NetBeans 6.8 at Sun Tech Days BrazilConheça já hoje o amanhã com o NetBeans 6.8 no Sun Tech Days Brazil!



Você sabe há quanto tempo o NetBeans IDE e a Plataforma NetBeans "fala" português? A resposta é 3 anos! Desde o NetBeans 5.0 o IDE e a Plataforma foram localizados para o Português Brasileiro, inicialmente pela comunidade de voluntários e depois por uma equipe patrocinada pela Sun. Para a próxima versão do NetBeans 6.8 estará novamente disponível um download em Português Brasileiro, além de outros idiomas.

Ao longo dos anos, o Projeto NetBeans tem recebido um enorme apoio da comunidade de desenvolvedores brasileiros, como tradutores, blogueiros, testadores de versão, correção de bugs, evangelistas, e muito mais. Como forma de dizer um "Muito Obrigado" à nossa vibrante comunidade de usuários e desenvolvedores no Brasil e para o lançamento do NetBeans 6.8 no Sun Tech Days Brasil 2009, nós preparamos e traduzimos alguns recursos para dar aos nossos fãs brasileiros um guia rápido nesta incrível versão!

NetBeans IDE 6.8 - Veja hoje o amanhã!

NetBeans 6.8 é o primeiro IDE a oferecer suporte completo à especificação Java EE 6 e à plataforma GlassFish Enterprise Server v3. A versão também vem com suporte ao PHP 5.3 e ao framework Symfony, C/C++, e inclui melhorias na integração com o Project Kenai, e muito mais.

Download NetBeans IDE 6.8


Novos tutoriais para o NetBeans IDE 6.8


Mantenha-se atualizado com o NetBeans News

  • Inscreva-se na edição brasileira do Boletim Semanal do NetBeans (Role a página para baixo e procure por . Você precisa estar conectado com sua conta no netbeans.org para se inscrever.)
  • Siga o NetBeans no Twitter
  • Ouça o Podcast do NetBeans

Auditoria Financeira de um Estado Brasileiro na Plataforma NetBeans!

Você sabia que muitas aplicações populares em todo o mundo são construídas sobre a Plataforma NetBeans? Incluindo um software de gestão financeira utilizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins? Nesta entrevista com o brasileiro e desenvolvedor de software Paulo Canedo, veja porque Canedo e muitos outros desenvolvedores como ele passaram a contar com a arquitetura confiável e flexível da plataforma NetBeans para construir aplicativos Swing de forma rápida e fácil.

(O artigo original e telas do sistema estão publicadas no NetBeans Zone.)

Oi Paulo, por favor conte-nos quem você é.

Meu nome é Paulo Canedo, sou brasileiro e nasci em Araguaína, Tocantins, hoje moro em Palmas (capital do Tocantins). Me formei em ciência da computação há 2 anos atrás. Atualmente estou trabalhando em órgão público(TCE-TO) como desenvolvedor, provalvemente estarei mudando de empresa em breve. Sou um entusiasta de open source e estou procurando meu espaço no mundo da tecnologia.

Você está criando uma aplicação para gerir informações contábeis usando o NetBeans Platform. Por favor conte-nos o que esta aplicação faz.

Bem, essa aplicação é muito específica, a empresa onde trabalho tem como função fiscalizar os gastos com dinheiro público realizados em unidades gestoras, para cada unidade gestora existem  algumas pessoas responsáveis pelas informações contábeis daquela unidade. A aplicação baseada no NetBeans Platform que criamos serve para analisar as informações e realizar uma pré checagem dos dados antes mesmo que cheguem até nós, aliado a isso temos também um sistema de assinatura digital para garantir que as informações foram enviadas por um responsável daquela unidade, além de aumentar a segurança da transação de dados.
Os passos realizados por um usuário dessa aplicação são:
  1. Pegar os dados xml gerados por uma terceira aplicação
  2. indicar: unidade gestora à qual pertencem esses dados, diretório do xml, período das informações
  3. realizar a análise de dados (por motivos de perfomance os dados xml são repassados para um banco derby e depois analisados)
  4. assinar digitalmente por um e-cpf
  5. enviar os arquivos xml via internet

Por quê vocês estão utilizando o NetBeans Platform como base para esta aplicação? (Quais são as coisas que vocês consideram mais úteis?)

A primeira versão da aplicação tinha sido construída apenas com swing, ao longo do tempo percebemos que perdíamos muito tempo cuidando de detalhes que não interessavam a nós, além de a atualização do software ser complicada. As coisas que achei mais úteis foram a programação modular e praticidade no desenvolvimento.

Como você começou com o NetBeans Platform (quando? qual o motivo que o levou a usá-lo?)

Algumas vezes eu via coisas sobre o NetBeans Platform em alguns blogs e no próprio site do NetBeans, e pensei: "bom porque não usar o NetBeans Platform?" Com ele não precisamos nos preocupar com coisas comuns de aplicações desktops, além disso nosso problema de atualização será resolvido, isso foi em maio de 2008.

Quais são as principais APIs do NetBeans que vocês usam? Qual delas é a sua favorita?

A principal API que utilizamos é o componente wizzard, através dele conseguimos criar uma UI (user interface) amigável para o usuário. Nossas APIs favoritas são os sistemas de janela, atualização e wizzard.

Você pode dar uma dica ou truque (talvez um trecho de código) para a utilização do NetBeans Platform?

Se você precisa criar uma aplicação extensível e não tem tempo para perder com definições comuns de uma aplicação desktop, como por exemplo, gerenciamento de atualização e janelas, acho interessante você tentar o NetBeans Platform.

A aplicação está em produção? Como vocês distribuem ela? O que os usuários acham da aplicação?

Sim, a aplicação está em produção. A aplicação pode ser baixada pelo site da empresa, mas como eu disse anteriormente, é uma aplicação muito específica para a empresa. Os usuários sempre comparam com a aplicação anterior que existia e dizem: "esse aqui funciona bem e é simples de usar".

Você pode dar algumas dicas de como iniciar com o NetBeans Platform? (ex. Eu sou um novo usuário do NetBeans Platform, como eu poderia iniciar?)

Visitar a seção "Getting started" [2] no site do NetBeans, escrever os exemplos básicos, visitar o planetnetbeans, o blog do Geertjan :), um livro que recomendo: "Rich Client Programming - Plugging into the NetBeans Platform".

Qual é o futuro da aplicação? (Quais características são planejadas para o próximo lançamento, quando será lançado?)

O futuro para esta aplicação é criar outros módulos para implantar novas funcionalidades, possívelmente a primeira delas será um questionário com assinatura digital, e para isso vamos novamente utilizar o componente wizzard :). Ainda não existe data definida.

Mais alguma coisa que deseja compartilhar?

Apenas gostaria de agradecer a oportunidade que você nos deu de contar sobre nosso projeto. Para conhecer mais sobre mim, por favor visite meu blog: paulocanedo.com.br


(Dezembro 2009)
Not logged in. Log in, Register

By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2016, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo