados para o formato novo quando abertos na versão 5.5. Depois de serem salvos, eles não podem ser abertos em versões anteriores do Mobility Pack. Para obter detalhes, consulte http://wiki.netbeans.org/wiki/view/MobilityVisualDesignerVersions.

A seguir, os principais problemas não resolvidos dessa versão:

  • O Mobility Pack NetBeans não é executado se houver
    caracteres não ASCII
    no nome da pasta de instalação ou do diretório de usuário ou no caminho para estes.
  • O J2ME Wireless Toolkit não é executado se houver caracteres não ASCII no nome da pasta de instalação do Toolkit ou do diretório de usuário ou no caminho para estes.
  • O emulador do J2ME Wireless Toolkit 2.2 não é compatível com caracteres multibyte no nome de um projeto do Mobility ou em uma classe Java que se tornará o nome de um conjunto MIDlet ou MIDlet.aÉ possível desenvolver tal projeto usando o IDE, mas você não conseguirá desenvolver e executar o aplicativo se estiver usando o J2ME Wireless Toolkit 2.2 como sua plataforma de destino.
    Solução: Use caracteres ASCII somente no nome do projeto e em nomes de classe de programas ou configure o projeto para usar um emulador que seja compatível com caracteres multibyte.
  • É preciso determinadas permissões para que seja possível inserir emuladores externos do J2ME Wireless Toolkit na distribuição do Linux.

    Ao adicionar a plataforma usando o Java Platform Manager (JPM), o navegador da ferramenta reconhece qualquer diretório do J2ME Wireless Toolkit e marca-os com um ícone apropriado na caixa de diálogo do arquivo. No entanto, se tentar inserir um Wireless Toolkit externo no Linux instalado na raiz ou uma conta de usuário diferente, o processo falha, mesmo que a instalação do Wireless Toolkit pareça ser válida. Esse é um problema conhecido e é causado por permissões erradas definidas nos executáveis do Wireless Toolkit. Como resultado, o JPM não consegue executar o emulador nem obter as informações necessárias sobre a plataforma.

    Solução: Instale o J2ME Wireless Toolkit externo na mesma conta de usuário usada para executar o NetBeans IDE. Uma alternativa é, caso você tenha acesso à raiz, alterar as permissões nos diretórios e executáveis do Wireless Toolkit. Entretanto, esse procedimento não é recomendado, pois pode causar problemas para outros usuários desta instalação do Wireless Toolkit.

  • Projetos do Visual Mobile Designer salvos no Mobility Pack 5.0 ou Mobility Pack 5.5 Beta 2 não são compatíveis com projetos do Mobility Pack 4.1. Se salvar um projeto na versão 5.0 ou 5.5 Beta, não poderá abri-lo na versão 4.1.
  • Erro #79039: Não é possível gerar cliente móvel para aplicativos da Web para clientes de serviços da Web no J2EE 5

    O assistente de cliente móvel para aplicativos da Web não funciona com clientes de serviços da Web criados no formato J2EE 5. O assistente não apresenta esses clientes de serviços da Web na caixa de combinação do primeiro painel.
  • Solução: Criar um novo projeto da Web no J2EE 1.4 e inserir o cliente de serviços da Web no serviço desejado. No projeto do Mobility apenas selecione o cliente de serviços da Web inserido nesse novo projeto.
  • Executar pelo OTA pode levar muito tempo.
  • Se você inserir diversos componentes personalizados na Paleta do componente do MIDP Visual Designer, o último desses componentes pode se tornar inutilizável.
  • Solução: Remova o componente personalizado e insira-o novamente utilizando o Gerenciador da paleta de componentes.

  • O emulador é aberto, mas nenhum MIDlet é exibido quando o aplicativo multissegmentado é depurado ou quando um aplicativo está sendo depurado em computadores biprocessados. Isso ocorre em razão de um erro no J2ME Wireless Toolkit 2.2.

    Solução: Desligue o hiperprocessamento ao depurar.

  • Ao criar um novo cliente móvel para um aplicativo da Web, não é possível gerar um MIDlet de amostra se o parâmetro do serviço da Web for de um tipo que não possa ser representado facilmente no Visual Mobile Developer, por exemplo, uma matriz.

Documentação

A documentação do Mobility Pack NetBeans é oferecida em guias baseados na Web e no sistema de ajuda do IDE. Você pode usar os documentos seguintes como introdução:
Not logged in. Log in, Register

By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2016, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo