O NetBeans é um código-fonte aberto


O projeto NetBeans é um porjeto de código-fonte aberto O que isso significa:

  • A Plataforma e IDE NetBeans são grátis para uso comercial e não comercial.
  • O código-fonte para ambos está disponível para que qualquer pessoa o reutilize como considerarem adequado sob os termos da licença.
  • O desenvolvimento da Plataforma e IDE acontecem em público. As decisões são feitas em listas de correio públicas, por consenso.
  • Indivíduos ou empresas pode contribuir com código para este projeto; a participação está aberta a todos.

Com exceção do conteúdo que explicitamente especifique a licença sob a qual é tornado disponível, o software e outro conteúdo neste site é licenciado sob a Licença de Distribuição e Desenvolvimento Comum, que é compilada com a Definição de código-fonte aberto. Qualquer binário de terceiros incluídos em diretórios externos na árvore de código-fontem são licenciados sob seus próprios termos e condições.

Por quê código-fonte aberto?


Há muitos motivos para escolher a abordagem de código-fonte aberto para criar software. Essa abordagem pode ser descrita variavelmente como:
  • Um conjunto de melhores práticas para o desenvolvimento de software distribuído geograficamente.
  • Uma forma de assegurar que o software atenda as necessidades de seus usuários ao assegurar que esses usuários possam participar em sua criação.
  • Uma forma de assegurar que os usuários do software sejam capazes de modificá-lo para atender suas necessidades e, que nenhuma entidade única possa agir contra o interesse do projeto ou da comunidade.
  • Uma forma de criar software que ajuda a assegurar a alta qualidade pela revisão dos pares e pela dinâmica social (o conceito de "muitos pares de olhos").
  • Uma forma de criar software que evite as políticas hierarquicas e organizacionais que possa tornar menos eficientes os esforços de desenvolvimento comercial.

Há muitas outras descrições possíveis, variando de práticas a religiosas. A pergunta mais importante é, funciona? Desde 1998, com a participação de milhares de indivíduos e centenas de empresas (algumas das quais desenvolveram seus negócios sobre o software aqui criado), podemos acreditar que a reposta é um "sim" sem qualificação. Mas a melhor forma de testar esta reposta é envolver-se ina comunidade NetBeans e descobrir por si próprio os benefícios.

By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2013, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo