NetBeans

O projeto NetBeans tem uma estrutura de regência plana e leve. As decisões são tomadas em discussões públicas em listas de correiro públicas. Não há funções formais - a palavra de um indivíduo tem peso de acordo com sua contribuição ao projeto. As decisões são tomadas por consenso, ao invés de votar - a maioria das decisões são de interese somente para os membros da comunidade que serão afetados pelas mesmas. A combinação de listas de correio públicas e o consenso, assegura que qualquer pessoa que poderia ser afetada por uma decisão, venha a conehcer a mesma e tenha voz na decisão.

No caso de uma disputa não resolvida, há um Conselho de Administração. O corpo consite em três pessoas, que são nomeadas para termos de seis meses. Dois dos membros são indicados pela comunidade, por consenso ou voto nas listas de correio públicas O terceiro é indicado pela Oracle, que provê os fundos para o site da Web e, pelos desenvolvedors que trabalham em período integral no NetBeans. O corpo é uma entidade votante, mas na prática, uma disputa que não pode ser resolvida e que precisa de intervenção é extremamente rara.

Os procedimentos de indicação e votação para as eleições para o Conselho de Administração do NetBeans são descritos em detalhe na página Processo de Eleição do Conselho de Administração.

Funções e Responsabilidades


Há bastante formas de participar no projeto e comunidade do NetBeans, e nem todas envolvem a contribuição de código-fonte para o projeto! O uso do IDE ou Plataforma, a participação em listas de correios ou preencher relatórios de bug ou solicitações de aprimoramento, são um de um incrível valor de participação.

Caso se fosse dividir as formas de participação do projeto NetBeans em um conjunto de funções, o resultado seria algo como: Usuários - Contribuidores -Desenvolvedores - Mantenedores -- e finalmente, "O Conselho de Administração".

Usuários

  • Usuários são pessoas que utilizam a Plataforma ou IDE. Eles usam o software, reportam bugs, e fazem solicitações de recursos e sugestões. Essa é de longe a cateagoria mais importante de pessoas. Sem os usuários, não há razão para o projeto.
  • Como se tornar um usuárior: Faça o download do IDE e use-o para gerar código ou faça o download da Plataforma e use-a para desenvolver um aplicativo.

Contribuidores

  • Os contribuidores são indivíduos que contribuem com o netbeans.org, mas que não têm acesso de gravação na árvore de código-fonte. As contribuições podem ser na forma de correções do código-fonte, novo código ou relatórios de bugs, mas também podem incluir conteúdo como Arrtigos, FAQs ou capturas de tela.
  • Um contribuidor que tenha envido correções (código-fonte) sólidas e úteis, pode ser elevado para o status de desenvolvedor pelo mantenedor. A integração das contribuições do contribuidor o é a critério do mantenedor do projeto, mas é um processo interativo e comunicativo. Observe que para o código ser integrado, um CC completado é necessário de cada contribuidor. Consulte apágina Política de CC para obter informações.

  • Como se tornar um contribuidor: Contribua em quaisquer das formas descritas na página Contribuição. Caso tenha interesse em se tornar um desenvolvedor da base de código-fonte, obtenha os códigos-fonte para o IDE, faça um aprimoramento ou conserte um bug, e envie aquele código para a lista de correio de desenvolvedores ou anexe-o ao relatório de bugs no IssueZilla.

Desenvolvedores

  • Os desenvolvedores têm acesso de gravação à árvore de código-fonte - para os módulos individuais em que estejam trabalhando ou, em alguns casos, permissões de gravação global em todos os lugares. Um desenvolvedor precisa completar e enviar um formulário de Contarto de Contrbuidor para comprometer código - consulte a página Contrato de Contribuidor para obter informações.
  • Como participar como um desenvolvedor: envie uma correção (ou correções) via -e-mail e solicite ao mantenedor do código o acesso para comprometer sua correção. Consulte a página Contribuindo para obter mais detalhes.

Mantenedores

  • Cada módulo tem um mantenedor, que tem persmissões de entrada (para o módulo ou globalmente) e "gerencia" um grupo de desenvolvedores. Os mantenedores são responsáveis por mesclar correções dos contribuidores, correções de bugs e novo código do ramo dos desenvolvedores à arvore de código-fonte para o ramo estável e, por assegurar que estas contribuições não quebrem o build. O mantenedor também é responsável por verificar que cada pessoas que contribuiu código tenha enviado um CC. Consulte apágina Política de CC para obter informações.
  • Um mantenedor é responsável pelo espaço da Web para aquele módulo, em http://<module>.netbeans.org/, e por conceder privilégios de entrada para os contribuidores. Para projetos do módulo, a pessoa que começou aquele projeto ou o mantém no momento é o mantenedor.

  • Como se tornar um mantenedor:

    • Inicie um projeto de módulo (é preciso ter escrito algum código de trabalho em seu projeto para fazer isso), ou
    • Ter a responsabilidade por um módulo que lhe foi entregue pelo mantenedor atual, ou
    • Assumir um projeto anadonado. Algumas vezes um indivíduo inicia um projeto, mas por alguma razão ou outra não pode continuar a trabalhar no mesmo. Se o projeto for de seu interesse, seja voluntário!

    Consulte a página Contribuindo para obter mais detalhes.

O Conselho de Administração

  • Como acima mencionado, o Conselho de Administração consiste em três membros, composto de um representante indicado pela Oracle e dois representantes indicados pela comunidade. O Conselho de Administração tem a obrigação de alto nível para assegurar que o projeto netbeans.org seja executado de uma forma justa e aberta. O Conselho de Administração existe como um último recurso para resolver disputas e descontentamentos. Todo esforço deveria ser feito para resolver as disputas no nível da comunidade antes de passá-las ao Conselho de Administração. Os membros do Conselho de Administração, passados e pesentes estão listados na página Conselho de Administração.
  • Caso seja necessário contatar o Conselho de Administração, envie um e-mail para: . Esta lista inclui os membros atuais do Conselho de Administraçãom e também pode incluir membros passados do Conselho de Administração, que têm o direito de optar por permanecer inscritos na lista após a conclusão de seus termos. Os membros passados do Conselho de Administração na lista podem participar e opinar em quaisquer discussões, mas não têm nenhum voto ou poder sobre os eventos atuais. Lembre-se que o Conselho de Administração é o último recurso para decidir sobre as disputas--por favor tente resolver os problemas nas listas normais de correio público antes de contatar o Conselho de Administração!

  • Nós procuramos manter os procedimentos de regência o mais leve possível. Acima de tudo, nós convidamos todos os desenvolvedores interessados a tomar parte no aprimoramento deste projeto - nós procuramos por opiniões de todos. Os procedimentos de regência nunca deveriam se tornar um obstáculo para o momento de qualquer grupo ou indivíduo dentro mesmo, que procura criar software como parte do projeto NetBeans.

  • Como se tornar membro do Conselho de Administração: os membros do Conselho de Administração precisam ser indicados por membros da comunidade em listas de correio públicas durante o ciclo de eleições para o Conselho de Administração. Qualquer participante na comunidade é elegível para ser membro do Conselho de Administração do NetBeans. A responsabilidade dos membros tem sido historicamente bem leve, mas qualquer pessoas procurando ser indicado, deveria estar ciente de que existe a possibilidade de que tenha que tomar decisões que podem afetar o futuro do projeto. Os procedimentos de indicação e votação estão descritos em detalhe na página Processo de Eleição do Conselho de Administração.

Aspectos Legais


Consulte na Política de Privacidade da Oracle, os Termos de Uso.
By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2013, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo