Listas de Discussão NetBeans

Quer você seja um utilizador à procura de ajuda sobre o IDE ou um programador discutindo aspectos da nova versão, estas listas de discussão são o local onde tudo isso acontece. Para subscrever, anular a subscrição, explorar arquivos, ou para mais informação sobre determinada lista em particular, por favor siga os links apropriados em baixo.

Novos utilizadores começam aqui!

  • Se você estiver interessado em utilizar o NetBeans IDE e precisar de suporte, no mínimo deverá subscrever a lista nbannounce e a nbusers, as principais listas de interesse para utilizadores.

Que outras listas deverei eu subscrever também?!

  • Se estiver interessado em desenvolver o NetBeans, subscreva a nbdev e a , e talvez algumas outras listas de desenvolvimento. Se estiver profundamente envolvido no desenvolvimento, talvez esteja interessado também nas listas sobre o processo de criação/compilação.
  • Se estiver a desenvolver algo com uma interface gráfica ou estiver interessado em assuntos de usabilidade, subscreva a nbui, a lista de usabilidade.
  • Existem algumas listas módulo-específicas, isto é, listas alojadas num e sobre um projecto ou módulo Netbeans específico. Estas tendem a ser listas mais pequenas, e obviamente muito mais especializadas. O melhor é perguntar sobre elas na nbdev se estiver interessado em “mergulhar de cabeça” num determinado módulo em particular.
  • Também disponibilizamos listas para os membros da comunidade interessados em ofertas de empregos relacionadas com o NetBeans, o site netbeans.org e o envangelismo NetBeans – veja as listas relacionadas com a comunidade.
  • Pode também falar com programadores de Java em Francês, Russo, Português, Japonês ou Chinês, veja listas na sua língua.
  • Veja a página da licença para apontadores de onde discutir a licença.

Fórums e Newsgroups

  • Acesso aos Forums

    Se você preferir fórums de discussão em vez de listas de discussão, todas as mensagens enviadas para a lista de discussão NetBeans são arquivadas num fórum totalmente funcional. Explore e pesquise e-mails arquivados, mensagens colocadas nas listas de discussão são propagadas para o fórum, e vice versa. Aqui pode ter uma visão geral de todos os fórums NetBeans alojados no Nabble.com.

    Você precisa de registar-se no Nabble para usar este serviço. Adicionalmente, as mensagens colocadas via fórum serão moderadas a menos que você subscreva a lista de não-subscritores, aos quais é permitido colocar mensagens. Para evitar que as suas sejam moderadas, e para poupar trabalho aos moderadores, por favor contacte o responsável pela lista e peça isso mesmo.

    Nota : SourceCast (a aplicação que aloja o netbeans.org) ainda não incluí suporte para fórum, pelo que este serviço é fornecido pelo serviço Free Hosted Public Forums disponibilizado pelo Nabble.

  • Usenet /Acesso NNTP

    Alternativamente, se preferir o serviço de notícias USENET em vez das listas de discussão, todas as “listas de topo” são disponibilizadas como notícias – mensagens para as listas são propagadas para os newsgroups, e vice versa. Aponte o seu cliente de news para news.gmane.org. Note que o nome dos grupos não são exactamente os mesmos das listas de discussão (para respeitar as convenções Gmane), embora a maíoria seja bastante óbvio. Use a sua aplicação cliente para procurar por grupos "netbeans" – por ex: gmane.comp.java.ide.netbeans.users.

    Para colocar mensagens nas listas via NNTP, você necessitará de responder ao pedido de autorização que o GMane enviará. Adicionalmente, as mensagens colocadas via NNTP serão moderadas a menos que você subscreva a lista de não-subscritores, aos quais é permitido colocar mensagens. Para evitar que as suas sejam moderadas, e para poupar trabalho aos moderadores, por favor contacte o responsável pela lista e peça isso mesmo.

    Nota : SourceCast (a aplicação que aloja o netbeans.org) não incluí suporte para NNTP, pelo que este serviço é fornecido pela lista de discussão livre, do gateway NNTP Gmane.

Suspender a Subscrição de uma Lista de Discussão

Links para anular subscrições são incluídos em cada uma das páginas de listas abaixo, logo ao lado dos links para subscrição. Se tiver problemas :

  • Não envíe um e-mail com o assunto"unsubscribe me" (elimine a minha subscrição) or "help" (ajuda) para a lista da qual pretende anular a subscrição!
  • Verifique o FAQ da Lista de Discussão e a página Como Anular a Subscrição para obter ajuda.
  • Se mesmo assim não conseguir anular a sua subscrição, contacte o responsável pela lista – detalhes no FAQ.

“Etiqueta” na Lista

Embora a contribuição de todos seja sempre bem-vinda, as listas de topo são bastante “volumosas”, e colocar um pequeno esforço nas mensagens que enviar, poderá significar a diferença entre obter uma resposta ou ser ignorado. Por favor tente seguir alguma “etiqueta” da lista e senso comum ao colocar mensagens! Umas quantas dicas :

  1. Não coloque a mesma mensagem em mais do que uma lista – escolha uma e coloque-a apenas aí. Se estiver no sítio errado alguém irá informá-lo sobre isso e sugerir uma alternativa.
  2. Não responda a uma mensagem mudando o assunto por completo, já que os leitores de e-mail baseados em “threads” (assunto) mostrar-la-ão num sítio esquísito; envie uma nova mensagem quando iníciar um novo assunto.
  3. Leia o guia Como Fazer Perguntas da Forma Correcta do Eric Raymond.
  4. Por favor, faça uma triagem do texto original na sua resposta. Inclua o mínimo de texto original directamente relacionado com a sua resposta. Píor, é o hábito de criar uma resposta de uma linha, seguida do e-mail original na sua totalidade.
  5. Da mesma forma, se estiver a fazer uma resposta ponto a ponto, onde incluiu algum texto original seguido da sua resposta, fazendo depois o mesmo no ponto seguinte, por favor faça com que seja fácil de encontrar nas suas respostas. Se você incluiu 40 linhas de texto original seguido de uma linha de resposta, então, continuar depois com outras 40 linhas de texto original, torna muito difícil de encontrar aí a sua resposta. Se precisar mesmo de incluir a totalidade das 40 linhas de texto citado, talvez adionar uma linha em branco depois dele e antes da sua resposta, seja uma boa idéia. Ou talvez, adicionar duas linhas em branco a seguir à sua resposta, antes de continuar novamente com o texto original.
  6. Por favor não use texto formatado no seu e-mail. A sua escolha do tipo de letra, tamanho da letra, cor da letra, etc. pode fazer com que o seu e-mail se torne virtualmente impossível de ler por outros! Por favor, use apenas texto simples, a menos que tenha uma boa razão em contrário. Se você simplesmente, não formatar o seu texto, todos os leitores de e-mail das outras pessoas, irão formatá-lo da forma pré-definida, em cada aplicação, garantindo assim que é legível e agradável à vista em qualquer lado.
  7. Da mesma forma, por favor não envie mensagens HTML! A legibilidade, o tamanho das mensagens e a segurança, são apenas algumas das razões para não enviar e-mails em formato HTML!. Uma boa descrição destes e de outros problemas, bem como instruções sobre como desactivar e-mail em HTML, em muitos dos mais populares clientes de e-mail está disponível em http://kb.mozillazine.org/Plain_text_e-mail_%28Thunderbird%29.

    Anexos HTML não representam quaisquer problemas!

Um nota sobre filtros de e-mail

Como algumas das listas têm um grande volume de mensagens, algumas convenções são usadas para ajudar na listagem e filtragem das mesmas. O software da lista de discussão coloca automaticamente um prefixo no Assunto: o nome da lista de discussão NetBeans em questão. Assim por exemplo, mensagens enviadas para a lista nbdev têm nos assuntos o prefixo [nbdev].

É também prática comum dos subscritores das listas, adicionarem algum tipo de etiqueta/tópico no campo assunto, tal como [Stable3.1 Release], para seguirem o rasto de tópicos diferentes, mas relacionados entre sí. Isto é obviamente uma escolha de cada um.


Not logged in. Log in, Register

By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2013, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo